segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Florise & Florelle - Atendendo a Pedidos


Quantos são os antropônimos que podem desabrochar em nosso jardim de nomes?  Tantos que até podem nos surpreender! FloriseFlorelle foram novas descobertas apresentadas pela primeira vez no post Nomes Derivados de Flor. Com tanta beleza e delicadeza, tenho certeza que floresceram no coração de muitos de nossos leitores (assim como floresceram no meu!).

Florise & Florelle são variações de Flora, nome que vem do latim Florus e, como já devem imaginar, significa flor. Na mitologia romana Flora é a deusa da primavera, o que dá um sentido ainda mais bucólico aos nomes.

Florise & Florelle têm ainda uma pitada de toque francês: Florise, na língua francesa, é também a forma feminina de Floris, a versão holandesa de Florêncio; já Florelle é o nome artístico de Odette Rousseau (1898-1974), uma importante atriz e cantora francesa.

Infelizmente não encontrei registros recentes e nem antigos de nenhum dos dois nomes quer em nossos países, quer em outros países pelo mundo. São raridades ainda desconhecidas pela maioria da população.

Florise & Florelle são exclusivas e doces opções para os fãs de nomes floridos!

Acho os dois nomes graciosos e poderia usar Florelle, ele me lembra muito o italiano Fiorella, um de meus nomes preferidos. E vocês, que opinião têm sobre Florise & Florelle?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Think Baby Name, Wikipédia.

26 comentários:

  1. Eu amo nomes com a letra F *-* e quando remetem ao mundo perfumado e romântico das flores melhor ainda! Acho o nome Flora muito bonito (e super positivo na numerologia cabalística). Eu acho um nome de pronúncia forte, marcante, msm que remeta a algo tão delicado . Quando vi "Florise" eu lembrei do post sobre Cerise, que eu gostei bastante! Acho a terminação "rise" bonita, elegante e, sobretudo, suave e delicada, sobre essa terminação já vi um nome próprio parecido, Risa. Também achei Florelle lindo, elegante e suave - eu até que prefiro a "Fiorela", para evitar o "fio (r) ela", mas tbm gosto de Fiorela, só não usaria aqui no Brasil. Acho que em ambos os casos, a doce menina iria ser chamada carinhosamente de "Flor". Gostei do fato de ser um nome praticamente exclusivo! É uma ótima escolha para as futuras mamães! Parabéns pelo post! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei da relação Florise e Cerise. Também gosto bastante de Cerise. E adiciono o nome Denise. Um trio de nomes delicados e românticos, a meu ver.

      Excluir
    2. Verdade! Tinha esquecido de Denise! É um trio muito delicado, vc tem toda razão!!! :) ~ percebi que gosto de nomes com o final "ise" - são uma gracinha!

      Excluir
  2. Sou romântica e gosto de flores, mas em se tratando de nomes próprios, achei esses nomes um pouco floreados demais para o meu gosto rsrs. Prefiro nomes como Rosana, Amarílis ou Daisy.

    ResponderExcluir
  3. Como vc citou que Florelle era o nome artístico de Odette Rousseau...eu pedi no dia 3 no post “Top 20 Oficial Portugal-2018”, Odette e Odile (inspirada no ballet “O lago dos cisnes”). Como ninguém respondeu meu comentário, não sei se vcs viram, então estou pedindo de novo rsrs, mas serei paciente, pois sei que tem muitos pedidos na frente já. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mil desculpas Ivana, devo ter me perdido no meio dos pedidos e acabei pulando sua resposta. Nós vimos sim, fique tranquila, pode ser que demore um pouco pra ir ao ar mas falaremos logo que possível sobre Odette e Odile. Bjs e obrigada pela participação! 😘💗

      Excluir
    2. Eu pedi um post sobre Iran/Yran quase no finalzinho do ano passado lembram ?

      Excluir
    3. Sim Lucas, lembro e eu respondi dizendo que já tínhamos publicado o post sobre Iran, acho que vc não deve ter visto essa resposta. O post sobre Iran é esse:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/03/iran-eran.html?m=1

      Excluir
    4. Tudo bem, Patrícia. Imaginei isso mesmo, mas resolvi confirmar. 😘

      Excluir
  4. Eu gosto de nomes curto suaves ao ouvindo, por isso o que mais gostei dos que você citou foi flora. Florise e florelle sem dúvidas são nomes que não me atraí, são longos. Mas é uma boa sugestão para quem gosta de flores xD se um dia eu ter uma filha quero lhe chamar de Íris.

    https://www.luartico.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei esses nomes, são tão lindos e delicados, Florelle ganhou meu coração, e também gostei por serem praticamente exclusivos. Seria uma opção linda para gêmeas.
    Beijos.

    https://gatinhadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Vi o nome Florise em um outdoor e adorei. Grudou na mente. Diferente, doce, suave e florido, ousaria até a dizer... colorido! Pq não? Isso um nome colorido! Facilmente associo a alegria das flores ao nome Florise.
    Tomei consciência de Florelle agora, acho que prefiro Florella, mas não me chamou a atenção tanto quanto Florise.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu simplesmente amo nomes com essa pegada! Nos instigam à uma certa alegria interior, não acha? Você sempre caprichando, hein? Feliz 2019!!!!

    ResponderExcluir
  8. aaaaah, que post lindo <3 São nomes tão simples e tão singelos. São nomes que emanam uma energia tão boa, sabe? Já da até vontade de ter filhos, hahaha

    Post maravilhoso. Beijos <3

    ResponderExcluir
  9. Gostei demais das sugestões de nome, e Florelle acabou me chamando mais atenção, talvez pelo final lembrar meu nome

    ResponderExcluir
  10. Que nomes diferentes e simplesmente lindos! Eu adorei demais, não conhecia nenhum destes nomes, mas gostei bastante e também gostei dos significados e saber que é um nome raro por aqui é melhor ainda!

    ResponderExcluir
  11. Esses nomes cabem bem em pessoas delicadas, pois os nomes também mostram essa delicadeza toda. Belos, leves e coloridos, essas derivações de flores, caíram bem na hora de passá-las para nomes próprios. Flora, me faz lembras daquela personagem interpretada por Patrícia Pilar.

    ResponderExcluir
  12. Seu post é bem original! Florise é o meu favorito!

    ResponderExcluir
  13. Colocaria Florise em uma filha. Aliás, não sei se já comentei aqui,mas escolhi o nome do meu filho graças a seu blog. Não tinha ideia de nome de menino até que vi aqui no blog o nome Rael e amei. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro que vc comentou sobre isso sim July e nós aqui do blog ficamos muito felizes 😊 É gratificante saber que contribuímos de alguma forma para sua escolha 💕 Rael é um nome muito bonito!

      Excluir
  14. Realmente não conheço ninguém com esses nomes e realmente achei lindos e delicados. É muito românticos também. Amei forte!

    Bjão,
    Diego | www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  15. Entre as duas opções de nomes prefiro Florise, achei bonito o nome. Florelle não me agradou muito pq me remete aquela novela antiga "floribella"

    ResponderExcluir
  16. Apesar de ter uma queda por flora, nesse caso, achei bonito a pronúncia dos nomes. Eu adoro flores e o segundo até combina com meu nome. Mas eu sempre achei que nomes com mais de 3 silabas ja se tornam meio cansativos. Ai pode colocar um nome composto. De qualquer forma, é uma boa indicação por ainda ser raro e pouco usado.

    ResponderExcluir
  17. Patrícia,
    Adoro as pesquisas que você faz, deixa seu post muito interessante. Eu gosto de alguns nomes que são derivados de flores. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Patrícia! Acho que esses foram os nomes mais diferentes que já vi por aqui. E eu gostei. Justamente por gostar muito de flores e eles me remeterem a elas. Acho que se tivesse que escolher um dos dois, Florelle foi o que ganhou meu coração. Adorei. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir