domingo, 11 de setembro de 2016

Vânia


Há nomes que de tanto usados em determinada época, são demasiado caricatos para serem voltados a utilizar, são os chamados nomes datados. Assim é visto Vânia pela maioria dos portugueses, apesar da mesma origem etimológica (que veremos de seguida) do intemporal Joana, atualmente é um nome bastante raro. Porém, já eu, penso que se descansar mais uns anos, poderá voltar em força aos grandes números de registos, pois, considero que tenha potencial de sobra para tal feito.

Vânia, na verdade, é um nome masculino! Na realidade não, como é óbvio, mas a sua origem etimológica diz-nos que surgiu na Rússia, como um diminutivo do nome Ivan, que é, nada mais, nada menos, a versão russa de João, pois ambos derivam do nome hebraico Iohanan. Este, é composto pelos elementos Yah, Jeová ou Deus, e hannah, graça. Isto resulta que o significado de Vânia seja algo como agraciada por Deus, o que não deixa de ser imponente!

Como já referi, e veremos de seguida, este foi um nome muito utilizado numa determinada época, como podemos comprovar pelos dados do SPIE: em 1977 atingiu 64 registos, e, espantem-se, no ano seguinte teve mais de 700 registos, contando com 856 registos ao todo! E falamos de um nome que não teve nem um registo até meados da década de 60 em Portugal! No Brasil, também se comprova a mesma situação: o auge de Vânia foi sem dúvida nos anos 80, tendo uma queda brutal para os anos 90 e diante. A sua frequência em todo o Brasil é de mais de 130 000 mulheres, o que até é pouco para um nome que todos nós conhecemos. Em 2015, no estado de São Paulo nasceram apenas 4 Vanias, todas sem acento circunflexo, e em Portugal, também 4, mas desta vez com o nome acentuado. Sinceramente, prefiro até ver este nome sem acento, pois torna-o mais internacional, apesar de na Rússia, Vania ser apenas um diminutivo de um nome masculino.

Este nome tem algumas referências a denotar, como por exemplo:
  • Vânia Bastos - cantora brasileira;
  • Vânia Silva e Vânia Neves - atletas olímpicas portuguesa;
  • Vânia Fernandes e Vânia Oliveira - cantoras portuguesas;
  • Vânia Teixeira - jogadora de basquete brasileira; 
  • Vânia Sá - DJ portuguesa;

Confesso que fazer a publicação de Vanilla me ajudou bastante a gostar mais de Vânia, (pela semelhança da grafia e sonoridade) e a referência da Vânia Fernandes, cantora que gosto bastante, para além da possibilidade de ser um nome com uma certa internacionalidade ajudou ainda mais! Talvez seja um nome que nos surpreenda a todos daqui a umas décadas e volte a subir no ranking de súbito como já outrora o fez! 

O que pensam de Vânia?


Fontes consultadas:
Behind the Name, ARPEN, Público, SPIE, IBGE, Wikipédia.

4 comentários:

  1. Foi um choque saber que é de origem masculino.
    Acho este nome simplesmente horrível.

    ResponderExcluir
  2. Acho que a grande questão é Vânia ser originalmente um nome masculino. É interessante que ele tenha ganhado conotação feminina em países lusófonos, talvez por parecer com Tânia. No mais, não é um nome que me atrai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em russo Tânia também não é nome 😁. É a forma reduzida de Tatiana.

      Excluir
  3. Também não fazia ideia de que era um nome masculino! Fiquei bastante surpreendida! A associação a Joana também não é imediata mas já sabia por ser o meu nome, de qualquer das maneiras acho Joana infinitamente mais bonito.

    ResponderExcluir