terça-feira, 14 de maio de 2019

Severina & Severino

J Borges

— O meu nome é Severino,
como não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria;
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias.
Mas isso ainda diz pouco:
há muitos na freguesia,
por causa de um coronel
que se chamou Zacarias
e que foi o mais antigo
senhor desta sesmaria.
Como então dizer quem falo
ora a Vossas Senhorias?
Vejamos: é o Severino
da Maria do Zacarias,
lá da serra da Costela,
limites da Paraíba.
Mas isso ainda diz pouco:
se ao menos mais cinco havia
com nome de Severino
filhos de tantas Marias
mulheres de outros tantos,
já finados, Zacarias,
vivendo na mesma serra
magra e ossuda em que eu vivia.
Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas
e iguais também porque o sangue,
que usamos tem pouca tinta.
E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte Severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte Severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida).
Somos muitos Severinos
iguais em tudo e na sina:
a de abrandar estas pedras
suando-se muito em cima,
a de tentar despertar terra
sempre mais extinta,
a de querer arrancar
alguns roçado da cinza.
Mas, para que me conheçam
melhor Vossas Senhorias
e melhor possam seguir
a história de minha vida,
passo a ser o Severino
que em vossa presença emigra.

Hoje, vamos falar de dois nomes que foram muito populares em alguns estados do Nordeste brasileiro, principalmente nos estados da Paraíba e de Pernambuco, e que foram imortalizados pelo famoso poema do brilhante João Cabral de Mello Neto, Morte e Vida Severina, do qual citamos um trecho acima.

Severina e Severino são variações de Severinus, nome de família romano derivado de Severus ou Severo, que tem significado literal em português. Foi o nome de um papa e de alguns santos católicos.

No Brasil, até 2010, segundo dados do IBGE, havia cerca de 106.391 mulheres com o nome Severina (o que o faz o 152º nome feminino mais comum do país) e 170.695 homens chamados Severino (o que o coloca na posição 85º entre os nomes masculinos mais comuns do Brasil). A década em que houve uma maior frequência de pessoas nascidas com esses nomes foi a de 1950. Nas décadas seguintes os números de registros foram caindo. Atualmente, tanto a versão masculina quanto a feminina são raras em crianças. Em 2017 Severino foi registrado 5 vezes no estado de São Paulo e Severina 1 vez.

Olhando de perto para os dados do IBGE, podemos fazer algumas observações interessantes:

  • Os estados onde tanto a versão feminina quanto a masculina são mais frequentes são, pela ordem, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal. Os quatro primeiros são estados da região Nordeste e os três últimos são estados para os quais muitos nordestinos migraram;
  • Com relação à frequência de pessoas com esses nomes, Paraíba e de Pernambuco são destaques: Severino ocupa a 5º posição entre os nomes masculinos mais comuns tanto entre os pernambucanos quanto entre os paraibanos e Severina está na 5ª posição na lista de nomes femininos mais comuns em Paraíba e na 4ª em Pernambuco;
  • Apesar de serem nomes que os brasileiros costumam associar ao Nordeste, não é em toda a região que eles são comuns. Na Bahia, por exemplo, que é o meu estado, ainda segundo o Censo de 2010, Severino ocupa 404ª posição na lista dos nomes masculinos mais comuns e Severina a 790ª. Eu mesma nunca conheci ninguém com esses nomes.

Em Portugal, segundo dados do SPIE, entre 1920 e 1980, Severina manteve uma média de 5 registros anuais e Severino 15 registros anuais, tendo uma queda considerável no final da década de 1970. Atualmente, também são nomes raros entre o povo português, tendo Severino recebido somente 1 registro em 2018, enquanto Severina não pontuou.



 Severina e Severino talvez sejam nomes que a maioria pessoas considerem muito pesados para um bebê nascido nos dias de hoje. Contudo, seguem como nomes valiosos, simbólicos da luta do povo sertanejo, que mesmo diante das adversidades de um mundo severo e injusto, mantém-se firme e forte na luta por uma vida digna.

Mayara Lopes 

Fontes consultadas:
Behind the Name, Domínio Público, IBGE, SPIE, Wikipedia, ARPEN/SP.

11 comentários:

  1. Achei interessante abordar o nome Severino-Severina (que muitos torcem o nariz, inclusive eu para ser sincera kkk). Super concordei com sua frase final "nomes simbólicos para a luta do povo sertanejo" (esse final do texto foi lindo ^^). Acho que o personagem mais icônico, da televisão, com esse nome que eu conheci foi o Severino quebra-galho do zorra total, interpretado por Paulo Silvino (mas ele nasceu no RJ xD)!
    Tinha um personagem de nome Severo na novela êta mundo bom, interpretado pelo filho do Tarcísio Meira, mas a personalidade era muito amarga (era meio que um vilãozinho). Acho que o conceito de severidade carrega consigo esse amargor, dureza, aspereza (tal qual o povo nordestino passa no no sertão)...qualidades que não pensamos em dar a um filho, já que queremos (a maioria) nomes alegres, descontraídos e que sejam leves...que tenham uma aura de criança (uma criança severa seria uma contradição e um tanto triste, ia denotar uma vida sofrida)...um nome que marca também e foi abordado aqui no blog seria Diadorim, mas pelo final "im" acho mais usável. Severino é um nome bem a "cara" da região nordeste (uma caricatura, talvez), acho que é por causa da obra literária. Aqui perto da minha cidade, existe outro município em que a faculdade se chamava Severino Sombra (cidade de Vassouras), mas agora mudou o nome para Faculdade de Vassouras rs...bom a história do homem que deu nome a faculdade está aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Severino_Sombra. Acho que temos outros nomes que quando pensamos ligamos automaticamente ao nordeste como Jesuíno (esse era o personagem na novela Cordel Encantado, parece que o final "ino", para a televisão, é muito associado ao nordeste - até como não esquecer do nome do Lampião: Virgulino), Jesuíta, Francisca (ligação com o velho Chico), Janaína, Açucena, Cícero, Cristóvão (por causa da feira de São Cristóvão no Rio)...gosto bastante destes três últimos.... Severino, creio eu, que vai continuar um pouco longe dos holofotes e não se tornará um queridinho do Brasil por causa da sua carga pesada, mas não deixa de ser um nome que marca presença, seja positiva ou negativa. Uma vez eu li a crítica do filme "dívida de honra" (pra ser sincera, não gostei do filme não, mas as condições de vida eram bem difíceis, como no sertão) e falava que poucos conseguiriam assistir o filme, por mostrar a verdade nua, crua e brutal da vida norte-americana naquela época no Nebraska, acho que Severino é um nome assim visceral que demonstra tpda essa dificuldade e essa resiliência do povo nordestino... Parabéns pelo post, Mayara :D beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá ,o nome Severino e usado mais no sertão nordestino, desconheço alguém com esses nomes e concordo ser um nome pesado para um bebê.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    São nomes fortes que trazem toda a história de uma região, o que trás uma certa beleza após o estranhamento.
    Adorei que tenhas iniciado o post com o poema.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza nomes fortes, marcantes e muito simbólicos como vc bem disse! Realmente como ele é forte parece ser bem imponente para um bebê, atualmente.

    ResponderExcluir
  5. Belo post. Acho que para os dias de hoje ficaria super chique e elegante um(a) menino(a) chamado(a) Severino(a), em qualquer região do Brasil. Melhor ainda se a criança tiver um antepassado Severino - ou Severina. A aura nordestina torna o nome forte e poderoso. "Morte e Vida Severina" é uma obra belíssima.
    Luciana

    ResponderExcluir
  6. Só conheci um Severiano, imagino que tenha a mesma origem em Severus/Severo

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu gosto destes nomes são bem fortes ☺ meu tio se chama Severino, ele é nordestino por aqui existem poucos...

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adorei a postagem! Tudo que envolva a história e o estudo relacionado à cultura do nosso país acho muito bonito e valorizo bastante!E esses nomes creio que tenham meio que caído de fato em desuso. Entretanto, a maneira como vocês colocaram aqui a apresentação (que amei!) e a história regional desse nome, me encantou demais! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Amei o post e principalmente por que fala um pouco de meu nordeste.
    Acredita que nunca conheci nenhum Severino? A cultura nordestina é algo muito lindo mesmo e gigantesco. Como todo nosso povo que luta por essa nacao de sol a sol para encontrar sucesso em tudo que se faz

    ResponderExcluir
  10. A origem não é nordestina, mas do Latin.

    ResponderExcluir