segunda-feira, 25 de março de 2019

Tiê & Taetê - Atendendo a Pedidos


Tiê & Taetê. Sem dúvida estamos diante de dois antropônimos raros e exóticos. Recebemos os pedidos separadamente, mas por terem as mesmas iniciais, sonoridades parecidas e inspiração indígena, achei os nomes com grande conexão e nada melhor do que juntá-los em um único post.

Começemos com Tiê. Acredito que muitos de nossos leitores já estejam familiarizados com esse nome por causa da cantora brasileira Tiê, sendo este seu nome verdadeiro, não apenas artístico. Tiê Gasparinetti Biral é neta de Vida Alves, a  atriz protagonista do primeiro beijo na televisão. Seu estilo musical transita entre o indie pop, folk e MPB. Mas de onde virá seu incomum nome? Vem da natureza! Tiê é o nome de um tipo de pássaro popularmente conhecido como tiê sangue-de-boi, canário-baeta, tapiranga, tiê-fogo, tiê-piranga, tiê-vermelho e tiê-sangue. É uma ave sul-americana passeiforme reconhecida pela beleza da sua plumagem e canto melodioso. O tiê-sangue é encontrado exclusivamente no Brasil, sendo a ave símbolo da Mata Atlântica. A palavra tiê se origina do tupi ti'ê.

Fazendo um paralelo com seu nome, a cantora Tiê tem uma música com o título de Passarinho, deixo alguns versos:

"Quando mamãe olhou pra mim, ela foi e pensou
Que um nome de passarinho me encheria de amor
Mas passarinho se não bate a asa logo pia
Eu que tinha um nome diferente já quis ser Maria
Ah, como é bom voar"

E mais uma cantora também fez referência a Tiê, no caso Dona Ivone Lara, uma das maiores sambistas brasileiras. Em 1934, com apenas 12 anos, Ivone compôs a música Tiê, Tiê, que fala sobre o seu passarinho de estimação, em uma lembrança de sua infância. Foi a primeira composição da artista.

Vamos agora a Taetê: infelizmente não encontrei informações sobre a etimologia deste antropônimo, mas como através do pedido de nossa leitora Juliana ela informa que o conheceu através da origem indígena, então acredito que seja uma variação de Tietê, cuja etimologia vem do tupi e significa caudal, volumoso ou rio volumoso. Tietê é o nome do famoso rio e município no estado de São Paulo. Outra possibilidade é que Taetê venha de Itaetê, também um nome de origem indígena que vem do tupi. É composto pelos elementos ita (pedra) e etê (verdadeira) significando pedra verdadeira. Itaetê nomeia um munícipio na Bahia.

Segundo o IBGE, a frequência de Tiê em todo o Brasil é de 200 pessoas, sendo 109 mulheres e 91 homens, o que faz bastante sentido. Em minha opinião, Tiê funciona perfeitamente como nome unissex. Voltando aos seus dados, como nome feminino foi mais registrado nos anos 40; como nome masculino teve seu auge nos anos 80. É mais usual no estado de São Paulo. Para a Taetê a frequência é inferior ou menor que 20 pessoas, sendo insuficiente para gerar gráficos. Não há notícias de registros recentes de Tiê e nem de Taetê. Em Portugal os dois nomes são inexistentes.

Curiosidades: na língua inglesa Tie, sem acento, é a palavra que significa laço; já Taete, também na grafia não acentuada, é uma variação do nome inglês Tate, que significa alegre, brilhante.

Tiê & Taetê são as escolhas propícias para pais de espírito alternativo, que tenham apreço pela natureza e pelas raízes indígenas brasileiras. Para quem gosta de nomes unissex ambos também podem ser boas alternativas.

Particularmente prefiro Tiê, mas Taetê também tem seu charme (me lembra Maitê e Cauê). E vocês, que opinião têm sobre estes nomes tão incomuns?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Babynamespedia, Dicionário Tupi-Guarani, IBGE, IRN, No/Ze, Vagalume, Wikipédia.

24 comentários:

  1. Amo nomes indígenas! Tenho gostado de nomes unissex ultimamente tbm! Tiê é fofíssimo, um encanto (vejo mais como feminino, acho que é por causa da cantora)! Pesquisei sobre a ave aqui e é um pássaro lindo - gostei do fato de só ser encontrado no Brasil e ser a ave símbolo da Mata Atlântica! O nome Brasil tbm se liga ao vermelho né (?), a brasa, então o nome Tiê faria uma bela homenagem a nossa terra...amo nomes relacionados as cores tbm e tenho muito carinho pelo vermelho * - *
    Eu gosto de nomes ligados a natureza, outro nome relacionado a um pássaro e que eu amo muito é Mainá (que significa inteligência), seria lindo para um par de irmãs: Mainá e Tiê!!!
    Achei interessante no trecho da música que vc citou: "eu que tinha nome diferente já quis ser Maria / ah como é bom voar" - acho que representa que depois ela passou a valorizar o próprio nome e que ser diferente é bom e a torna única de um jeito positivo, como um pássaro a voar :)
    Gostei da curiosidade do post :D , o fato de poder significar laço (Tie) e brilhante (Tate/Taete) em inglês.
    Ah! Gostei do nome da avó dela tbm, Vida! Tbm gosto mto de Vivá (: - pra ser sincera, eu não sabia do fato que a avó dela foi a primeira atriz a protagonizar o beijo na tv brasileira!
    Taetê, eu achei meio problemático o uso: "Tá e.t",acho que seria alvo de piada maldosa (principalmente se nascer em Minas Gerais, próximo a Varginha), mas é um nome que exala muita personalidade (eu prefiro Itaetê, daí vejo mais como masculino)... eu gosto de Taiti, poderia ser uma derivação e tbm é um nome geográfico - de uma Ilha da polinésia (mas sei que muita gente não gosta de nomes geográficos ou ia associar ao limão taiti tbm). Não acho Tietê usável, por causa da forte ligação com o rio paulista super poluído :/ (engraçado que eu acho Tâmisa e Nilo super usáveis rs, vai entender).
    Amei esse post, recheado de informações interessantes!
    Parabéns a quem pediu tbm, a Juliana!
    O início da semana começou esplêndido, com dois nomes indígenas e sensacionais! Parabéns pelo post! Ficou divo!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo post. Lembro que os familiares usavam a pronúncia "Taitê" para o nome da Taete. Acho até mais bonito, pois lembra Maitê.
    Tiê tb é muito fofo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Patrícia,

    Não conhecia o nome Taetê, e em um primeiro momento cheguei a achar bem estranho, mas depois gostei da sonoridade do mesmo e do fato de ser um tanto quanto "exclusivo". Já Tiê é um nome que estou mais familiarizada exatamente por conta da cantora, que estou sempre ouvindo. Não sabia que tinha relação com um pássaro o nome e adorei.
    Com certeza usaria Tiê em uma filha. Mais uma vez, um belo post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do post. Gosto muito de nomes diferentes. Por favor, quando puder faz um sobre Tuanne. É o nome da minha filha mais velha. Escolhi muito tempo depois que ouvi a 1ª vez, sobre as gêmeas da cantora Adriana (da época da Jovem Guarda) Tuane e Natane. Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando pudermos faremos sim.
      Ps: Seu nome tb é muito bonito, adoro Ayla ❤

      Excluir
  5. Obrigada pelo post ❤
    Tiê é um nome tão lindo e trás uma feminilidade incrível, com certeza vai ser o nome da minha filha.
    Não sabia sobre o significado em inglês, só fez o nome crescer em mim.
    Taetê também é um lindo nome, nomes indígenas tem uma sonoridade única e acho que taetê funciona como nome unissex.
    Beijos 🌻

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Nossa, nunca tinha ouvido falar em nenhum desses nomes, mas ao lê-los no título, imaginei que eram de origem indígena mesmo. Adoro os significados de nomes assim. O que eu mais gostei foi o Itaetê, que significa pedra verdadeira.

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. É incrível a variedade de belos nomes indígenas, conhecia Tiê e achei encantador Taetê.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tinha ouvido falar sobre Taetê, mas interessante poder derivar do nome do rio mais famoso de São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Estou impressionado pois esse para mim é um assunto bem diferente. Não estou acostumado a pensar no significado dos nomes. Sei que o meu nome veio de um matemático grego... mas sei apenas isso kkk.

    Gostaria de saber o que significa o nome Helena, este nome é simples, mas é especial para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thales, tudo bem? O significado de Helena é "tocha", e por extensão "luminosa". Nós temos um post com mais informações, segue o link

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/06/helena-elena.html?m=1

      E tb sobre seu nome (que aliás tem um significado muito bonito!)

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2018/05/talesthales-atendendo-pedidos.html?m=1

      Espero que goste!

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  10. Olá Patrícia tudo bem??
    Ambos os nomes são desconhecidos até então.
    Ao ler sobre os nomes achei interessante mas não colocaria estes nomes em ninguém ..
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá ♥
    Que post incrível, dos dois nomes eu só conhecia Tiê e confesso que amei o significado, Taetê é bem diferente, mas também bem bonito. É muito bom aprender coisas novas e saber mais os nomes foi incrível. Simplesmente amei ♥
    ótima quinta
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
  12. Olááá!!
    Acho sempre muito bacana conhecer nomes novos. Nunca tinha escutado falar nesses mas achei Tiê bem bonito!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Patrícia! Confesso que adoro posts com nomes mais "exóticos". De cara, imaginei que Taetê pudesse mesmo indígena. Tiê conhecia pela cantora, porque acaba sendo um nome marcante. Não sei se seriam escolhas minhas, mas acho diferente. Muito interessante a história do pássaro também e nunca ia imaginar que se encaixaria como nome unissex. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem? São nomes bem diferentes, eu particularmente não gosto de nenhum dos dois.
    Mas os significados são bem bonitos, ♥

    ResponderExcluir
  15. Me chamo Taetê, só me conheço por enquanto!!!

    ResponderExcluir
  16. Ola!
    Você pode acrescentar nos exemplos a música da nossa grande artista Dona Ivone Lara, com o título Tiê. Homenagem que fez pra seu passarinho de estimação. Confira.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já acrescentei, muito linda essa referência, obrigada por compartilhar a informação! 😍
      Grata pelo carinho 💖

      Excluir
  17. Meu nome é Taetê, a única registrada até agora no Brasil O Significado é realmente pedra legítima, meu pai fez uma pesquisa epistemológica e achou esse significado. E também que é de origem Yanomani!

    ResponderExcluir
  18. Meu filho se chama Thiê. Botei com H pra acompanhar a família já que eu sou Thais e meu outro filho Theo. Na veradade ele tem nome composto pois eu botei um nome antes, mais compreensível pra pessoas de outros países. Então o nome dele ficou GEORGE THIÊ

    ResponderExcluir