sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Ivana - Atendendo a Pedidos


Ivana é a versão feminina de Ivan, a forma russa de João, nome de origem hebraica que significa graça de Deus. Ivana é, então, o equivalente russo de Joana. Apesar da origem eslava de Ivan, este já está completamente inserido na nossa cultura (parece até um nome que veio da língua portuguesa, não?), mas Ivana é muito menos frequente e talvez por isso ainda apresente a originalidade perdida de sua versão masculina.

Ivan foi um nome de destaque entre a realeza russa, sendo o nome de seis governantes, incluindo Ivan III, o Grande, (no século XV), e Ivan IV, o Terrível, (no século XVI), o primeiro czar da Rússia. Também foi suportado por nove imperadores da Búlgaria. Sua versão feminina foi largamente disseminada entre os povos eslavos e ainda hoje é uma escolha popular em países como Bulgária e Eslovênia. Ivanna é a grafia adotada na Ucrânia.

Diminutivos: Iva, Ivanka, Ivka, Vana

Variantes: IvaniIvany, Ivânia

Nome Relacionado: Vânia

Outros Idiomas: Joana (português), Jeanne (francês), Giovanna (italiano), Joan (inglês), Juana (espanhol), Johanna (alemão), Ioanna (grego), Iohanna (latim bíblico).

É de se fazer notar a presença no cenário mundial de Ivanka Trump, filha do presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Curiosamente a mãe de Ivanka se chama Ivana, ou seja, mãe e filha têm praticamente o mesmo nome.

Ivana é muito mais popular entre os povos eslavos do que em âmbito global, mas sua presença é significativa no Brasil. Podemos dizer que se encaixa no grupo dos nomes conhecidos mas pouco usados. Segundo o IBGE sua frequência entre as brasileiras é de 24.212 pessoas, a maioria nascida na década de 1960 na região norte/nordeste (principalmente na Bahia). Ainda assim sua presença está longe da de Ivan (131.234). Há também a frequência de 201 Ivannas. Está um pouco esquecido pelos pais de hoje, no ano passado foi registrado apenas 3 vezes no estado de São Paulo (com mais 1 registro para Ivanna).

Já em Portugal enquanto Ivan ficou entre os 100 nomes mais registrados de 2016 (82 °lugar, com 46 registros), no mesmo ano Ivana obteve somente 3 registros. É raro encontrarmos uma Ivana portuguesa, já que de 1920 a 1980 o nome angariou tímidos 10 registros no país (entre 1975 a 1979). 

Nos Estados Unidos é estimado que existam 6.107 Ivanas entre a população; seu pico de uso ocorreu em 2010, com 266 nascimentos. Na França seu total é de 1.894 portadoras e a maior parte dos registros se deu em 2001. Podemos notar que são números modestos. Na Espanha também é pouco comum, mas tem um leve destaque nas regiões de Saragoça, Cantábria e na Comunidade Valenciana.

Personalidades:
  • Ivana Abramović - tenista croata;
  • Ivana Baquero - atriz espanhola (intérprete de Ofélia em O Labirinto do Fauno);
  • Ivana Domênico - atriz brasileira;
  • Ivana Miličevič - atriz americana de etnia croata;
  • Ivana Trump - empresária e ex-modelo tcheca-americana.
Na Ficção:
  • Ivana foi vivida pela atriz Carol Duarte na novela A Força do Querer (Rede Globo, 2017).
Dentro da minha concepção pessoal, vejo Ivana como um nome discreto, elegante e um tanto sóbrio. Sua seriedade é equilibrada com seu doce final em ana. Não é floreado demais nem rígido demais, é direto em sua despojada feminilidade. Por que demos tanta atenção a Ivan e nos esquecemos de Ivana? O primo russo de Joana tem muito a nos oferecer! Precisamos nos lembrar mais de Ivana!

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário de Nomes (Nelson Oliver), IBGE, IRN, Le Journal des Femmes, Nameberry, Names Org, Se Llamará, SPIE, Wikipédia.

40 comentários:

  1. O nome é mesmo muito bonito de se ouvir, o significado é ainda mais belo e carrega uma história interessante. Infelizmente é pouco disseminado, mas eu usaria tranquilamente.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um nome pouco usado apesar do belo significado. Conheço somente duas Ivanas. O nome Ivan já é mais utilizado por aqui. Muito interessante o fato do nome ser o equivalente russo de Joana!! Mais um ótimo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com todo texto. Um nome leve, limpo, elegante, feminino, internacional e com um significado muito bonito. Incompreensível o fato de ser raro nos dias de hoje. Talvez precise ser mais divulgado na mídia como vcs estão fazendo. Conheço algumas...
    Pergunto: o nome Ivete é uma variação de Ivana?
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Ivete é a forma feminina do francês Yves. Aqui há mais informações:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2015/06/yves.html?m=1

      Excluir
    2. Na verdade, essa pode se tornar uma boa conversa, ou quem sabe uma ideia de um post... Yves sendo a forma medieval francesa de Ivo que por sua vez é possivelmente o diminutivo de Ivan, que significa João em Russo. Daí envolve as formas femininas todas: Ivete, Ivana, Ivani, Ivonete... (nome da minha mãe e tias) kkk

      Excluir
  4. Eu tenho uma vizinha com o nome de Ivana, só não sei como se escreve, com um n ou dois. Acho a grafia com dois mais bonita. Ivan realmente conheço alguns, parece bem mais comum. Adorei as versões do nome pelo mundo, bem distintas.

    ResponderExcluir
  5. Reza a lenda que o meu nome ia ser Ivana, mas acabou ficando Isa mesmo. hehehe
    Eu não sabia que é o mesmo significado de João... Achei super interessante conhecer mais a respeito deste nome e suas variações.
    Já estou curiosa para saber qual será o próximo nome a ser abordado aqui. <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Vanessa mas tenho pessoas que me chamam de Vany ou Vana. Ja até me perguntaram se eu me chamava Ivana! Lindo nome mesmo e eu gosto de nomes com essa sonoridade.

    ResponderExcluir
  7. bonito o nome e o significado, é um nome forte em sua pronúncia . gostei do post beijokas.

    ResponderExcluir
  8. meu nome é tão sem graça e sem significado kkk mas amo mesmo assim <3

    ResponderExcluir
  9. Ivana e Ivan são nomes fortes, não sabia que era a forma russa de João, quase não vejo este nome atualmente nas crianças, acho que já passou a época, mas é muito interessante seu blog. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    Eu amei este nome é lindo e marcante.

    ResponderExcluir
  11. Certo.

    Amo o seu site!!!

    Vc tem algo a respeito do nome Rosângela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos sim, aqui vai o link:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/12/rosangela-atendendo-pedidos.html?m=0

      Lizandra, se quiser saber mais sobre outros nomes, basta mudar para versão web e acessar nossa caixa de pesquisa ou nossas listas.

      Gratos pelo carinho ❤

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  12. Adoro seu blog, pois tenho curiosidade em relação a nomes, na verdade, não gosto do nome de Ivana, pois acho forte para uma criança frágil, além do mais não conheço nenhuma Ivana.

    ResponderExcluir
  13. Que bacana, estudei com uma Ivani e conheci uma Ivana.
    Muito bom esse estudo aprofundado dos nomes.

    ResponderExcluir
  14. Ameiii os nomes, conheço um Ivanna e adoro o nome pois adoro ela ahhah

    ResponderExcluir
  15. Eu acho tão incrível quando o nome tem um significado tão forte.
    Sempre achei esse nome lindo.

    ResponderExcluir
  16. Eu não sabia o significado, achei tão gracioso que significa graça de Deus. Esse nome vem de grande parte da Europa Oriental, eu conheci alguns irmãos que ele "Ivan" Ivana "" onde quer que eles vão, eles causam muita atenção.

    ResponderExcluir
  17. Oi Patricia, tudo bem?

    Muito bacana saber que Ivana tem um significado tão bonito, como a "Graça de Deus", é realmente lindo. Sempre o considerei um nome mais maduro, mas sabendo deste significado é uma possibilidade de nome para uma futura filha. Adorei o post, muito completo, como sempre.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do significado desse nome achei bonito!Apesar de realmente não conhecer até agora pessoas com o nome de Ivan e Ivana!
    É sempre bom saber :)
    bjos

    ResponderExcluir
  19. Acho esse nome Ivana muito lindo. Conheço uma blogueira com esse nome. Realmente, Ivan é super comum né, perdi as contas de tantos Ivans que já estudaram comigo rs
    Achei lindo o nome e seus derivados.

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bem? Esse nome é bem diferente e pouco comum. Gostei de saber um pouco mais sobre as variações em outros idiomas, nunca pensei nisso. Até hoje conheci apenas uma pessoa com esse nome. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  21. Caramba!!! Quantas flexões um nome pode tomar, não é??? Nomes que parecem diferentes e com a mesma origem!!!
    Seus posts são sempre muito instrutivo!!!
    bjks
    #ClickFB
    www.sociedadedoesmalte.com.br

    ResponderExcluir
  22. Nunca imaginaria que Ivan e João são nomes equivalentes. E a variação Ivana é realmente muito bonita! Gosto demais do teu blog!

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigada por atender meu pedido! Gostei muito do post! Abraços!!

    ResponderExcluir
  24. Se me permite, gostaria de fazer outro pedido rs. Jaqueline, o nome de uma grande amiga minha!

    ResponderExcluir
  25. Amei saber o significado do meu nome "a graça de Deus".Gosto muito do meu nome. É leve, suave, raro e elegante. Obrigada a minha mãe pelo bom gosto.

    ResponderExcluir
  26. Meu nome🥰 sabia da origem russa, mas não o significado em Hebraico, lindo, algumas pessoas me chamam de Iva, outras de Ivy, gosto da força da pronúncia, que se destaca em minha personalidade

    ResponderExcluir
  27. Sou Ivanna e adoro meu nome 🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Ivanna, amo meu nome 🥰,na infância n gostava pois achava muito diferente mas hj me sinto única kk, após uns anos conheci outra Ivana porém o dela só cm um n rs

      Excluir