segunda-feira, 13 de maio de 2019

Jani - Atendendo a Pedidos




Recebemos o pedido para escrever sobre Jani de uma leitora como sendo um nome feminino, mas quando começei a pesquisar vi que não era bem assim.

Jani é um nome masculino usado na Hungria e na Finlândia onde é até bastante popular. Jani não consta do top atual de nomes, porém, ao olhar para trás no tempo vê-se imensos Janis de várias idades e imensas personalidades.


Apesar desta descoberta, não me conformei e procurei nas nossas fontes maiores informações. Descobri que a leitora não estava de modo algum equivocada. Jani é também considerado nome feminino, no inglês. É bem raro em terras inglesas mas é um nome válido feminino. 



Tanto Jani masculino quanto o feminino têm a mesma origem: John, ou melhor dizendo: João. Jani (f) é uma variante de Janie, que por sua vez é um diminutivo de Jane, versão feminina de John. Na Finlândia e Hungria Jani é uma variante do inglês John

Quanto ao significado, John é a versão inglesa do nome Iohannes, a forma em latim do nome grego Ιωαννης (Ioannes), um derivado do nome hebraico יוֹחָנָן (Yochanan), que significa Javé é gracioso ou agraciado por Deus. Portanto Jani terá o mesmo significado.


Não vi menção a Jani ser um nome unissexo, mas tendo em conta que é usado tanto como nome feminino como masculino em diferentes partes do mundo, posso arriscar considerá-lo unissexo. 

Em Portugal, Jani é aceite como nome feminino e em 2018 teve 3 registos! Fiquei agradavelmente surpresa!  Jani é raro, mas é usado. Em 1954 nasceram 2 Janis e entre 1977 e 1980 nasceram 10.

No Brasil, Jani tinha até 2010 uma frequência de quase 5000 pessoas, sendo 4.326 mulheres e 490 homens. Foi nos anos 70 que atingiu o maior pico de popularidade com quase 2000 pessoas registadas com este nome. Logo depois a popularidade passou a descer até que em 2000 teve pouco mais de 100 registos. Isto é um número muito pequeno para um país do tamanho do Brasil, Jani é, portanto, uma verdadeira raridade. Na lista de registos de São Paulo à que temos acesso não mostra nenhum, porém Jani tem uma maior incidência em Santa Catarina.

Além de nome próprio, Jani é a 36° letra das 3 escrituras georgianas. Tem o valor de 8000 nos números georgianos. 

Na Letônia existe um festival anual chamado Jāni, em que se celebra o solstício de Verão. As pessoas das cidades viajam para o campo onde se bebe, ouve música, come-se e se celebram antigas tradições relacionadas com a fertilidade e a renovação. 

Uma outra curiosidade é que Jani é o nome de um filme indiano de 2017, produzido na língua kannada

Jani, mesmo sendo um nome simples e curto, é repleto de curiosidades e encanto. Eu prefiro Jani para menina mas acho perfeitamente aceitável num menino. Talvez não tão bem aceite em países lusófonos, porque o som remete demais à feminilidade. Mas isto é a minha opinião, claro, muitos de vocês não concordarão. 

Não acredito que Jani alguma vez se irá tornar popular, entretanto acho uma boa escolha para quem gosta de nomes internacionais, curtos, bonitos e diferentes. 

Já conheciam Jani

Claudia Barata 

Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Nameberry, IBGE, SPIE, IRN, Wikipédia.

24 comentários:

  1. Mais um nome derivado de João (eu até perco a conta de quantos existem kk)! São tantos e a maioria são lindos né! Acho que João/Joana é um nome que nunca sai de moda e suas diferentes versões tbm são de se admirar! Eu lembrei de Janice, quando vi Jani (olha...Janice eu não gosto muito não, mas tem uma personagem no friends com esse nome)! É um ponto positivo ser unissex, mas soa mais como feminino para nós (assim como você disse). A minha mãe tem uma amiga com nome parecido: Jania (sim, não é Jane...deve ser um derivado tbm né? rs), por falar em Jane, este também advém de João né (no caso de Jani, só troca a última letra, estilo: Juno x June; e Julie x Julia). Foi bem legal saber sobre Jani, curtinho e um tanto simpático. Nomes com "J" costumam ter uma presença forte. Super interessante o fato de ser letra tbm e ter valor numérico tbm (quem diria que Jani teria tantos predicados?). Gostei muito desse festival na Letônia! :) Parabéns pelo post, Claudia! Ficou muito legal e recheado de informações interessantíssimas ^^ beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por atenderem ao meu pedido ��. Jani é mesmo um nome repleto de surpresas, mais do que eu esperava! É uma linda alternativa a Joana (que também adoro), tem uma presença marcada como a leitora Fernanda disse e como é pequenino, penso que ficaria bem em compostos. Lindo o facto de ter significado numérico. Adorei, obrigada, beijinhos ��

    ResponderExcluir
  3. oi!
    Eu adorei conhecer um pouco mais sobre a origem do nome :D Jani é um nome lindo e como eu gosto curto.Hoje em dia é raro ver uma Jani...

    ResponderExcluir
  4. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Aconselho-te a colocares uma imagem de cada vez que escreves 3/4 parágrafos para não ficar um texto tão corrido.
    Quanto ao nome é bom saber as origens. Não conhecia o nome. Pode ser registado?
    Beijokitaz





    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Portugal é admitido como nome feminino. Beijinho*

      Excluir
    2. Oi a minha filha nasceu em 2013 e chama se Jani. 😘

      Excluir
  5. Gosti bastante , já quero conhecer sobre as origens o meu nome também

    ResponderExcluir
  6. Quando li o título pensei que Jani fosse um nome feminino mais lendo o post me surpreendi que é um nome masculino, mais depois lendo mais vi que Jani também é considerado um nome feminino, acho bonito esse nome é um nome bem curto e fácil de falar, pena que o nome não seja muito conhecido, mais gosto do nome bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá , desconhecia o nome Jani como masculino. Esse nome nos remete ao filme do Tarzan. Gostei de conhecer as origens do nome.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia nada sobre esse nome, mas adorei. Esse nome para o sexo masculino nunca imaginei.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia esse nome, achei bem diferente e acho muito mais feminino rs'
    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Escrito dessa forma ainda não tinha visto. Já conhecia Jane, com o e no final. Também achei que fosse um nome masculino. Fiquei surpreso com a origem, nem imaginava que teria vindo de John. É realmente um nome cheio de curiosidade. A gente liga muito o nome ao feminino pela pronúncia por aqui, talvez em outros lugares se pronuncie com outra sonoridade.

    ResponderExcluir
  11. Nao conhecia Jani, mas a sonoridade é tao feminina para mim! Nao sabia que era um nome masculino tbm. Eu gostei de conhecer esse nome por aqui!

    ResponderExcluir
  12. Acho muito legal e interessante todo o trabalho que você tem em pesquisar a origem e o significado dos nomes, já achei vários aqui que não achava em lugar nenhum rsrs inclusive o meu, que me surpreendi com o significado, amei. O nome Jani nunca havia visto, ouvia mais como apelido mesmo, e menina que nome complexo hein? rsrs, mas adorei o post, gosto do som desse nome Jani, é bem versátil, é curtinho e tem a escrita super facil :)
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  13. Uau, fiquei surpresa agora com o nome Jani sendo um nome masculino ... Eu nunca imaginei, esse nome parece tão feminino. Eu sei o nome Jane, que é um nome feminino, eu também não sabia que o nome Jani seria um nome próprio. Eu pensei que todos esses nomes Jani, Jane eram um apelido carinhoso. Por exemplo, nomeie "Janice", que é um nome feminino. Eu amei sua explicação desse nome.

    ResponderExcluir
  14. Eu admeeeeei conhecer um pouco mais sobre a origem do nome.
    Jani é um nome lindo

    ResponderExcluir
  15. Oiiiii eu sou Jani com muito orgulho e nasci em Santos na década de 1972.

    ResponderExcluir
  16. Olá, meu nome é Jani e por pura coincidência nasci no dia 23 de Junho, dia do festival de solstício na Letónia.

    ResponderExcluir
  17. Li no livro “Malala e o lápis mágico” que “jani” é como “querida”... ou seja, ao dizer “querida”, falam “jani”. Procede?

    ResponderExcluir
  18. Nossa! Nunca havia visto tanta informação acerca do meu nome. As pessoas sempre indagam de onde veio meu nome!

    ResponderExcluir
  19. Obrigada é a primeira vez que encontro tanta informação sobre o meu nome. E sou mais uma prova que o nome é feminino e registada em Portugal há 30 anos. Toda a gente diz é diminutivo de quê? 😜

    ResponderExcluir
  20. Olá me chamo Jani tbm nasci no ano de 1977 quando era mais nova não gostava muito agora passei a gostar mais. E meu pai se chamava João,talvez por isso me chamo Jani

    ResponderExcluir
  21. Que giro!

    JANI Gabriel

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Jani Cleria, nascida no ano de 1958, no Rio de Janeiro.
    Adoro meu nome e se procurar no Google só existe uma, que por acaso, sou eu. Kkkk

    ResponderExcluir