sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Akari- Atendendo a Pedidos




Quando li o pedido para escrever sobre Akari pensei que fosse um nome masculino, não sei porquê, talvez me lembrasse um outro nome parecido de menino ou então foi mesmo a sua sonoridade. Dessa maneira foi uma surpresa descobrir que é um nome feminino. Depois da primeira impressão ser de estranheza, achei que realmente Akari fica maravilhoso numa menina!

Akari é portanto um nome feminino japonês.

Do japonês 明 (aka) que significa brilhante ou 朱 (aka) que significa "vermilion red" ou seja vermelho vermelhão,  combinado com 里 (ri) que significa aldeia ou 莉 (ri) que significa jasmim branco. Akari é um nome então associado à cores, à cor vermelha. Eu adoro a cor vermelha por isso adorei os significados.

No Japão, Akari é um nome relativamente comum, sendo o nome de várias celebridades como por exemplo:

  • Akari Asahina - atriz e modelo japonesa;
  • Akari Endo - atriz dominicana-japonesa;
  • Akari Hayami - celebridade japonesa, cantora, atriz e modelo;
  • Akari Ogata - judoca japonesa;
  • Akari Oumi - jogadora de vôlei japonesa.

Entre muitas outras, assim como é nome de diversas personagens famosas no país.

Akari é um nome praticamente exclusivo do Japão, não consta sequer nos rankings de outros países, infelizmente. E como é fácil de imaginar o mesmo acontece em Portugal e no Brasil. Se o que procuram é um nome exclusivo, delicado e exótico Akari é um nome perfeito.

A sua grafia e sonoridade simples tornam o nome internacional, mas talvez seja um pouco "diferente" demais para a maioria das pessoas.

Para quem gosta da cultura japonesa Akari é irresistível porque é um dos nomes mais belos e interessantes. Pelo menos eu acho!

A sonoridade é única, diferente do que estamos habituados, e por isso acredito que irá continuar assim, uma raridade.

Eu adorei conhecer este nome, e vocês?

Claudia Barata

Fontes consultadas:
Behind the Name, Wikipédia. 

23 comentários:

  1. Eu amo nomes japoneses! Quase tudo na cultura japonesa me chama atenção! Assisti muito anime na minha adolescência! Meus amigos ainda são super 'otakus'. Eu amei os posts sobre Naomi, Aiko, Maísa e Sora - quarteto fantástico! Agora vem Akari com seus 04 possíveis significados imponentes, mas ao contrário dos outros não acho que seja uma opção para o Brasil, por ser, foneticamente, parecido com "ascari"(que pode prejudicar a menina nas aulas de biologia) e "cárie" (principalmente na linguagem informal "cári"). Acho que o povo aqui nem faz por mal, mas, enfim, quando eu vejo um nome que meus olhos brilham, eu penso sobre ele várias vezes! A exemplo de Alika eu tinha gostado a primeira vista, até que meu noivo disse "alicate".
    Akari é um nome lindo sem dúvidas, mas não usaria por estes motivos. Meninas, eu sei que eu peço muito e sou até chata rs, mas aproveitando a temática japonesa, vocês poderiam falar dos nomes Hinata (significa minha flor preferida: girassol - eu não sei se teria coragem de usar o nome da flor mesmo em uma filha rs) e Yuuna/Iúna (nesta última grafia tbm é indígena - e eu amo esse nome!). Excelente post! Parabéns, Cláudia!!! Começaram o ano arrasando! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos sim Fernanda, mas como estamos com muitos pedidos provavelmente vamos demorar um pouco mais para levá-los ao ar. Mas pode ficar tranquila que eles serão abordados assim que possível.
      Bjs e obrigada pela participação sempre tão assidua🌹😘❤

      Excluir
    2. Obrigado, Patrícia!!!! *---*
      Vocês são nota 1000!!!

      Excluir
  2. adoro nomes japoneses, eu achei esse sinceramente meio estranho, mas qnd vi pensei que fosse feminino mesmo, adoro a cultura de lá, um dia irei conhecer

    ResponderExcluir
  3. Eu também não conhecia o nome. Pela sonoridade acho que combina bem com o feminino e masculino. Adorei conhecer um pouco sobre o significado e os aspectos culturais em seu país de origem. Também acho uma pena não ser utilizado com frequência no restante do mundo.

    ResponderExcluir
  4. Akari soa-me bem tanto para menina como para menino, e já vi em algumas fontes que por vezes também é usado em rapazes.
    É um nome lindo! Adoro nomes japoneses. Usaria.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado por atender ao meu pedido. Akari é um dos meus nomes preferidos.

    ResponderExcluir
  6. Gente do céu a primeira coisa que lembrei foi de Atari aquele vídeo game dos anos 80 😳 😂.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de ver post sobre o nome Irene. Acho tão bonito, meigo e feminimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana nós já publicamos o post sobre Irene

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2015/08/irene.html?m=1

      Excluir
  8. To tentando imaginar a pronuncia correta para esse belo nome, viagem em 3 aqui...
    O significado é muito bonito mesmo, tbm adoro vermelho 😃

    www.meloleticia.ml

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar nesse nome de Akari.
    Mas gosto muito de nomes diferentes e amei esse.

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá! É gratificante poder obter estas informações sobre a cultura japonesa,estre outras através de suas postagens.
    Akari era um nome desconhecido para mim até o momento,é realmente um nome bonito e com um significado deslumbrante.
    Adorei conhecer este nome.Belíssima postagem.Bjss

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Esse nome é bem diferente,ainda mais pra nós brasileiros. Eu gostei dos significado dele. Além de ser lindo o nome neh. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Akari é um nome lindo! Com certeza usaria se tivesse uma filha, ou um pet haha ♡

    ResponderExcluir
  14. É a primeira vez que vejo esse nome, porém, assim como você gostei muito dos significados. Logo imaginei que fosse um nome japonês. Através do seu blog tenho a oportunidade de conhecer muitos nomes diferentes e seus significados.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Nunca tinha ouvido falar nesse nome de Akari.
    Mas gosto muito de nomes diferentes e amei esse, se um dia tiver uma filha acho que irie colocar esse nome

    ResponderExcluir
  16. Também adorei conhecer esse nome! Achei bem bonito :)

    ResponderExcluir
  17. Akari é realmente um nome lindo, eu sempre gostei,é leve, delicado e simples, e me lembra a "Hikari" que significa luz.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho um carinho enorme por nomes japoneses pois amo essa cultura. Este nome eu nao tinha ouvido falar ainda. Tbm pensei ser masculino.Gostei do significado.Traga mais nomes japoneses, por gentileza? Estou amando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos um que vai sair em breve, mas iremos tentar fazer mais. 😉

      Excluir