quarta-feira, 15 de maio de 2019

Compostos com Ária


Depois do terceiro episódio da última temporada de Game of Thrones o nome Arya andou pelas bocas do mundo. Tal como foi falado no texto que temos sobre Ária, eu também era uma das reticentes em relação ao uso deste antropónimo em Portugal. Mas desde 2016, ano em que o post foi ao ar, a minha opinião em relação ao assunto da internacionalidade dos nomes mudou e tenho a dizer que Ária é um nome que neste momento me agrada. E a pensar tanto nas pessoas que já são fãs deste nome, como nas que lhe querem dar uma oportunidade como eu, decidi fazer uma lista de nomes compostos para Ária.

Compostos com Nomes Populares:
Ária Benedita
Ária Francisca
Ária Leonor 
Ária Valentina 

Diana Ária
Gabriela Ária 
Luísa Ária 
Yasmine Ária 

Compostos com Nomes Curtos:
Ária Clara
Ária Ema
Ária Flor 
Ária Luar 

Inês Ária 
Júlia Ária 
Noa Ária 
Mia Ária 

Compostos com Nomes Longos:
Ária Constança 
Ária Isabela 
Ária Lorena 
Ária Violeta

Bárbara Ária 
Eduarda Ária 
Larissa Ária 
Mafalda Ária 

Compostos com Nomes Modernos:
Ária Jasmim 
Ária Melodia 
Ária Suria
Ária Zora 

Bela Ária 
Coral Ária 
Luena Ária 
Nina Ária 

Compostos com Nomes Antigos:
Ária Caetana 
Ária Frederica 
Ária Guadalupe
Ária Penélope 

Bernardina Ária 
Deolinda Ária 
Emília Ária 
Olívia Ária 

Gostei mais de ver Ária em primeiro ligar da composição. Os meus 3 preferidos foram Ária Francisca, Ária Melodia e Ária Violeta. Gostam de ver Ária acompanhado ou preferem ver o nome a brilhar sozinho? 

Ana Madaíl Carvalho


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Names.org, Wikipédia. 

31 comentários:

  1. Eu não gosto muito do nome Arya para ser sincera, pq sempre ouvi da minha avó e da minha mãe a expressão "ariar" (lavar louça com palha de aço rs), mas pra quem é fã de GOT o nome pode ter um sentido especial. Para quem é mais novinho, eu acho que não terá esse problema que eu tenho com essa associação, mas tem gente que torce meio o nariz por lembrar de área (e de fato lembra). Acho Arya um nome que funciona sozinho - acho difícil harmonizar. Eu lembrei do que a Ivana disse uma vez "o nome composto teria que funcionar como um só, pq se não um fica apagado, sem função", daí eu lembrei da novela verão 90 que a protagonista chama Manuela Renata, mas só a chamam de Manu ou Manuela. Eu gostei de Ária Luena e achei interessante Ária Penélope, como você disse Ária funciona melhor como primeiro nome, acho que ,justamente, por causa da vogal (A) aberta. Já que Arya tem a ver com canção Ária Melodia ficou até interessante. Tem um nome muito popular em inglês e é Lynda (acho que o significado dele não tem nada a ver com beleza)...acho que Lynda Arya seria legal (seria uma ótima alternativa ao "Bela" que está sendo tão usado aqui, mas Bela Arya fica legal tbm), assim como Arya Flor, que você deu como sugestão e que não teve erro. Acho que os nomes na frente de Arya tem que ter cuidado, principalmente se for terminado em "a", pq se falar rápido parece um só e pode parecer estranho. Acho que Alice Arya tbm fica bom. Para ligar um pouco ao vermelho e a dramaticidade da série, acho que Arya Rubi ou Scarllett Arya seria legal (daí foi uma americanizada total no composto kk - o nome tem feição mais inglesa mesmo, por isso compostos com nomes portugueses - eu acho mais difícil de se harmonizar, parece que, alguns, não se encaixam com perfeição)...lembrando de cores: Arya Bianca ou Arya Alba até que ficam fofinhos. Eu quis formar um composto com a letra "C", acho que Arya Celeste ou Celeste Arya fica fofo...acho que o nome fica bem com nomes literais mesmo! Parabéns pelo post Ana :) beijos!

    ResponderExcluir
  2. Achei mais bonito "Ária Flor", "Ária Violeta" e "Bela Ária". O comentário acima deu mais dois lindos: "Ária Bianca" e "Ária Rubi"

    ResponderExcluir
  3. Não assisti ao GOT, talvez por isso Ária para mim seja Área, um local na casa (principalmente mais antiga) similar à uma varanda de apartamento. Portanto Ária como nome próprio é difícil de admitir. Da mesma forma que é difícil de aceitar nomes como Flor, Bella, Amora, Céu, Mar, Linda ...
    Temos tantos nomes tão maravilhosos, acho que não precisa recorrer à substantivos comuns ou locuções adjetivas e colocá-los como substantivos próprios... Tenho a estranha sensação que com a evolução disso iremos ter nomes extremamente bizarros como "Um Dois Tres de Oliveira Quatro."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angélica :) poxa, eu até que gosto de uns literais em compostos (sozinhos nem tanto), mas eu entendo a sua crítica e tem razão em parte! Eu gosto de Amora (antes torcia o nariz), mas desde quando a filha do sobrinho do namorado da minha mãe nasceu, eu fiquei tão encantada (costumo falar "Amorinda" - amora + linda)! E temos a Amora Mautner tbm (uma diva)! Eu não associo tanto ao fruto, mas sim a palavra amor rs! Todavia, as piadas são meio que inevitáveis. Eu gosto muito de Flor em compostos, acho que fica doce, acho que você inclusive gostou de um derivado que foi Florise, que lembra Cerise (que acho que vc tbm gosta!). Sobre Bela, eu até que gosto por causa dos desenhos Disney, principalmente Bela e a Fera, mas tem ficado um tanto batido já (o problema que Isabela tbm já é muito usado :s - então Bella surgiu como um diminutivo até que fofo na minha opinião).
      Eu amo o nome Lynda, porque é o nome da atriz que fez a mulher maravilha (antiga) - eu adoro a Mulher Maravilha - é a melhor personagem feminina de todos os tempos: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lynda_Carter, temos ainda a Linda Hamilton (que vez exterminador do futuro)! O nome não tem nada a ver mesmo com beleza - (eu já vi alguns significados como flexível, suave e até mesmo serpente rs). Eu não sei o que esse site diz é verdade, mas tem uns nomes curiosos: https://mmosgame.com/nomes-estranhos/ como "Janeiro Fevereiro de Março Abril" ou "Marciano Verdinho das Antenas Longas" kkk, se for verdade ou não, eu dei altas risadas! Beijos!

      Excluir
    2. Oi Fernanda ,só consigo gostar de 2 nomes literais: Glória ( acho verdadeiramente interessante e o derivado Gloriana é encantador!) E Pétala ( o mais feminino dos nomes). Fora isso... Viva a diferença! 👏👏👏
      Não considero Florise um nome literal. E sim, gosto de Florise, ♥️ Cerise ♥️ e Denise♥️
      😘

      Excluir
  4. Oi. O composto Violeta Ária funciona? Eu vi que tem um post de compostos com o nome violeta, mas preciso de muito mais opcões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Particularmente não gosto de nenhum dos 2. Aqui no blog vc encontrará centenas de nomes maravilhosos. Renda-se a leitura do trabalho das meninas pois tenho certeza que vc encontrará o que procura.

      Excluir
    2. Se você gosta, não acho que sejam incompatíveis juntos, mas prefiro Arya na frente para que tenha um pouco mais de destaque, pois acho que tenciona ficar apagado como segundo nome. Eu, assim como a Angelica, tbm não gosto de nenhum deles, mas vou dar a sugestão de um nome começado com "Ari" e que eu acho bonito: Ariela (existe Ariel tbm que seria unissex). Um outro nome que eu acho bonito, mas não considero viável é Arista (irmã da Ariel no filme pequena sereia, sempre achei um nome pomposo não sei pôr que). Outro nome com A que tem essa pegada internacional e acho bonito é Astrid (mas tenho minhas ressalvas quanto ao uso aqui). Agora sobre um nome similar a Violeta (eu prefiro a versão inglesa Violet, mas não aqui no Brasil), acho que Yolanda tem tem a ver com roxo, mas para formar compostos eu já não sou tão boa assim (talvez Violeta Áurea? Aurora Violeta? Violeta Vitória? Amora Violeta? Maria Violeta? Violeta Cristal? Violeta Luz? Violeta Guadalupe? Tulipa Violeta? Cecília Violeta?), mas aposto que as meninas vão te dar ótimas sugestões, elas são maravilhosas nisso! ^^

      Excluir
    3. Agradeço as sugestões. Outros nomes que gosto são Estella (nesta grafia) e Rebecca. Tinha pensando em Estella Rosa. Violeta eu gosto muitoĺ, mas não consigo encontrar um segundo nome neutro e/ou curtinho pra harmonizar.

      Excluir
    4. Ioná Violeta (esse eu gostei),
      Inês Violeta
      Violeta Ione, Yana Violeta, Cora Violeta, Luma, Lana, Taís, Hebe,

      Excluir
    5. Estela eu acho bonito (antes eu não gostava). Estela Bianca fica legal, Estela Jade, Estela Rubi! Sobre Estela Rosa, eu acho que o Rosa ficou parecendo sobrenome rs, mas acho que é porque tenho-o como sobrenome.
      Se você gosta de Violeta insista, você vai achar ainda um composto perfeito! As ideias a Angelica tbm foram bem legais. Pensei agora em Violeta Isabel.
      Você quer um curtinho para harmonizar. Dos curtinhos, o que não tem erro é Ana: "Ana Violeta".Acho que Lily é um nome mais americano, mas vai como sugestão Violeta Lily. Ah, pq não Stela Violeta (ficaria lindo e são dois nomes que você gosta né) ^^

      Excluir
    6. Estella*** acabei escrevendo da forma que você não gosta, desculpa xD

      Excluir
    7. Vou deixar algumas sugestões de compostos com nomes curtos e/ou neutros com Violeta em primeiro lugar. Torço para que alguma seja do seu agrado 😊

      Violeta Chloé
      Violeta Cléo
      Violeta Céu
      Violeta Chantal
      Violeta Gaia
      Violeta Hana (ou Rana)
      Violeta Indie
      Violeta Ísis
      Violeta Izar
      Violeta Jade
      Violeta Lira
      Violeta Lis
      Violeta Mavis
      Violeta Nina
      Violeta Noa
      Violeta Perla
      Violeta Pilar
      Violeta Rubi
      Violeta Suri
      Violeta Tamar
      Violeta Zara
      Violeta Zoé

      Excluir
    8. Que ótimo! Tô nessa busca TB, mas pra mim o significado dos nomes importa demais. Violeta pra mim foi uma escolha por ser uma flor, cor, chama que traz equilíbrio, transformacao e transmutação... Quero como segundo nome. Curti Ana Violeta mas Ana é muito comum, o significado é ótimo, tipo magnífica Violeta.. quero um nome curto antes do Violeta que componha com um bom significado... Isis Violeta será cafona? Achei que soou bem Indie( o que significa?) E Suria Violeta? O que acham? Queria um significado tipo iluminada, reluzente, em nome curto

      Excluir
    9. Indie significa "independente". Nós temos um post exclusivo sobre ele, com mais informações (abaixo segue o link)

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/06/indie.html?m=1

      Excluir
    10. Ísis Violeta não tem nada de cafona, pelo contrário! É um bonito composto com um significado arrebatador: "suprema violeta". Suria Violeta tb é lindo e tem o significado reluzente que procura ("sol violeta).

      Já que gosta de Ana e quer um significado ligado à luz pq não Lana? Significa exatamente "luz" e tem grafia e sonoridade parecidas com Ana. Vou deixar as sugestões dentro do sentido que vc pediu (ao lado seguem os significados)

      Lana Violeta ("luz violeta)

      Kendra Violeta ("nascida do fogo violeta" - Kendra tem vários significados, esse é o gaélico)

      Kira Violeta ("luz, brilho violeta" - Kira tem vários significados, esse é o japonês)

      Nina Violeta ("fogo violeta" - Nina tem vários significados, esse é o nativo-americano)

      Zora Violeta ("aurora violeta")

      Esses não são curtos mas achei as composições bonitas e trazem o significado que procura

      Chiara Violeta - ("brilhante violeta")

      Diana Violeta - ("celestial violeta")

      Oriana Violeta - ("ouro violeta" ou "aurora violeta")

      Espero ter ajudado! Bjs 😘

      Excluir
    11. Indie eu acho uma gracinha, mas tbm é tbm tipo um gênero musical alternativo (tbm se aplica a filmes e jogos) ^^ mas eu colocaria Violeta na frente, assim como foi a ótima sugestão da Patrícia ... Isis Violeta tbm fica interessante (Íris fica legal tbm...um nome majestoso de rainha forte tbm é Candice e é bíblico ainda rs...outro forte que gosto é Riana). Suria/Suri são legais, mas acho que Violeta cai melhor como primeiro nome neste caso tbm...Pensando em nomes indianos, acho Maia mais fofo e fica nem na frente Maia Violeta. Ana Violta ficou legal né, eu acho que como parece um nome só, não teria muito problema o fato de ser mto usado, o bom de ser curto é que deu um up no Violeta, mas vamos pensar em mais alternativas! Não podemos desistir (:
      Tem vários nomes com esse significado "iluminado, reluzente, luz": como Diana,Luísa, Luz,Lis,Lúcia, Luzia,Leonora, Leonor, Liora, Lumi, Elora, Naira etc e outros a ver com luz/claridade como Aurora, Zora, Alba, Clara, Bianca, Kyara (dê uma olhadinha, os posts estão fantásticos, as meninas escrevem super bem e fizeram uma ótima pesquisa). A Patrícia deu como sugestão Jade - adoro e significa "preciosa", acho que fica bom tanto na frente como dps de Violeta...um nome curtinho e fofo, mas que foge um pouco do significado que você quer é Ayla (tem a ver com a Lua - não deixa de ter luz ne rs) e acho que tem como ir bem tanto antes como dps...o nome mais forte e mais bonito em significado que eu acho é Alexandra (defensora da humanidade) e tem derivados curtos como Sasha, Sandy que eu acho bem fofos e acho que podem ir bem com Violeta: Sasha Violeta, Sandy Violeta. Outro nome que tem a ver com a energia da cor violeta sendo símbolo da transmutação e evolução seria Ananda, que significa "felicidade" em um sentido pleno do espirito...Ananda Violeta fica fofo..eu só não considero usar Ananda em uma filha, pq me chamo Fernanda rs. Pensando nesse contexto de transmutação, Liria significa liberdade e tem toque quase musical (Liria Violeta/ Violeta Lotus). Cinco nomes que eu me apaixonei e são curtos são Elóra,Yúna, Mainá, Luara e Yara, pq tem um sentido quase mágico pra mim dps que li os posts, mas não sei se casam bem com Violeta, daí depende do seu gosto. Espero ter ajudado! Não desista de encontrar um composto lindo para a sua futura Violeta ♡

      Excluir
    12. Ali teve um erro ortográfico perto de Maia...seria "fica bem" xD

      Excluir
    13. De novo esse celular kkkk saiu o Lotus sem querer, mas aproveitando a deixa, Lótus é a flor da pureza e da transmutação. Tem um super significado para os chineses e tem post aqui sobre esse majestoso nome! É a flor preferida da minha mãe, justamente pelo significado rs

      https://www.dicionariodesimbolos.com.br/flor-lotus/

      Excluir
    14. Quantas opções otimas!!! Obrigada meninas!!!! Tô no estudo aqui pra sentir e tomar a decisão com o pai.

      Excluir
    15. Meninas eu decidi Isis Violeta, mas aí fiquei confusa porque me falaram que Isis é a sigla de um grupo terrorista islâmico, eu tinha me esquecido disso, só estava mesmo focada no significado mitológico que é maravilhoso. O que acham dessa associação? Reverbera internacionalmente? É grave para abandonar a escolha deste nome? Me sugeriram íris, mas íris Violeta pode soar estranho no significado, Iris é flor, se refere ao arco íris e TB ao olho. Iris Violeta parece mais estranho, prefiro Isis se não fosse esse porém agora. Por isso peço ajuda a vocês. Obrigada!

      Excluir
    16. Realmente existe essa associação, mas ela se torna pequena perante a sua predileção pelo nome, tanto que vc nem tinha se lembrado desse detalhe. Acho que vc não deve desistir de Isis, é um nome lindo, com uma importante mitologia por trás e combina com Violeta. Não ligue para críticas negativas, quem tem que gostar do nome são os pais, mais ninguém. Se precisar de mais alguma pode contar com a gente, bjs!

      Excluir
    17. Obrigada Patrícia!!! Só penso se pode causar danos pra ela especialmente fora do Brasil, pq por aqui não é muito usada essa sigla. Como é em Portugal? Qual outra sugestão vc pode me dar para Isis ( íris eu não gosto pq ficam dois literais Isis e Violeta). Liz TB não gosto.

      Excluir
    18. De nada Renata! Eu sou brasileira, mas creio que em Portugal a aceitação de Isis seja como no Brasil, até pq é um nome apreciado por lá. Como alternativa a Isis, pensei em outro nome com I que tb tem ligação mitológica: Ingrid. O significado de Ingrid é "beleza de Ing", sendo Ing o deus nórdico da paz, prosperidade e fertilidade. O significado de Ingrid Violeta seria então algo como "bela paz violeta" ou "bela prosperidade violeta". Achei uma combinação muito inspiradora!

      Excluir
    19. Renata, Iris é mais bonito, Isis sem acento é melhor mas é visto como associação terrorista no exterior tipo frança, EUA.

      Excluir
    20. Violetta com 2t é bem lindo. Prefiro a escrita italiana, é a mais popular.

      Excluir
  5. Engraçado que antes de abrir o post para ler, ao ler o nome Arya, eu associei com a personagem de Pretty Little Liars, embora nesse caso acho que a grafia é Ária. Eu geralmente gosto muito de nomes curtos e simples, mas Ária não me agrada muito, talvez pela sonoridade, não sei. Alguns nomes compostos até gostei, mas nada que tenha me cativado especialmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No inglês não usa acento, só no idioma português, é melhor sem acento, universal.

      Excluir
  6. Aria é belíssimo, porém sem acento ou Arya. É um nome bem em alta. Colocaria algo como Aria Aurora ou Aria Ariana, ou não colocaria composto. Hoje em dia não se usa tanto nome composto e essas combinações de nomes não combinam, são nomes bem antigos e em muito pouco uso. (Aqui no Brasil esses nomes como Mafalda, Inês, Benedita, são de idosos).

    ResponderExcluir
  7. Água Beatriz na minha opinião é a melhor , até no falar é lindo demais ... O que acham ??

    ResponderExcluir