segunda-feira, 27 de julho de 2015

Mariana


Considero Mariana um nome leve, harmonioso e cheio de classe. Apesar de ser um nome muito usado (extremamente popular, até, tanto no Brasil como em Portugal), Mariana não perde a sua beleza natural.

Mariana significa "senhora soberana cheia de graça", por via da junção dos nomes Maria e Ana (para saber mais sobre cada um dos nomes, clique em cada um dos links)! Sim, na verdade, Mariana pode ser simplesmente a combinação desses dois nomes. No entanto, outras teorias etimológicas dizem-nos que Mariana pode ser o feminino de Mariano , que é um nome de origem romana e que está ligado a Marte, o Deus Romano da Guerra. Nesse sentido, Mariana está associado a muitos outros nomes como Marcela, Márcia, ou até mesmo Martina. Qualquer um destes poderia ser uma alternativa interessante a Mariana, que já é muito popular.

Mariana é um nome muito antigo, recordemo-nos que em Portugal tivemos, inclusive, uma rainha chamada Mariana Victória (1718-1781). Mas, mais do que antigo, Mariana é um nome intemporal e internacional pois é utilizado em vários países e tem sido usado de forma constante em Portugal durante o século XX. Recentemente, nasceram 1330 meninas com este nome em 2014, colocando-o no 5º lugar do ranking, No ano seguinte foram registadas 1205, conquistando o 6º lugar dos nomes mais utilizados em Portugal.

No Brasil, o interesse pelo nome começou na década de 70, sendo que atualmente estima-se que existam cerca de 380 mil Marianas no país. Hoje, Mariana está entre os nomes mais usados entre as brasileiras e não será errado dizer que marcará estas gerações que chegam até nós. Em 2015 era o 16º nome mais usado do país, sabendo-se também que só no estado de São Paulo nasceram 2755 meninas com este nome!

Mariana é um nome de fascínio inegável nos nossos países.
Usá-lo-iam apesar de tão popular?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia (Mariana Victória)

22 comentários:

  1. não. Acho chatissimo, sem sal nenhum, ainda bem que a moda já passou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu nome é sem sal também.

      Excluir
    2. Meu nome é Mariana em homenagem a minha bisa vó que tbm se chamava assim, tenho mto orgulho do meu nome é ninguém faz eu mudar de ideia, se o nome é popular significa que é bonito,se fosse um nome tão sem sal como vcs falam então pq que ele é tão usado??

      Excluir
    3. Comcordo, também acho Mariana bem sem sal.

      Excluir
  2. Acho um nome muito bonito, clássico e romântico, no mesmo estilo de Carolina, por expl. Só não o usaria pq é muito popular, muito corriqueiro, e isso, infelizmente, o torna um pouco comum demais, corriqueiro e deixa sua beleza ofuscada.

    ResponderExcluir
  3. Até simpatizo mas que não me diz muito. Quando o ouço penso logo na vulgaridade e na popularidade deste nome.
    É dos poucos nomes terminados em -ana que suporto!

    ResponderExcluir
  4. detesto. Já de mim detesto nomes terminados em -ana; mas acho que Mariana é mesmo o pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a ver se você não. Gosta de ana porque você está vendo o significado de mariana em

      Excluir
  5. Gosto, mas não usaria porque há muitas ao meu redor.

    ResponderExcluir
  6. Um dos populares que mais amo. Mariana fica quase no topo de uma lista secreta chamada "desejo que se torne menos comum" hahaha. Lindo nome, lindo significado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase que me chamo Cecília hahahaha ainda bem que sou Mariana , tem mais a ver comigo! 😅

      Excluir
  7. Não gosto nada! É enjoado e sem graça.

    ResponderExcluir
  8. Não usava. Não é um nome que aprecie. Conheci muitas Marianas ao longo do tempo e dá-me a sensação de que uma Mariana nascida hoje é só "mais uma", o que acho um pouco triste.

    ResponderExcluir
  9. Gente, gosto muito de vos ler! É um trabalho incrível e tenho aprendido coisas que nunca pensaria com as vossas postagens. Mas às vezes fico triste ao ver que nomes como Mariana ou Daniel (os nomes de meus filhos) são muito incompletos ao lado de outros textos. Não dava pra fazer uma repostagem desses dois com mais informação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara leitora,

      Procedemos às alterações que considerámos que fossem ao encontro do seu pedido. Esperemos que a informação faça sentido para si e nos continue a visitar!

      P'la Equipa do Blog dos Nomes,
      Joana Recharte

      Excluir
  10. Uma das origens do nome Mariana é ser "de Maria". Como Luterana, de Lutero.

    ResponderExcluir
  11. Meu nome e Mariana
    Mistura do nome dos meus pais
    Marcone e Damiana
    Mar Iana 🤭 amo meu nome, e bem raro aqui onde moro ❤

    ResponderExcluir
  12. Eu acho Mariana um nome lindo! Estava na minha lista mas infelizmente uma pessoa que eu não simpatizo pegou pra filha dela.

    ResponderExcluir