segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Jasmine


Jasmine é a versão em inglês de Jasmim, a flor de perfume inconfundível e delicadas pétalas brancas. Ganhou maior notoriedade após o lançamento do filme de animação Aladdin (1992), que tinha como protagonista feminina a linda princesa árabe Jasmine. Considero um dos mais bonitos nomes das princesas Disney e um dos mais usáveis. Para quem aprecia nomes florais mas não quer uma escolha tão literal, pode encontrar no gracioso Jasmine a opção perfeita.

Jasmine deriva do persa Yasamen que significa literalmente jasmim. Na forma Yasmin tem sido um nome comum no mundo árabe. O jasmim é uma planta do tipo trepadeira que pertence ao gênero Jasminum e inclui mais de 200 espécies diferentes. Originou-se em regiões tropicais na Ásia, mas agora é cultivada em todo o mundo.

Variantes: Jessamine, Jessamyn

Outras Línguas: Jasmim (português), Jazmín (espanhol), Jasmin (alemão,  francês, finlandês), Jasmina (croata, sérvio, esloveno, macedônio), Yasmin, Yasmine, Yasmeen (árabe), Yasamin, Yasmeen, Yasmin, Yasmina, Yasmine (persa), Yasemin (turco), Gelsomina (italiano).

O Jasmim/Jasmine é uma flor popular em todo o mundo. Suas vistosas flores brancas e sua fragrância celestial inspiraram muitas associações ao longo dos tempos:
  • Simboliza a graça e a elegância;
  • Em algumas culturas representa a boa sorte;
  • É a flor nacional do Paquistão;
  • Na Tailândia é a flor que simboliza as mães e retrata amor e respeito;
  • Por sua beleza intocada e seu aroma inebriante, inspira o amor e evoca sentimentos positivos.

Engana-se quem pensa que Jasmine despontou nos Estados Unidos por causa de Aladdin, fez sua estreia no Top 1000 muito tempo antes, precisamente em 1973, demonstrando constante ascensão ano após ano. Permaneceu no Top 30 de 1989 até 2007, ou seja, por quase 20 anos foi um dos nomes mais desejados para meninas norte-americanas. Seu pico de uso aconteceu em 1993, com 12.060 nascimentos. Porém, a partir do começo dos anos de 2010 viu seu sucesso declinar mas ainda é relativamente lembrado: em 2017 ocupou a posição #130. É estimado que existam 243.158 mulheres de nome Jasmine em todo o país.

Globalmente também é muito conhecido e faz parte dos rankings de popularidade mais recentes de vários países como Austrália (42°), Suécia (73°), Canadá (62°), Nova Zelândia (81°), Inglaterra e País de Gales (59°), Itália (115°), França (200°).

No Brasil Jasmine caminha a passos discretos: sua frequência é de 1.458 pessoas, com maior destaque de portadoras no estado do Amazonas. Começou a ser registrado nos anos 80, com maior expressão de uso na década de 1990, que se estendeu aos anos 2000. Em 2017 foi registrado 48 vezes no estado de São Paulo.

Jasmine passou a integrar a lista de nomes admitidos de Portugal somente a partir de 2017, por esse motivo não possui registros em décadas passadas. Foi registrado 2 vezes em 2016.

Personalidades:
  • Jasmine Harman - apresentadora de tevê inglesa;
  • Jasmine Richards - atriz e cantora canadense;
  • Jasmine Thompson - cantora e compositora britânica;
  • Jasmine Villegas - cantora e atriz norte-americana.
Considerado Jasmine um nome muito terno, meigo e facilmente poderia ser minha escolha para uma filha. Apesar de ser estrangeiro, sua grafia remete de imediato para a grafia de Jasmim, e para quem gosta de nomes floridos é um ponto positivo. Como nunca foi usado em demasia, pelo contrário, torna-se uma escolha original. Delicadeza perfumada, é assim que defino Jasmine.

Para conhecer mais Nomes das Princesas Disney clique aqui.

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Flower Meaning, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

18 comentários:

  1. Achoneste nome simplesmente lindo, delicado e feminino. Adoro desenho Aladim e ñ tem como deixar de lembrar da princesa.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei impressionado com a história desse nome, primeiro de saber como sua representação pelo mundo em alguns países e em segundo as personalidades que existem com esse nome, pois não a conhecia. E finalizo pela derivação de Yasmin que ele possui, nunca imaginava isso.

    ResponderExcluir
  3. Realmente um nome que inspira meiguice, carinho, paciência. Acho que não conheço ninguém guerra com esse nome, mas acho bem bonito.

    ResponderExcluir
  4. A variante Jasmina me chamou mais a atenção, talvez o "e" no final tenha um jeito de nome francês e o "a" de portugues. 🤷 Tb gosto muito de Iasmin ❤️

    ResponderExcluir
  5. Sempre achei que o nome tivesse ganhado vida com o filme!!!
    Obrigada por compartilhar tanta informação...
    Abraços e até a próxima
    Ale Helga

    ResponderExcluir
  6. Acho o nome Jasmine super delicado, realmente a primeira vez que soube do nome foi pelo filme Alladin. Mas como você mencionou ele já era bem utilizado mesmo antes do filme.Também lembro da flor quando ouço. Lindo nome 🌻

    ResponderExcluir
  7. O que me fez clicar nesse post foi porque um dos últimos livros/romances que li tinha como protagonista uma mocinha chamada Jasmine. Agora que sei o significado de seu nome, percebo que combina bastante com a personagem :) Adorei saber todas essas informações! Ah, e a princesa do Aladdin, confesso, não é uma das minhas favoritas haha.

    ResponderExcluir
  8. Está aí um nome que eu acho lindo! E adorei saber mais sobre a origem dele. Com certeza é um nome que eu colocaria numa filha.

    ResponderExcluir
  9. Agora entendo pq sempre os nomes Jasmine e Yasmin me lembravam o nome de uma flor ou planta.Também não fazia ideia de que era praticamente o mesmo nome. Mesmo achando jasmine um nome muito bonito,eu pensaria bastante antes de colocar em algum filho(a),pois já tenho algumas preferências,haha.Mas são lindos nomes.

    ResponderExcluir
  10. Na cidade onde eu moro não existem muitas mulheres com o nome Jasmim, porém Yasmim é totalmente popular aqui...É difícil não estudar ou trabalhar com alguém que não tenha esse nome.
    Todavia, Jasmim me encanta muito mais, além de remeter à infância com o filme Aladim. Jasmim é um nome poético, delicado como a flor e cheio de força e exuberância como uma princesa! É um dos nomes que considero caso tenha uma filha. A variante espanhola Jázmim muito me agrada também!
    Amei a postagem =)

    ResponderExcluir
  11. Esse nome é de uma delicadeza sem tamanho, né? Igual Alice... São meus nomes preferidos de personagens da Disney. Acredito que, se eu tivesse uma filha, colocaria algum nome nesse sentido: doce e delicado rs
    E o fato de quase não ser usado no Brasil, me agrada mais ainda. Não gosto de nomes "modinhas".
    Parabéns pelo post! Como sempre, me fez viajar na história.

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Jasmine é um nome lindo tem uma pegada exótica e oriental, trás um mistério. Eu gosto muito

    ResponderExcluir
  13. Eu podia jurar que o nome era uma invenção do Walt Disney!kkkk Jasmine é mesmo um nome tão meigo! Mas, também adoro a variante Yasmin( que antes desse post eu nem desconfiava que tinha a ver com Jasmine) e olha tenho até uma prima com esse nome! Bjss

    ResponderExcluir
  14. Que nome bonito ! Jasmine é delicado e um nome muito forte ! Bem lembrado do filme Aladin, remete a princesa!
    Adorei o post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Jasmine, Yasamen,Yasmin, Pikake em a
    Havaiano. Mesmo significado

    ResponderExcluir
  16. Estou pensando muito bem em dá o nome de Jasmine para a minha filha, pois é um nome diferente e muito delicado.

    ResponderExcluir
  17. Esse nome é lindo demais

    ResponderExcluir