segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Zulmira


Zulmira é um nome de origem obscura e é também pouco preciso no que toca ao seu significado, porém são dadas, por alguns autores, duas hipóteses possíveis: uma vinda do germânico, que significa “excelsa, sublime” e a outra possibilidade vem da transformação do nome árabe Zelmira, que quer dizer literalmente “brilhante, fulgente”.

Este é um nome que nos leva a um tempo passado, provavelmente muitos de vocês acham que é “um nome que cheira a mofo”, mas eu não partilho da mesma opinião. Consigo imaginar perfeitamente uma pequena Zulmira, pois acho-o um nome cheio de charme em qualquer uma das gerações.

É um nome que com certeza se destacaria se utilizado nos dias de hoje e seria, indubitavelmente, um bom nome bom para fugir aos nossos populares, e tudo isto se confirma pelos apenas dois registos de Zulmira em Portugal, no ano transato.
Carla Jesus.
O que acham deste nome? Também se conseguem encantar com ele?

6 comentários:

  1. Os significados são lindos, mas do nome não gosto nada, apesar de quase sempre me encantar por nomes iniciados por Z. Acho Zulmira super pesado e ultrapassado. Talvez a versão Zelmira seja uma melhor opção, me soa com mais frescor.

    ResponderExcluir
  2. Zulmira... Não acho que colocaria numa filha, talvez uma variante.

    ResponderExcluir
  3. Nome da minha querida vozinha, tão doce. Sempre achei lindo e diferente. Tão querida por muitos, minha vó era conhecida no bairro todo por sua simpatia e caráter. Muito orgulho.

    ResponderExcluir