quinta-feira, 16 de maio de 2019

Koda - Atendendo a Pedidos


Os filmes de animação da Disney encantam pessoas de todas as idades, isso é fato! Confesso que Irmão Urso (Kenai e Koda em Portugal) é um dos meus preferidos, acho linda a história de amizade entre um menino e o pequeno urso órfão. Os nomes dos protagonistas chamam a atenção, e inclusive já abordamos Kenai aqui no blog. Hoje chegou o dia de conhecermos mais sobre a outra parte desta dupla adorável, o diferente Koda.

A informação apresentada sobre a origem de Koda pelo site Behind the Name é que este antropônimo vem das línguas nativo americanas e significa amigo, companheiro, o que faz todo o sentido para a escolha da Disney, dada a premissa que enaltece a amizade em Irmão Urso. Mas há uma segunda origem para Koda: este é também um sobrenome japonês. E ainda, a Ehretia acuminata, também conhecida como Koda, é o nome de uma espécie de árvores encontradas no Japão, China, Vietnã, Butão, Nepal, Laos, Nova Guiné e Austrália.

Curiosidade: a grafia Khoda (ou Khuda) é a palavra persa para Senhor ou Deus. Originalmente era usada em referência a Ahura Mazda (o nome de Deus no zoroastrismo).

Nos Estados Unidos, de acordo com os dados da Administração da Previdência Social norte-americana, é estimado que existam 2.434 pessoas com o primeiro nome Koda em todo o país. Começou a ganhar registros em 1984, mas somente em 2004 entrou para o Top 1000 (certamente por influência do filme da Disney, lançado em 2003). É um nome de uso pequeno mas suficiente para conquistar a posição #866 em 2017, com 248 registros (seu melhor desempenho).

Em nossos paises é praticamente inexistente, o máximo que encontrei foi o registro de 1 Gustavo Koda no estado de São Paulo em 2015.

Personalidades:
  • Koda Glover - jogador de beisebol norte-americano;
  • Koda Kumi - nome artístico de Kumiko Koda, cantora japonesa.
Koda é uma raridade tanto para brasileiros quanto para portugueses e acredito que esse será seu destino entre os lusófonos. Pode ser uma alternativa para pais mais ousados, ou até mesmo para um pet, por que não? É um nome que em seu significado festeja a amizade e esse motivo já é suficiente para torná-lo admirável.

Acham Koda usável?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, Wikipédia.

17 comentários:

  1. Essa animação é linda! Pena que é um pouco esquecida :/
    Acho que combinaria bem com Dakota que tem um significado parecido ne? Kenai e Koda preciso nem falar ♡ para ser bem sincera entre os dois, eu ficaria com Kenai ^^ mas acho Koda bem forte e tem estilo!
    Eu lembrei um pouco de Kodak, mas hoje acho que ninguém lembra da marca. Gostei da grafia Khoda pelo significado, mas Khuda não (nada de nomes que tenham Ku ainda mais perto de "da"). Talvez, Khoda e Teo fariam um bom par de irmãos. É um nome interessante e acho usável sim!
    O post ficou um encanto! Parabéns, Patrícia! Beijos (:

    ResponderExcluir
  2. Também gosto da animação,fala sobre o amor fraterno. Achei super legal saber sobre o nome,mas eu não acho usável em pessoas. Em pets acho que fica legal.
    Parabéns pelo post! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ficou faltando: não acho usável em países de língua portuguesa...

    ResponderExcluir
  4. Uma animação excelente! Já tinham abordado Kenai e agora também Koda. Acho que o nome é muito fofo mas tenho as minhas dúvidas quanto a funcionar bem em Portugal. De entre os dois, no entanto, prefiro Kenai.

    Eu sei que não tem haver com o post, mas gostaria de partilhar que no dia 27 de abril nasceu o meu primeiro primo em primeiro grau! Como é o primeiro estou muito contente, rs. A escolha do nome não é nada extraordinária mas também não é má: Miguel.
    Há alguns dias uns conhecidos meus também tiveram um bebé, uma menina, e achei o nome que lhe puseram bem interessante: Liliana Raquel.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre é uma alegria quando nasce um bebê na família, imagino que vc deva estar muito feliz Inês! Miguel era o meu top 1 há uns 15 anos atrás, mas devido à grande popularidade perdeu o brilho pra mim, porém não deixo de considerá-lo um nome bonito e melodioso.
      Tanto Liliana quanto Raquel são nomes pouco vistos em crianças hoje em dia, tenho simpatia pelos dois.

      Excluir
    2. Estou sim muito feliz!
      A popularidade de Miguel também me fez perder um pouco do gosto que tinha por esse nome, talvez volte a brilhar para mim por ser o nome do meu priminho.

      Bjs
      Inês

      Excluir
  5. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Desconhecia esse nome, até mesmo como apelido Japonês.
    O máximo que conhecia era uma marca muito boa de fotografia: Kodak.
    Beijokitaz




    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
  6. O nome é sim bem interessante, mas eu particularmente não gosto muito. Apesar do significado ser lindo: companheiro, amigo. Pelo que vi vc pesquisou a fundo sobre esse assunto. Gostei da postagem.

    ResponderExcluir
  7. Oie!!

    Irmão Urso é uma das minhas animações favoritas, uma história linda e maravilhosa.
    Não imaginava o significado de Koda e agora vejo que não foi ao acaso, muito legal isso.
    Adorei o post e parabéns pela pesquisa.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Bem diferente esse nome. Não assisti irmão Urso, acho que por isso que achei novidade. E realmente, ele soa bem oriental. Gostei demais.

    ResponderExcluir
  9. Chorei muito vendo o irmão Urso, a história é linda. Em relação aos nomes, eu não usaria, prefiro os mais simples.

    ResponderExcluir
  10. Esse nome e significado é lindo, quando assistir ao filme irmão urso eu realmente me apaixonei desde o início.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Que nome mais diferente. Lembro do filme vagamente mas não tinha ideia que esse era o nome do personagem. Sou bem desligada para nomes de personagens ainda mais quando é desenho haha Só lembro de Toy Story. O que mais achei interessante foi o significado: Deus. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Aahhhh, eu lembro quando fui assistir no cinema. Levamos a irmãzinha de uma amiga minha que hoje é uma moça adulta. hahahaha Como o tempo voa!!!!
    Sobre o nome, eu acho bastante diferente. Não optaria em usá-lo em um dos meus filhos não. Tento simplificar bem a vida das crianças na hora da escolha dos nomes. hehehehe

    Beijo
    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei sua postagem... e ja conhecia o significado de Koda... que é o nome do nosso cachorrinho!
    Meu filho, hoje com 27 anos, era louco pelo filme e resolveu dar o nome do ursinho “protegido” pelo Kenai com o significado dele mesmo, ser o protetor do nosso caozinho, hoje!
    Eu adorei a ideia e nosso Kodinha é bem arteiro, como o ursinho do filme! ❤️

    ResponderExcluir