quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Nomes dos leões do Rei Leão


Quando fiz o post sobre Kiara/Kyara deixei no ar a hipótese de poder vir a fazer uma publicação exclusiva sobre os nomes dos leões e leoas do filme O Rei Leão da Disney. A nossa querida leitora Fernanda ficou empolgada com a ideia e deu-me o incentivo para de facto fazer este post. Foi necessário fazer uma pesquisa aprofundada sobre este tema porque existem várias teorias que não são oficiais, para isso recorri bastante ao canal de YouTube do Imaginago, quem estiver interessado em ver o vídeo pode carregar aqui. Mas agora passando à parte que nós mais gostamos, aqui seguem os nomes dos parentes do pequeno Simba

Nomes das leoas: 
  • Uru - esposa do Ahadi. Origem africana, significa diamante;
  • Sarabi - casada com Mufasa, mãe do Simba. Significa miragem em suaíli;
  • Sarafina - mãe da Nala. Origem suaíli, significa estrela brilhante;
  • Nala - filha da Sarafina. Possui diferentes origens e significados: na origem africana significa nós e sucesso, em sânscrito significa tronco, junco
  • Kiara - filha de Simba e Nala. Ou é variante de Ciara e portanto é um nome de origem irlandesa que significa preta ou é uma variação de Chiara, a forma italiana de Clara, sendo assim um nome de origem latina que significa clara;
  • Zira - leoa que teve uma relação com Scar. Origem bérbere, significa luar
  • Vitani - filha de Zira. Origem africana, significa guerra

Nomes dos leões: 
  • Mohatu - o leão mais velho da família. Não encontrei referências sobre este nome;
  • Ahadi - filho do Mohatu. Significa promissor em suaíli;
  • Scar - filho de Uru e Ahadi. É a palavra cicatriz em inglês (é uma alcunha/apelido de Taka);
  • Taka - nome real do Scar. Origem japonesa, significa falcão;
  • Mufasa - pai do Simba e irmão do Scar. Origem africana, significa rei;
  • Simba - filho de Sarabi e Mufasa. Tem dois possíveis significados: leão ou força. A origem é africana;
  • Kopa - filho de Nala e Simba. Significa coração em suaíli;
  • Kion - filho mais novo de Nala e Simba.  Significa líder. Deriva da palavra suaíli kiongozi (líder); 
  • Nuka - filho de Zira. Significa irmão mais novo em groelandês; 
  • Kovu - filho de Zira. Origem suaíli, significa cicatriz

Achei que neste post a compreensão seria mais fácil se estivesse por ordem cronológica e não alfabética. Espero que tenham gostado deste post temático. Se quiserem ver mais alguma família da Disney/Pixar deixem a vossa sugestão nos comentários. Qual é o nome desta lista que mais gostam? 

Ana Madaíl Carvalho

Fontes Consultadas: 
Canal  Imaginago, BTN, DisneyWiki, Babynamespedia, Wikipédia.

25 comentários:

  1. Eu sou entusiasta do Rei Leão! Que post magnifico! Divo! Mil vezes palmas! Eu amei * --- * Ahhhhh o live action sai esse ano heim!!
    Eu tenho dois cachorrinhos e se chamam Nala e Simba! O povo aqui fica zoando, falando que eles tem transtorno de personalidade, pq tem manias de gato, por causa do nome kkkk! Eu amo o nome Kyara, até dei a ideia para o Ivan, mas ele vetou rsrs! Eu pensava que Kion teria um outro significado - mais imponente, sabe, afinal ele faz parte da Guarda do Leão! Eu gostei de todos os nomes xD eu amo o Mufasa! O verdadeiro nome do Scar era Taka, lembro do imaginago até zoando com uma batida de funk! Apesar da Zira ser vilã, eu gostei do significado e lembra o nome da minha irmã,Nazira. O significado de Kovu tbm não é dos melhores, mas eu amo o rei Leão 2! Espero que o live action revele um pouco mais do Kopa! O Nuka era o irmão mais velho né (?) e no significado 'é o mais novo' kkkk.
    Ahhhh! Eu amei <3 adoooro posts temáticos, principalmente, sobre animações!
    Parabéns, Ana!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu escrevi uma história do Kopa chamada o Retorno do Príncipe, gostaria que lesse, por favor

      Excluir
  2. Ana!!! Eu vi outros significados para o nome Nala! Você poderia me falar se procede? Rsrs. Eu amo o nome Nala * - *

    https://www.playbuzz.com/vixbrasil/o-que-significa-os-nomes-dos-personagens-de-o-rei-le-o

    https://www.significado.origem.nom.br/nomes/nala.htm

    Bjos!! Que venham mais posts temáticos e divos como este!!! :DDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, as nossas fontes de consulta estão logo ao fim do post. Nala e outros nomes podem ter mais de um significado, mas os principais são os que estão nos sites citados. O segundo link pode descartar.

      Excluir
    2. Oi eu escrevi uma história do Kopa chamada o Retorno de um Príncipe, gostaria que lesse e comentasse por favor

      Excluir
  3. Zira e Kyara são os meus preferidos. Adoro o nome Zira apesar da personagem ser uma vilã. A Kyara sempre foi a minha personagem favorita.
    Gosto da sonoridade de Kovu, mas o significado não é lá muito bom. De nomes masculinos do Rei Leão, Timon é o que gosto mais, mesmo que não seja um leão.
    Adoro filmes da Disney. Mal posso esperar pelo live action :) .

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante da Disney também, principalmente das animações dos anos 90. Simba eu já sabia que significava leão ( acho que vi no canal do Imaginação). Os nomes que eu mais gosto do rei Leão São Mufasa e Sarabi. Achei muito legal o fato de Mufasa significar rei. Abraços! Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  5. Acho que uma família legal para fazer um post é a família do filme "Coco"(PixarP ixa no Brasil ficou "Viva! A Vida é uma festa!", não sei como ficou em Portugal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Portugal o título manteve-se "Coco".

      Excluir
    2. Ahhh tá...aqui no Brasil ficaram com receio de zoarem com o nome (e com certeza zoariam mesmo). A personagem Coco virou Inês aqui.

      Excluir
  6. Ótima ideia, Ivana! * - *
    Essa animação é linda!!!

    ResponderExcluir
  7. Estou aqui me perguntando como eu nunca me interessei me pesquisdar maisa fundo sobre os nomes desses personagens. Amo tanto o filme, e estou ansiosa pelo live action que será lançado esse ano! O único nome que obviamente eu sabia qual era o significado era Scar porque, né?!, óbvio hehe.
    Kiara era um dos meus nomes favoritos quando eu era pequena *-*

    ResponderExcluir
  8. Ahh, que lindo!!!
    Sou apaixonada por esse filme e adorei ver o post.
    Meus favoritos é Simba e Kiara. Muito amor!
    Não sei se vocês já fizeram por aqui, mas poderiam de Mulan ou Valente!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu amo muito O Rei Leão! Quem não ama né? Marcou demais minha infância, estou muito ansiosa pelo live-action. E claro, adorei saber o significado dos nomes dos personagens! Achei lindo o significado de Sarafina e Zira! E acho bem legal como muitas vezes o nome tem relação direta com a história do personagem. Gosto muito de ver por aqui esses posts temáticos com nomes de personagens, seja de livros, filmes ou séries.

    ResponderExcluir
  10. Mohatu e Kiara venceram pra mim <3 Eu amei os nomes e eu nem sabia dos personagens terceiros e seus nomes. Amei Kiara com todas as minhas forças! <3

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Ah esse post me fez lembrar o quanto estou empolgada para sair o live action da Disney. A animação foi o primeiro filme que vi no cinema quando era criança e é um dos favoritos da vida!
    Adorei saber sobre os nomes, jamais imaginava que Mufasa era bem literal, significando rei.
    Curti muito a ideia de posts temáticos! Acho que de Pocahontas seria bem legal!
    xoxo

    ResponderExcluir
  12. Disney <3
    Nossa, adorei conhecer a origem dos nomes deste filme que fez um papel tão importante na minha infância; valeu mesmo *-*
    É perceptível o grande trabalho de pesquisa que a Disney realiza nas suas produções, incluindo detalhes como os nomes dos personagens. Amo!!!
    Uma sugestão: poderia fazer um post sobre os nomes em Mulan? Este filme é o meu favorito da VIDA, e adoraria conhecer mais sobre os nomes dos personagens *-*

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Acho que é este post é um dos meus favoritos de sempre, amo O Rei Leão. Adoro os nomes, são tão diferentes. Gosto principalmente de Sarabi e Mufasa

    ResponderExcluir
  14. Minha Filha se chama Vitanni, com dois NN mas é inspirado na Vitani do filme kkkkk e faz jus ao significado.

    ResponderExcluir
  15. Kopa, o nome que eu mais gosto. E que através do destino combinou conosco, os fãs de Rei Leão que caçam o Kopa, porque ele não significa coração pra dizer que ele sabe como os nossos corações devem ser, que ele conhece os nossos corações, que ele segue o coração dele, ou até mesmo, que ele tem um coração puro ou o coração mais puro do Universo Rei Leão. Ele tem esse nome, escolhido pelo destino, para que ele fique em nossos corações e seja desejado por eles em voltar.

    ResponderExcluir
  16. AMEI O SIGNIFICADO DO REI SIMBA !!!!!

    ResponderExcluir