domingo, 26 de julho de 2015

Evangeline & Evangelina


Hoje falo-vos de um nome que adoro e outro nome do qual não sou grande fã: respetivamente Evangeline e Evangelina. Não sendo assumidamente grande fã da terminação -ina, Evangelina nunca fez os meus olhos reluzirem, porém Evangeline, trocando a terminação por -ine, é um dos nomes longos que mais aprecio. Deparei-me com este nome quando assistia à Princesa e o Sapo, filme da Disney, em que um pirilampo era apaixonado por Evangeline, nada mais, nada menos do que uma estrela, o que me fez gostar ainda mais do nome, e render-me à sua beleza.

Evangeline significa "boas notícias", e provém do grego ευ (bom) e αγγελμα (notícias, mensagens). Evangelina é um derivação espanhola e portuguesa deste nome. Os possíveis primeiros registos deste nome foi num poema épico de Henry Wadsworth Longfellow intitulado "Evangeline", de 1847.

Como outras referências destes nomes temos:
  • (Nicole) Evangeline Lilly - atriz, modelo e escritora canadiana;
  • Evangeline Duy - atriz norte-americana;
  • Evangelina Anderson - mulher do jogador de futebol Martin Demichelis, considerada uma das mulher mais belas da Argentina.
  • Evangelina Carrozzo - modelo, atriz e bailarina argentina.
Evangeline, tanto em Portugal como no Brasil, por ser a versão mais internacional deste nome, não obteve muitos registos em bebés nos últimos anos. pelos menos, com a informação que obtemos, houve apenas uma Evangeline em 2014 em Portugal. Aqui também nasceu uma Evangelina em 2013, sendo ele um nome mais clássico e português, para quem não consegue utilizar a versão Evangeline por considerar demasiado estrangeiro. Apesar da carga católica que este nome aparenta apresentar acho perfeitamente usável, e se porventura a criança quando crescer não gostar do nome, por ser demasiado diferente, tem sempre a alternativa Eva, diminutivo deste nome.

Qual é a vossa versão favorita deste nome?

11 comentários:

  1. Gosto bem mais de Evangeline do que Evangelina

    ResponderExcluir
  2. Prefiro Evangeline, acho mais meigo, mais suave e difere de Angelina, nome já bem conhecido por brasileiros e portugueses. Evangelina é parecido demais com Angelina, e entre os dois prefiro Angelina.

    ResponderExcluir
  3. Prefiro Evangelina, por ser mais português. Adoro a terminação -ina.

    ResponderExcluir
  4. Prefiro Evangelina, por ser mais português. Adoro a terminação -ina.

    ResponderExcluir
  5. gosto mais de Evangelina pela mesma razão da Pilar. Acho um nome lindo, chique, digno de uma rainha, com varias opções de diminutivos

    ResponderExcluir
  6. Adoro Eva e adoro Angelina! Usava qualquer um dos dois sem piscar os olhos, no entanto, Evangelina a mim parece-me bem mais pesado e com uma conotação religiosa muito proeminente. Evangeline parece tornar o nome bem mais leve e a Evangeline Lilly é uma excelente referência, que o torna muito interessante para mim. Porém, tendo a concordar com a Pilar e com a Alessandra, a -ina é mais nossa e por isso tem o meu carinho.

    ResponderExcluir
  7. Eu me chamo Evangeliny!!! Porq brasileiro adora um Y !!! ����

    ResponderExcluir
  8. Passei a gostar depois da atriz que fez a Hope no filme do homem formiga (a primeira citada no texto). Gosto da terminação "ine" que tem o dom de tirar a aspereza de alguns nomes (Josefina- Josefine /Justina-Justine/ Delfina-Delphine/ Evangelina-Evangeline)...acho que a pronúncia fica mais angelical, mas Evangelina não é ruim, só prefiro Evangeline. O nome é bem angelical e formaria um bom par com Angelina ou Angelique ^^

    ResponderExcluir
  9. Olá! Sou Evangelina e amo meu nome, principalmente porque vem de outras gerações de minha família!

    ResponderExcluir