sexta-feira, 10 de maio de 2019

Troque o Nome


Várias vezes já me peguei pensando em que outro nome eu poderia ter. Acredito que essa ideia já passou pela cabeça de todas as pessoas, pelo menos uma vez na vida. Gosto muito de me chamar Patricia, mas é interessante imaginar como seria meu dia a dia tendo outro nome. A partir dessa ideia tivemos a iniciativa de criar mais um post interativo para debatermos com nossos leitores. A pergunta da vez é: se você tivesse que trocar seu nome por outro com a mesma inicial (esse detalhe é importante), que nome escolheria? 

  • Ana Madaíl Carvalho - Eu adoro nomes começados por A, aliás acho que é a letra do alfabeto em que mais tenho nomes que fazem parte da minha lista de preferidos. Fiz uma pré-seleção de nomes começados por A que gosto e com os quais me imaginaria e desse pequeno grupo fiquei então com os dois candidatos que mais me agradaram - Amália e Áurea! Se por um lado Amália é vintage e carrega consigo uma grande parte da história de Portugal, Áurea é moderno, leve e singelo. A escolha não foi muito difícil, muitos de vocês já sabem que sou uma amante de "nomes de velhinha" e portanto a minha escolha seria Amália. E digo-vos, não fiquei nada mal servida com esta brincadeira. 
  • Claudia Barata - seria fácil para mim dizer qual nome eu gostaria de me chamar, mas o desafio é escolher um nome com a mesma inicial do nosso nome então no meu caso é com C. Gosto de vários nomes começados por C, mas identifico-me com muito poucos, porém um deles me chama particularmente à atenção, o belo Ceres. Porquê Ceres? Primeiro porque é um nome muito raro, depois porque é um nome carregado de história, sendo o nome de uma deusa e de um asteróide. Sendo assim, mantenho-me no mesmo tema de nomes romanos, como o meu, mas com uma poderoso significado. Eu acho que Ceres combina imenso comigo e ostentaria o nome cheia de orgulho e vaidade!
  • Patricia Monteiro - se eu tivesse que trocar meu nome por outro que também comece por P escolheria Paloma! Sempre gostei de Paloma, acho sua sonoridade marcante, diferente, e o fato de significar pomba é um ponto que ganha meu coração. Sou apaixonada por animais e ficaria super feliz em ter um nome ligado a esse tema, ainda mais sendo a pomba um símbolo da paz, além de outras bela simbologias que possui. E como bônus Paloma ainda tem a característica de ter sido raro em minha geração, então provavelmente eu seria a única a me chamar assim na escola e entre meu grupo de amigos. O ponto fraco de Patricia é justamente ter sido extremamente popular em minha época, dessa forma, como eu tinha muitas xarás, sempre era tratada por Monteiro na turma, com Paloma não teria esse problema. Eu trocaria meu nome por Paloma com muito prazer!
E você, quer participar da nossa interação? Então troque seu nome por outro com a mesma inicial e diz pra gente qual foi sua escolha nos comentários!

Fonte Consultada:
O Blog dos Nomes 

31 comentários:

  1. Isso é uma coisa em que penso pouco rsrs pois gosto muito do nome que meus pais me deram, penso mais em nomes de futuros filhos. Mas vamos lá...uma vez meu pai comentou que eu poderia chamar Carine (seria a mistura dos nomes dos meus pais), mas a proposta é a mesma inicial, então...se eu tivesse nascido em um país de língua inglesa, gostaria de chamar Irma. É o nome da minha personagem preferida de uma HQ (WITCH) que eu lia quando adolescente. A revista é italiana, mas a história se passa em uma cidade fictícia dos EUA. Acho que Irma combina mais lá fora, aqui a grafia lembra de irmã (só falta o til né).
    Como sou brasileira rsrs fico em dúvida entre Iara (uma vez uma moça me chamou de Iara, pq se esqueceu do meu nome rsrs) e Irina. Mas acho que fico com Irina, por ser menos comum e pela terminação lembrar a de Carine.
    Abraços e bom final de semana a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas, como curiosidade: Irma significa "universal"? Vi no nameberry. Então, acho que é uma variação de Emma, né?

      Excluir
    2. Sim Ivana, isso mesmo. :) é um nome interessante.

      Excluir
    3. Eu assistia a WITCH era bem legal (acho melhor que as Winx kkk). Acho Irma bem bonito e Carine tbm! :)
      Mas a escolha por Ivana foi a melhor :D acho muito bonito ^^

      Excluir
    4. Eu sou um pouco mais velha rsrs eu li a HQ, não cheguei a ver a série. Sei que é um pouco diferente. Ivana já estava escolhido há muito tempo na verdade, antes do meu irmão mais velho nascer. Uma vez em casa a gente foi brincando de combinar nomes de casais, surgiu o Carine rsrs (Carlos e Inês).

      Excluir
  2. Escolho ELENA. :) Helena (com H) era o nome da minha avó paterna, mas acho que com E também fica muito bonito, elegante.

    ResponderExcluir
  3. A minha inicial é L, letra que eu adoro. Mudaria o meu nome para Leila. Gosto muito desse nome e teria uma filha assim chamada. Seria mais ou menos verossímil eu ter este nome, pois os meus pais gostavam muito da Leila Diniz, e embora o nome já não estivesse na moda quando eu nasci (o pico foi nos anos 1970 - eu nasci para lá dos 80), ainda se usava. Não obstante, adoro o meu nome, e apesar de ser popular, nunca convivi com montes de xarás, em função de o nome já ter passado do pico de popularidade quando eu nasci.
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Com a mesma inicial é difícil...bom, o meu pai queria que meu nome fosse Flávia...dai minha mãe optou por Fernanda, pq Flávia era o nome da neta dele e tbm da minha prima 08 meses mais velha que eu (minha mãe estava entre Priscila, Joyce ou Hérika...e gostaria dos três. Nomes são presentes dos pais, por isso é difícil pensar qual eu queria de fato xD eu gostaria de Tainá, Iara ou Esmeralda...Acho que conseguiria me ver com esses nomes), mas meu pai queria com a letra "F" e ponto (e ele chama Joaquim, logo Joyce seria tão legal ♡ adoro o apelido "Joy"). Eu não conheço muito os nomes com a letra "F", que eu considere bonitos, minha tendência é gostar com a letra A, I, L e T ...minha mãe era doida que eu fosse menino para me chamar de Felipe, quase uma obsessão pelo "F" rsrs. Eu acho que gostaria de Filipa, mas como Eduarda, soa um tanto masculino... Felícia é até legal, se não fosse a personagem do Pink é o Cérebro que maltratava eles rs (eu iria me sentir bem mal com esse nome na infância). Eu cheguei a descobrir um nome hebreu com F que gostei muito: Faigel, mas meus pais nunca pensariam. Acho que talvez Flora caísse bem, mas não me vejo assim (Flora Rosa...parece Fora Rosa e foi vilã da novela A Favorita e é uma das 3 boas fadas do bela adormecida). Existem vários nomes com F kkk mas o problema é que nenhum cai bem (Filomena, Fátima, Fiona, Fiorela, Francisca,Firmina,Florinda, Fúlvia, Freya, Febe, Fabrícia, Franca etc)...pensando naquela época...um nome que podiam ter colocado e eu gostaria: Francine (minha vizinha chama FranciEne e odeia...ela só responde por Fran) ou Fantine, são bem delicados...Se minha mãe tivesse uma aura mais hippie e meu pai deixasse (certamente que não), eu acharia legal "Flor Bela"...seria legal com meu sobrenome Flor Bela Rosa (o ruim seria na aula de biologia, já que flor é o aparelho reprodutor das angiospermas e meu Colégio era palco para zoações por qualquer motivo). Pedi ajuda a minha mãe aqui sobre um nome com F e que ela acha bonito...ela disse que acha Françoise bonito (pq não queria falar Flávia kkk) - não é ruim viu, o problema é a pronúncia xD
    Bom final de semana, meninas! Adorei o post! Foi bastante difícil pensar! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrei de um fato curioso, meu pai sempre me chamou de Fred (acho que eles queriam mto um menino) xD dai lembrei de Frederica, acho bem masculino, igual Filipa...mas acho que por causa do meu pai, eu gostaria, mas só por isso rs, pois é meio bruto, mas amo Frederico. ^^

      Excluir
    2. Concordo, Fernanda! Nomes são presentes dos pais. Menino eu já sei, mas se tiver uma menina, terei muitas dúvidas rsrs, quero dar um presente que minha filha goste tanto quanto eu gosto do meu!

      Excluir
    3. Nisso somos bem parecidas viu! XD Engraçado que para menino a escolha é fácil né!? (Eu nem penso em trocar)... Sempre ouvi que o filho se apega mais a mãe e a filha mais ao pai (não sei se é verdade, eu escuto isso mais das pessoas mais velhas que eu conheço). Eu vou amar ser mãe de uma menina, mas eu me vejo sendo mãe de um menino (eu já sonhei até com isso kk), mas todo nome feminino que eu mostrava para o Ivan ele torcia o nariz, porque disse que estava a espera do nome perfeito para a futura princesinha dele rs - por enquanto tá Jade, mas, segundo ele, é mais por falta de opção rs, então é ele que vai acabar escolhendo mesmo (eu acho que vou seguir a tabela chinesa antes de engravidar, só pra nascer menino kkkk - brincadeira - mas dizem que dá certo). Sim, o nome é um presente (o mais maravilhoso de todos, na minha opinião) e que a pessoa vai portar para vida toda e é o que vai identificá-la na sociedade, tornando-a única, eu penso como você: tem que ser um nome que ela vai gostar muito! :D mas você tem bom gosto, aposto que ela vai amar o nome que você escolher :)

      Excluir
    4. Quando for a hora, teremos uma inspiração divina para o nome! 😉 Não nos preocupemos!

      Excluir
  5. Bom eu gostava de me chamar Laura, mas meu nome é Patrícia então escolher outro nome com a mesma inicial é difícil. Até porque os nomes que mais gosto são da letra L. Fui dar uma vista de olhos na lista de nomes aprovados. Então minha sincera escolha é Priscilla, nome que gosto muito e Plácida. É um nome diferente, gostei.

    ResponderExcluir
  6. Nunca me identifiquei muito com Susana e por muitos anos me quis chamar de Mariana.
    Hoje em dia ficaria com Helena ou qualquer nome internacional com diminutivos que aprecie (sim, adoro diminutivos).
    Sei que não gostaria de ter um nome demasiado invulgar...gosto de nomes conhecidos e de facil pronuncia aqui e no estrangeiro, embora não demasiado popular. Sei que Helena é super popular no Brasil mas eu vivo em Portugal, onde não é popular, portanto seria essa a minha escolha se fosse me auto-nomear.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena atualmente não é popular entre as crianças portuguesas, mas entre as mulheres portuguesas é extremamente popular! Inúmeras mulheres que eu conheço, em Portugal, na faixa dos 40 anos chamam-se Helena!

      Luciana

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Percebi agora que tem que ser com a mesma inicial hahahaha
    Assim complica! Não sou muito fã de nomes com S.
    Talvez Safira, que por acaso gosto muito mas não me vejo usando esse nome. Samira também seria um nome que aprecio. Sara, outro, embora não goste assim tanto mas é ok.
    Mas pensando bem, se fosse escolher um nome que acho que combina com a minha personalidade, seria Letícia e não Helena nem nomes com S...mas aí já é fugir da brincadeira :p

    ResponderExcluir
  9. Na verdade, adoro Pedro. Queria muito ter esse nome do meu avô. Mas também gosto muito de Guilherme, então se fosse para mudar com a mesma inicial seria esse o nome escolhido (Não que não goste do meu nome, adoro Gustavo). rsrs

    ResponderExcluir
  10. Interessante de se pensar sobre o assunto e muito, muito difícil de escolher. Gosto de muitos nomes iniciado com A, mas entre gostar e se auto nomear é uma longa distância na minha opinião. Gosto muito de Anabela, mas o filme de terror Anabele estragou o nome além de ser um nome de sapato. Acho uma pena, mas o nome é lindo.
    Anastácia é um nome MARAVILHOSO, raro, internacional, longo, mas ainda assim fica no quase lá.
    Aldara é uma explosão de beleza;
    Anahi é mais um nome indígena que gosto bastante;
    Andressa.. ananda, amanda... Analice... todos muito lindos.... Mas acho que fico, por minha própria surpresa, com ANA. simplesmente Ana

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto muito do meu nome, não consigo pensar em nenhum com R que eu acharia legal kkk, mas com outras letras eu gosto de Gabriel.

    ResponderExcluir
  12. Eu aprendi a amar meu nome depois de um tempo. Quando eu era criança, queria muito mudar meu nome, mas quando cresci percebi o quanto de história ele tem ❤❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca pensei em outro nome que não o meu, gosto imenso da maneira como se escreve e adoro ver a dificuldade da pronúncia por parte das pessoas no Brasil. A maioria diz errado e eu acho engraçado. Mas, para a brincadeira proposta eu escolheria Luiza por causa da música do Tom Jobim. Não combina comigo, mas a música e maravilhosa. rs

    bacio e bom domingo

    ResponderExcluir
  14. Que post legal! Eu já tive uma época de não gostar do meu nome, achava muito comum e sem graça. Hoje eu gosto bastante e não trocaria não. Mas gostei da proposta e de imediato já veio o nome que eu trocaria, mantendo a mesma inicial: Júlia. E um nome curto e simples, do jeito que eu gosto. E é bastante parecido com o meu, Juliana. Se fosse com qualquer letra inicial teriam outras opções, mas mesmo assim Julia ainda estaria entre elas porque é um dos meus nomes favoritos.

    ResponderExcluir
  15. Post interessante pois não consigo mais me ver com outro nome .. da mesma inicial ( L) difícil achar um que eu quisesse ter como nome próprio! Mas eu já quis me chamar Isabella ou então já quis que meu nome fosse composto ( Ana Leticia ou Maria Leticia )

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Nossa eu fui lendo e já sabia a resposta. Se não tivesse o critério da letra igual à do meu nome, seria com M o meu escolhido. Mas, acho que se eu precisasse trocar Renata por outro nome com R, seria Rebeca. Eu gosto de como o nome soa, da escrita e de como apesar de ser um nome um tanto quanto comum, não chega a ter tanta gente com ele. Eu mesma conheci muito poucas Rebecas na vida. Mesmo o significado de dom de cativar os outros não sendo muito 'eu', ehehe, gosto muito do nome!
    Quando eu nasci Renata não deveria estar muito em alta, porque eu nunca fui de ter muitas xarás na Escola. Só na faculdade que isso veio a acontecer mesmo.
    Adorei a proposta do post! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  17. Desafio interessante! Eu talvez optasse por Alícia, é muito feminino e internacional sem ser tão usado como Alice.

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto do meu nome, não é um nome tão comum, ainda mais na Época que nasci. Gosto muito de Alice e Laura... Mas se tivesse que escolher outro com a mesma inicial do meu seria Cecília ou Catarina.

    ResponderExcluir
  19. Meu nome e Ariana. Como judia este nombre e uma bosta, minha nae deve ter tomado muita cachaça brava pra ter me colocado Ariana, nem de aries eu sou. Eu mudaria para Ariela

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é Maria Fernanda, então...se fosse para trocar com um da mesma inicial. Seria Manoela, no caso de Fernanda eu acho que por Flora.

    ResponderExcluir
  21. Eu gosto do meu nome (Lívia) teve um tempo que eu achava sem sal, mas passou, e hj gosto muito dele. Mas se fosse pra trocar, seria para Luna, Lia ou Léa.

    ResponderExcluir
  22. Vou mudar minha resposta rsrs eu mudaria para Ilana kkkk só alteraria uma letra. Acho o significado interessante (árvore).Árvores são símbolos de vida, né? Árvore genealógica...símbolo de força também e de conhecimento (na bíblia tinha a árvore do conhecimento). É um nome que poderia ter um post aqui no blog, pra quando a Patrícia conseguir voltar, beijos!

    ResponderExcluir