terça-feira, 17 de novembro de 2015

Félix


Félix, o feliz, o felizardo, o sortudo, o afortunado, o bem-sucedido! Só coisas boas rodeiam este nome! É pura energia, é puro contentamento. Até se desenha um sorriso no rosto só de imaginar todas estas boas sensações!

Félix começou por ser utilizado como cognome romano, correspondendo ao termo latim para a palavra feliz ou felicidade e, neste sentido, podemos considerar Félix um nome literal. O nome em si tornou-se popular com o General Romano Sulla, que viveu no século I a.C., e acreditava ter sido abençoado pelos deuses para se tornar um homem feliz.

Talvez por toda esta aura radiante que o envolve, foi um nome muito comum na Antiguidade e Idade Média, sendo o nome de um total de 67 santos e quatro Papas. A Bíblia refere-se também a um Félix, que seria governador da Judeia. O nome foi utilizado um pouco por toda a Europa nas eras que se sucederam, inclusive em Portugal, embora os registos do século XX nos evidenciem um uso muito mais contido, nunca ultrapassando os 20 registos anuais. Mais recentemente, teve apenas 7 registos em 2013 e em 2014 foi utilizado seis vezes, juntamente com alguns compostos como Áurea Félix, Inês Félix, Bárbara Félix, Félix Alexandre, Félix Simão, Emanuel Félix, Martim Félix ou Felix Magnus. Como podemos contatar, os portugueses tendem a considerar Félix como um segundo elemento para um composto feminino, o que é um facto extremamente interessante! Será que Félix poderia alguma vez ser considerado como um nome unissexo? Deixo a pergunta aberta a discussão se assim o entenderem.

Sua frequência em todo o Brasil é de 19.272 pessoas. Atingiu maior popularidade na década de 1990, quando ultrapassou os 3000 registos por ano. É mais usual no estado de Tocantins.

Como referências, temos Felix Mendelssohn (1809-1847), compositor alemão, e os protagonistas de romances de escritores como George Elliot (Felix Holt), Thomas Mann (Confessions of Felix Krull), Thomas hardy (Tess of the D’Urbervilles) e Henry James (The Europeans). Também na literatura, J. K. Rowling aproveitou o seu saber para criar uma poção da sorte na Saga Harry Potter: Felix Felicis. Félix é também o nome do filho da atriz Elizabeth Banks e dos príncipes Joaquim e Alexandra da Dinamarca.

Joana Recharte.


Gostam deste nome a ponto de o usar?

4 comentários:

  1. Achei curioso o fato de Félix ser usado em compostos femininos...passa a impressão de sobrenome. Acho Félix um nome forte e tem sua graça mas não me cativa. Acho q não faz meu estilo. Uma outra referência é o personagem de desenho animado Gato Félix(associo muito o nome Félix ao gato!).

    ResponderExcluir
  2. não me diz absolutamente nada... acho feio até.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Félix! Está na minha lista e adoro o gatinho *-*. Mas não gostei como segundo nome feminino. Parece sobrenome.

    ResponderExcluir
  4. Adoro Félix e pondero usá-lo como 2º nome :)

    ResponderExcluir