sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Nomes Derivados de Maria


Maria, o clássico dos clássicos! Sendo tão popular pelo mundo, não é difícil imaginar que muitas derivações surgiriam, afinal um quando um nome atinge grande patamar de expansão é natural o aparecimento de novos nomes a partir da mesma base. Maria é extremamente conhecido, seja na versão em português, seja versionado em outros idiomas (Mary, Marie, por exemplo). Nossa publicação de hoje apresenta os nomes derivados de Maria presentes em nossos países e também em outras partes do globo. Se é que podemos falar assim, esses seriam os chamados filhos de Maria!

  • Maia*
  • Maíra*
  • Manon
  • Mariah
  • Marian
  • Mariana
  • Mariele
  • Marien
  • Marietta
  • Marília
  • Marilyn
  • Marion
  • Marita*
  • Maritza
  • Mayra*
  • Mia
  • Míriam
  • Mitzi
  • Moira
  • Molly
*Nomes com outras possibilidades de origem

Qual são os seus preferidos? Os meus são Maia, Maíra e Marion!

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Behind the Name, Babynamespedia e O Blog dos Nomes 

31 comentários:

  1. Meus preferidos são: Maia (eu prefiro com "y", para não ficar tão parecido com o sobrenome), Marília e Mariana (apesar de super popular). A título de curiosidade, eu estudei na infância com uma menina chamada Moira e meus irmãos tem uma prima por parte de pai chamada Mariah (eu sempre tive problemas com o "h", ora mudo, ora com som de "r" e agora fazendo o papel do acento agudo...prefiro Mariá escrito assim rs) Gosto do nome Maíra tbm, mas lembro de algum lugar que Maíra significava "branca estrangeira". Minha professora tinha esse nome! Acho bonito, lembra Maysa, que tbm gosto mto!
    Acho que em países de língua inglesa há uma tendência de se colocar nomes com final "lly" como Molly,Poppy, Holly, Polly e Lilly.
    Ah, tbm gosto de Maria e Marie, mas em nomes compostos, sozinhos não me chamam muita atenção ^^
    Parabéns pelo post!
    Beijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maíra (ou se preferir Maira), além da ligação com Maria tem tb vários outros significados e origens, entre eles está a indígena e, nesse caso, realmente significa "estrangeira". Maya, nessa grafia, não tem ligação com Maria, apenas Maia tem (é sua forma basca).
      Bjs Fernanda, obrigada! 💗😊💋

      Excluir
    2. Ah, neste post tem mais informações

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2017/05/maia-maya-atendendo-pedidos.html?m=1

      Excluir
    3. Ahhh entendi!! É que minha mãe tem um amigo e ela só o chama pelo sobrenome: Maia! Daí, eu sempre vi este nome como um sobrenome xD . Gostei de saber da origem basca! Eu acho lindo o nome Maíra (prefiro com o acento *-*) e gosto tbm por remeter a cultura indígena! Eu vou ver o post sobre Maia/Maya (eu amo esse nome, pena estar tão popular)! Obrigado, Patrícia!!! :DD

      Excluir
    4. Quando eu falei dos nomes com "lly" eu dei uma escorregada e falei "Poppy" (Papoula)...Eu fui no embalo dos nomes terminados com "y" e que são parecidos por possuírem a primeira vogal com a letra "o" rsrs. Desculpa o deslize! rs

      Excluir
  2. Gosto muito de Maria,pois é o nome de Nossa Senhora, a Santa Maria Mae de Deus. Era também o nome da minha saudosa avó materna (Maria Conceição). Dos derivados gosto mais de Mariah, Mariana e simpatizo com Míriam e Marília. Acho bonito Marion para países de língua francesa e Marilyn para países de língua inglesa. Abraços e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Lembrei agora...Marian também é variação de Maria, né? Vi na internet que é variação de Marion...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por falar em Marian, eu lembrei do filme Robin Hood, da Disney, em que tinha a Lady Marian (é um nome lindo e como eu amo essa animação da Disney *-*)! Bem lembrado, Ivana! :DD

      Excluir
    2. Foi dela mesmo que lembrei rsrs

      Excluir
  4. Oie!!

    Maria sem dúvida é meu nome favorito! Amo!
    Achei lindas as variações e minhas favoritas são Maia, Mariana e Marion.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Adoro Mariana, mesmo com toda a popularidade acho muito charmoso! Gosto de Marion e acho Marieta interessante.

    ResponderExcluir
  6. Sim realmente um clássico! Um nome que nunca sai de moda. O meu preferido é Mariah.

    ResponderExcluir
  7. Maria é um nome realmente muito bonito, gosto da simplicidade do nome. Também gosto bastante da versão Marie. Quanto ao derivados tem vários nomes bonitos e que me agradam. Gostei principalmente de Mia, Moira e Molly.

    ResponderExcluir
  8. Me chamo Mariana e amo o fato de meu nome ser derivado de Maria 💗
    Poderia falar sobre o nome Tiê ? Eo nome de uma cantora e também de uma especes de passarinho

    ResponderExcluir
  9. sou uma das centenas de milhares de Marias nesse mundão e não gosto nadinha... Mas os derivados: Marília (talvez o nome mais romântico que exista), Maíra (por ser indígena também) e Mariele são uma graça.
    Simpatizo com Míriam e a popularidade de Mariana tirou o brilho dele, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  10. Maria combina com quase todos os outros nomes para se tornar um nome composto. É um nome simples, mas famoso. Maíra é o meu derivado predileto, acho esse nome a cara de pessoas intelectuais.

    ResponderExcluir
  11. Algumas variações me surpreenderam bastante. Tem muitos nomes eu nunca pensei como variação de Maria. Desses, o que eu mais gostei foi Mia. Acho um nome muito fofo

    ResponderExcluir
  12. Nossa, alguns eu gosto bastante, mas lhe confesso que não me passou pela mente essa questão de derivação e agora até ficou obvio como Mariana (nome de minha prima e de algumas amigas) mas para mim era Mariana mesmo, sem derivação. rs
    Moira é outro que eu jamais imaginei como Maria ou Mirian. aff
    Gostei, mas ainda estou boquiaberta.

    bacio

    ResponderExcluir
  13. E se for um rapaz como pode ser o nome?
    Lembrando que o nome deve ser derivado de Maria.

    ResponderExcluir
  14. O meu favorito é Marília e será o nome da minha primeira filha.

    ResponderExcluir
  15. E Mara? Não foi citado!

    ResponderExcluir
  16. Que tal, Marina ou Marisa, tb

    ResponderExcluir
  17. O nome Mara não foi mencionado.

    ResponderExcluir