sábado, 10 de setembro de 2016

Eric, Erick & Erik


Para sempre rei! Rei em sua história e rei em seu significado! Eric, Erick & Erik, três grafias que se destacam no Brasil, em Portugal e no mundo! Clássicos internacionais! Cada uma com suas particularidades, mas que se referem ao mesmo nome. Um nome poderoso, um nome viking, um nome guerreiro! Eric, Erick & Erik hoje reinam n'O Blog dos Nomes!



Eric, Erick & Erik se originam a partir do antigo nome nórdico Eiríkr, composto pelos elementos ei (sempre) e ríkr (governante). O significado de Eric, Erick & Erik seria então sempre governante ou eterno rei. Significados majestosos! Algumas fontes apontam a ligação com a águia e provavelmente essa associação ocorre porque a águia era um símbolo de poder entre povos antigos, portanto, por extensão, eterno rei poderoso como uma águia também pode ser considerado um dos seus significados. Eric é a grafia usada em inglês, Erik em países escandinavos(Suécia, Dinamarca, Noruega e  também a Finlândia) e Erick é uma variante de Eric, presumo que criada por norte-americanos. Seria uma escrita que evidencia a forma de pronúncia. Eric, Erick & Erik correspondem em português ao nome Érico. Aproveito para citar mais grafias provenientes de outros países: Éric (francês); Eryk (polonês) e Erich (alemão).



Foi um nome usado por muitos guerreiros vikings, como o navegador norueguês Erik, o Vermelho, que no século X descobriu a Groelândia(Gronelândia em Portugal); também foi o nome de vários reis escandinavos, onde destaca-se Erik IX, da Suécia, que reinou no século XII e foi o responsável por consolidar o cristianismo na Escandinávia. Erik IX é considerado santo e padroeiro da Suécia e de Estocolmo.

Chegou na Inglaterra na Idade Média,  trazido por colonos escandinavos e invasores vikings,  mas nessa época ainda não era popular. O interesse dos ingleses só foi despertado no século XIX em razão do sucesso do livro Eric, or, Little by Little, de Frederic William Farrar, lançado em 1858. Nos Estados Unidos, a partir de meados dos anos 60 até os anos 80, Eric fez parte do top 25, foi sua época de auge. Essas são as posições das três grafias nos rankings americanos mais recentes: Eric (#137); Erick (#266) e Erik (#337). Eric faz parte do top 100 da Espanha e Catalunha; Erick do México e Erik se destaca na Eslovênia, Suécia, Hungria, República Checa, Croácia e também na Espanha e na Catalunha.

Em nossos países todas as três grafias têm números expressivos, a diferença é que Eric tem a preferência em Portugal e Erick no Brasil. Os dados do SPIE nos dizem que os nomes eram bastante raros em Portugal de 1920 a 1980. Durante todo esse período Eric foi registrado apenas 13 vezes, Erik 2 vezes e Erick não conseguiu nenhum registro. Já em épocas mais recentes, especificamente em 2015, a história mudou! Eric obteve 27 registros, Erik 24 e Erick foi registrado 11 vezes. Somando as três grafias chegaríamos aos 62 registros o que significaria estar no top 100 português, na posição #71! No Brasil, Erick já faz parte do ranking dos nomes mais populares do país, na posição #62. No estado de São Paulo confirma-se a preferência atual pela escrita Erick, ela foi a mais registrada das três no ano de 2015. Os números foram esses: Erick - 820 registros, Eric - 168 e Erik - 124.

Apesar de Erick se destacar mais nos dias de hoje, os dados do IBGE mostram números superiores para Eric. Entre os brasileiros existem 71 759 homens chamados Eric; 69 692 com o nome Erick e 41 511 Eriks. Todas as três grafias começaram a apresentar uma curva crescente de subida a partir dos anos 70 e simultaneamente atingem seu auge nos anos 2000. Acredito que Eric, Erick & Erik, apesar conhecidos há muitos anos, ainda mantêm apelo jovial e contemporâneo em nossos países.

Muitos são os portadores ao redor do mundo, escolhi algumas referências dentro de cada grafia:
  • Eric Clapton - cantor e compositor britânico, considerado um dos maiores guitarristas da história do rock;
  • Eric Arthur Blair é o nome verdadeiro do escritor britânico George Orwell;
  • Eric Marlon Bishop é o nome verdadeiro do ator americano Jamie Foxx;
  • Erick Barrondo - atleta da Guatemala medalhista olímpico;
  • Erick Jacquin - chef francês jurado do programa Masterchef Brasil;
  • Erik Axel Karlfeldt - poeta sueco ganhador do prêmio Nobel de Literatura;
  • Erik Erikson - revolucionário psicanalista alemão foi um dos teóricos da Psicologia do Desenvolvimento;
  • Erik Scavenius -  ex primeiro-ministro da Dinamarca.


Dentro da ficção há também o destaque para Erik, o protagonista do clássico O Fantasma da Ópera e Eric, o príncipe do filme da Disney A Pequena Sereia.

Gosto muito da fluidez de Eric, Erick & Erik,  são leves, agradáveis, têm fácil escrita e pronúncia. Todas a grafias são válidas e cada uma têm a sua beleza. A sua origem nórdica confere força, poder. Lembram os destemidos guerreiros vikings! Não são nomes ultramodernos, mas são escolhas que permanecem joviais e atuais.

Eric, Erick & Erik são nomes do seu agrado? Em sua opinião, qual é a melhor grafia?


Fontes consultadas:
ARPEN, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

30 comentários:

  1. Gosto de Eric, nessa grafia.
    Não faz muito meu estilo, mas não é uma má opção. O nome é doce, sonoro e com tem um ar mais moderninho.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto. A grafia que prefiro é Erick.

    ResponderExcluir
  3. Não sou fã do nome. Prefiro a grafia Eric, acho mais bonitinha.

    ResponderExcluir
  4. A grafia Eric é a mais bonita.
    Gosto também de Erik.Simplicidade...!
    Para os brasileiros sugiro a gracia Eriyck.É muito bonita!

    ResponderExcluir
  5. Gosto de Eric, poderiam fazer um post sobre o nome Marlon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guadalupe, que nome lindo o seu! Iremos fazer sobre Marlon assim que possível, pedimos só um pouco de paciência porque pode demorar a sair.

      O Blog dos Nomes

      Excluir
    2. Meu nome e Eric melhor nome ❤️

      Excluir
  6. E o meu que é Ériqui. "abrasileiraram" o nome

    ResponderExcluir
  7. Nome simplesmente maravilhoso em todos os aspectos. Acho a sonoridade ótima, ela consegue ser forte, doce e marcante ao mesmo tempo. O seu significado relacionado ao poder é majestoso. A minha grafia favorita é a menos utilizada,Erik,pois se aproxima mais da grafia Eiríkr.

    ResponderExcluir
  8. o melhor, Erik poderoso e charmoso sem duvida o mais nórdico e belo de todos

    ResponderExcluir
  9. O nome mais lindo do mundo Erick💙

    ResponderExcluir
  10. Amo esse nome ele é lindo! Chic e simples gosto na grafoa Eric.

    ResponderExcluir
  11. O meu foi alterado devido a numerologia. Aí ficou Heryck.

    ResponderExcluir
  12. Esse nome foi completamente estragado para mim por conta de um idiota que estudou comigo e que me provocava toda hora e me zoava só por eu ser meio "vesga" 😒
    Mas quanto a grafia, prefiro Erick.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Érique cm muito orgulho de cer brasileiro.😉👏✌

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Éric com o acento no "E" , mas curto mais o Eryk

    ResponderExcluir
  15. O meu nome é Erik, eu amo meu nome pelo significado dele, mas sempre tive problemas com pessoas idiotas que diziam que meu nome Erik não se dizia "érique" e sim "érica" ai todo mundo dizia que Erik era nome de menina, com minha educação mandei todos tomarem café com pão de hamburgue (recomendo),
    mas hoje tenho plena certeza que meu nome é certo, não só por esse site como outros, brasileiro é um ser muito chato, eles falam isso sendo que a letra K não era do nosso alfabeto foi adicionado depois, se você puder adicionar um paragrafo falando sobre a letra k ser de fora e não brasileira eu agradeço.

    ResponderExcluir
  16. Erik,nome mais lindo do mundo, nome do meu filho.

    ResponderExcluir
  17. Estou pensando seriamente em ERIC

    ResponderExcluir
  18. Meu nome é Erich e prefiro a origem Alemã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu nós estamos pensando em mudar para Erich. Minha mãe é de família alemã e queria dessa forma, mas na época meu pai não aprovou. Como é a sua experiência com esse nome, tipo, as pessoas acham estranho?

      Excluir