terça-feira, 6 de outubro de 2015

Lúcia


Se há um nome que seja simples e elegante ao mesmo tempo é o nome Lúcia

Lúcia é um nome próprio feminino e também é um sobrenome. Vem do palavra latina "lux", que significa luz. Lúcia é também a forma feminina do nome romano Lucius.

Significados como "iluminada" ou "luminosa" são atribuídos a Lúcia pela sua origem e muitas meninas recebiam este nome por nascerem na madrugada quando os primeiros raios de luz entravam e iluminavam o nascimento.

Assim como em Portugal e no Brasil, Lúcia é também um nome bastante conhecido em Espanha, Itália e até nos Estados Unidos assim como o a forma masculina Lúcio.

Muitos são os locais que têm como nome Santa Lúcia em países hispânicos, nome este derivado da famosa santa da igreja católica Lúcia de Siracusa. 
Lúcia era também o nome da pastorinha mais velha das famosas aparições em Fátima, Portugal, no início do século passado.
Lúcia é então um nome religioso, e muitas vezes usado por esta associação. Mas Lúcia é muito mais que isto.

Lúcia e um nome doce, que transmite tranquilidade e simplicidade. É simples na sua beleza e no som, tem tantos atrativos que penso que qualquer dia volta a subir na tabela de registos em Portugal agora que está em voga nomes clássicos como Alice e Amélia, Lúcia é uma escolha diferente e que não passará despercebida.

Ao consultar o site do SPIE pude constatar que Lúcia era um nome pouco usado até aos anos 60, em que teve uma subida de para cerca de 500 registos anuais quando antes não atingia 100 sequer. Depois foi ficando menos usado no fim dos anos 70 até agora em que cerca de 40 meninas foram registadas com este nome em Portugal em 2014. 
Está claramente a subir e talvez seja influência da vizinha Espanha em que Lúcia ocupou a primeira posição na lista dos nomes mais usados no ano passado. 

Lúcia e um nome internacional, conhecido em qualquer parte e foi usado por famosos papás como Mel Gibson, James Joyce, Mira Sorvino e Eduardo Ponti.

Algumas variantes de Lúcia:
Luce (italiano), Luzia (alemão), Lucinda, Lucy (inglês), Lucilla (italiano), Luca, Lucija (croata), Lucie, Lucinde, Luce, Lucette, Lucile (francês), Lúcia, Lucinda e Luzia (português) entre muitos outros.

Eu adoro Lúcia, e das variantes portuguesas é a minha favorita. Acho lindíssimo e intemporal. Não estando associado a nenhuma classe social, este nome é bonito por si só.

Qual a vossa opinião sobre este nome?

Fontes Consultadas:
Behind The Name, Nameberry e Wikipedia.

6 comentários:

  1. Adoro! Gosto de muitas variantes desse nome.

    ResponderExcluir
  2. Embora a minha versão favorita desse nome seja Luzia, que simplesmente adoro, consigo reconhecer a qualidade de Lúcia e concordo que devesse ser mais utilizado. Também gosto de Lucile em francês, lembra-me a protagonista do intenso romance de guerra, Suite Française.

    ResponderExcluir
  3. Adoro Lúcia, acho um nome muito amoroso e tem uma sonoridade que me agrada bastante. Poderia ser uma opção à Luísa/Luiza, tão populares atualmente no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Lúcia eu não usaria, embora ache bonito não imagino uma criança com esse nome. Talvez Maria Lúcia ou Luciola.

    ResponderExcluir
  5. Acho o nome muito bonito e usaria tranquilamente. Gosto do fato de ser simples e elegante ao mesmo tempo, da sonoridade, do significado e por eu ser católica, tem um apelo a mais para mim. Cada um tem sua opinião, mas eu acho que o fato de "não combinar com criança" não condiz muito, pq afinal passamos a maior parte do tempo como adultos, né? Então temos que pensar em batizar alguém já pensando em todas as fases da vida.

    ResponderExcluir
  6. meu é lucia e pra flr a verdade não gosto tenho insegurança só d pensar em falar ele em voz alta não é pra menos q tô aqui!.

    ResponderExcluir