quinta-feira, 9 de maio de 2019

Os Escolhidos das Celebridades - Archie


No passado dia 6 de maio nasceu o novo bebé real, o oitavo bisneto da Rainha Isabel II, o sétimo na linha de sucessão ao trono, e o seu nome é Archie Harrison Mountbatten-Windsor. 

Archie é um diminutivo do nome Archibald. Este antropónimo significa genuíno, corajoso

Harrison era originalmente um apelido/sobrenome inglês que significa filho de Harry

Gostei muito da escolha! Archie é muito querido e tem um significado sem dúvida nobre e Harrison é imponente. A composição onomástica, na minha opinião, ficou bastante equilibrada. 

Também apreciam o nome do pequeno duque ou estavam à espera de outra escolha do casal?

Ana Madaíl Carvalho

Fontes Consultadas:
Sapo 24, BTN. 

16 comentários:

  1. Quando vi a notícia do nascimento, fiquei surpresa, pois achei que seria menina rsrs.
    Não gostei muito, pois Archie parece apelido e Harrison, sobrenome (como citado no texto). O interesse é o significado do nome composto: "genuíno filho de Harry". Exatamente o que ele é rsrs
    Vi que uma das apostas para o nome dele era Alexander, que acho muito bonito na pronúncia em inglês.
    Com certeza o nome surpreendeu a todos.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *interessante no lugar de "interesse".

      Excluir
    2. Eu vi as apostas por Alexander, se fossem seguir as apostas, eu torcia por este xD o significado "defensor da humanidade" é lindo! Teria sido uma boa escolha. O composto Archie Harrison, quanto ao significado ficou legal. Sobre Harrison, eu não vejo tanto como sobrenome por causa do Harrison Ford e um autor de direito financeiro se chama Harrison Leite xD
      Eu concordo com você sobre Archie rs

      Excluir
    3. Sobre ser menina, circulou notícias que ela comprou, na época que ela fazia série, eu acho, um relógio e grafou de MM para MM, para quando tivesse uma filha, dai falaram que o nome ia ser Marie. Eu tbm apostava em uma menina kkk
      Por sinal, o bebê não teve o sobrenome dela :/ o que não gostei muito...

      Excluir
    4. É que Harrison, eu lembro do George Harrison rsrs por isso associo com sobrenome

      Excluir
  2. Eu gostei porque fugiram da escolha dos clássicos e dos compostos triplos (que acho desnecessário xD)! Foi uma escolha por nomes até simples, nada de "diferentões" ou modernos, mas que não tinham ainda um personagem de linhagem real como portador. Eu vi alguns comentários jocosos como o do padre Fabio de Mello: https://contigo.uol.com.br/amp/noticias/ultimas/padre-fabio-de-melo-zoa-nome-do-filho-de-principe-harry-e-meghan.phtml
    A liberdade de pensamento é livre, inclusive, para não gostar e criticar, mas quem tem que gostar são os pais.
    Eu achei a escolha até interessante! Confesso que Archie soa meio estranho pra mim, tem cara de apelido, mas gosto do significado! Harrison foi uma auto referência ao pai (já vi pessoas criticarem isso...tipo, meu vizinho tem 4 filhos e todos tem Eduardo no nome, pq o nome dele é Eduardo), mas acho muito bonito e forte. O composto pareceu unir o infantil/ apelido/ descontraído (não sei como adjetivar Archie) + a força e masculinidade de Harrison.
    Acho que a escolha deve influenciar muitos papais americanos e britânicos! Entre os dois, prefiro Harrison. Eu vi agora que Archie foi uma homenagem a Diana, o que fez com que eu gostasse mais do nome: https://www.metrojornal.com.br/entretenimento/2019/05/08/archie-significado-riverdale-bebe-real.html. No fundo, o nome do bebê foi uma homenagem a avó (Diana) e ao pai. Bom ele vai,provavelmente, ser conhecido, pelo mundo todo, apenas como Duque Archie xD se bem que a Meghan usa o segundo nome e não o Rachel que é o primeiro. Admito que eu estava apostando no nome Sean dps que vi uma entrevista do Príncipe Charles, mas gostei do pequeno Archie Harrison 😍 beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome triplo não é tipo uma regra? Como eles não têm sobrenome, eles têm vários nomes.... sempre achei que era assim. Acho que a Meghan e o Harry puderam fugir um pouco disso por conta da posição na linha do trono.

      Excluir
    2. Eu não sabia que era uma regra XD, então, no sobrenome do Archie, eles utilizaram o sobrenome "Mountbatten" (ao invés de Wales, que o Harry usa... o que tbm foi uma novidade, sendo uma homenagem ao avô) - daí eu pensei que tivessem vários sobrenomes (eu lembro do Wales e do Windsor né rs - daí já não entendo muito kkk). Sim, eles tem mais liberdade para inovar (e gosto disso XD), eu acho que o Harry é o 6.º na linha de sucessão! :D quero só ver se vão passar uma temporada na África mesmo depois que o pequeno nasceu!
      Sobre o sobrenome, eu li essa matéria aqui: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/08/actualidad/1557303303_919870.html

      Excluir
    3. No fundo, o nome do pequeno homenageou a família né (pai, avó, bisavô...só achei chato não ter o sobrenome da Meghan rs), (até na escolha dos sobrenomes) e sem precisar utilizar propriamente dos nomes, como apostavam em Arthur, Phillip, Edward, Alexander, James, Harry (como o William fez) - achei isso muito bem sacado por parte da Meghan e do Harry! Foi genial viu XD

      Excluir
    4. https://revistamarieclaire.globo.com/amp/Celebridades/noticia/2019/05/bebe-real-recebeu-nome-do-gato-de-estimacao-de-megan-markle-diz-jornal.html

      Será que é verdade? Homenagem ao gatinho e ao desenho de infância? ^-^ achei até fofo kk

      Excluir
  3. Que nome lindo!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber qual o nome correspondente em português? 🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que Archie/ Archibald não tem uma correspondência em português. Eu tentei pesquisar e não achei pelo menos kkk
      Harry, eu acho que é Henrique/Haroldo em inglês. Aqui seria algo como Archie Henrique Filho (mas aqui o popular é o uso do Júnior ne xD)

      Excluir
    2. A versão em português de Archibald é Arquibaldo. Archie é o apelido de Archibald que entre os anglófonos ganhou status de nome próprio (em português seria Arqui). Harry é a forma medieval inglesa de Henry, em português Henrique. Na atualidade Harry tb é usado como apelido, tanto para como para Henry como para Harold. O nome verdadeiro do príncipe Harry é Henry, Harry é apelido.

      Excluir
    3. Arquibaldo e Arqui são beeeem estranhos .__., acho difícil alguém adotar esses nomes no Brasil, mas tem gosto para tudo, acho Archie bem "melhor" (apesar de lembra Atchim, o Padre Fábio de Mello fez piada justamente nesse sentido...falando que parecia "remédio para resfriado" e o outro moço disse que o nome foi "Mega Zebra"), existem nomes que ficam melhores em determinada língua, como é o caso de Charlotte, que é bem melhor (mil vezes) que Carlota (que lembra bolota)...nome com final "baldo", eu só lembrei de Teobaldo mesmo (que eu acho feio por sinal, mas gosto de Teo...minha avó zoava um senhor com esse nome chamando de "teu balde"...logo "bald" pra mim é super esquisito e muito zoado, mas adorava o nome BalTo, por causa de um desenho da infância)... Arqui parece diminutivo de Arquimedes (esse Archie ficou na minha cabeça desde quando eles divulgaram o nome, mas não estava captando a referência e só fui lembrar agora...eu estava associando ao universo medieval e a alguma coisa a ver com Merlin e tal kkk nada a ver kkk, mas parece nome de um alquimista né)...Joguei no querido google e vi que Arquimedes escreve Archimedes em inglês (https://en.wikipedia.org/wiki/Archimedes)...a partícula "Arch" deve ser comum aos dois nomes (Archibald e Archimedes) (?), olha se a referência de Archie/Arqui fosse Arquimedes, eu consideraria bem mais legal (salvo engano, o significado tbm é bem legal). Eu gosto de nomes gregos e dos filósofos tbm...Archie/Archibald tbm lembra architet (arquiteto), mas aí já acho que não deve a mesma origem né (não sei)... não sabia que o nome do Harry era Henry, pq sempre disse Harry (eu prefiro muito mais Harry a Henry aliás) XD

      Excluir
    4. Pensei em ArquiObaldo, mas de qualquer forma é bem estranho aos ouvidos. Gostei da quebra de padrão da realeza, essa moça é bem ..... rebelde. rs
      Archie lembra Ritchie bem... anglófono. rs e vai de vento em pôpa a tendência de encurtar os nomes.
      Quanto à Harrison, gostei mais. Um primo George, outro Harrison, enfim... falta Paul, Jonh e Ringo. :P

      Excluir