sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Muriel - Atendendo a Pedidos


Muriel sempre me encantou, vejo algo meio mágico nesse nome. Talvez seja por sua ligação ao mar, através de seu significado (o que me faz imaginar uma sereia), ou o final em- el, tão melódico e pouco visto em nomes femininos. Sim, nome feminino! Originalmente destinado à meninas, não podemos deixar de citar que no Brasil é também adotado como nome masculino (um fenômeno parecido com o que acontece com Ariel, só que ao contrário).

Muriel é a forma inglesa medieval de um nome celta relacionado ao nome irlandês Muirgel. O significado de Muriel é mar brilhante, mar luminoso, através dos elementos gaélicos muir (mar) e geal (brilhante). Confesso que adoro este significado! Acho um dos seus pontos altos! Imagino uma exuberante sereia de cabelos ruivos nadando por águas irlandesas chamada Muriel!

Há ainda a possibilidade de que Muriel tenha origem hebraica e esteja ligado à mirra (acepção pouco provável, carece de fontes). E ainda, segundo a angeologia, Muriel seria o anjo que governa o mês de junho.

Apesar de parecer uma novidade para os falantes da língua portuguesa, Muriel é um nome muito antigo, existe desde os primeiros séculos de nossa era. Foram os normandos que trouxeram este antropônimo para a Inglaterra, sendo principalmente listado na Grã-Bretanha, mas não demorou a se espalhar por vários países europeus. Chegou um pouco mais tarde na França, onde foi condiderado a forma normanda de Maria. Foi popular durante a Idade Média, mas passou por um período de ostracismo. Voltou a ser requisitado no século XVII, principalmente nos países de língua inglesa, tendo em conta o sucesso do romance de Dinah Craik "John Halifax, Gentleman" (1856), onde a filha da personagem principal chamava-se Muriel

Variantes: Meriel, Merle, Meryl, Merla (inglês)
Outros Idiomas: Murielle (francês), Muirgel, Muirgheal (irlandês)

Foi um dos preferidos para as meninas norte-americanas nascidas durante os anos 10 e 20, atingindo seu pico máximo em 1922, na posição #112. No entanto, sua última aparição no Top 1000 se deu em 1964 e desde então Muriel vem sendo esquecido. Atualmente é considerado um nome de senhoras nos Estados Unidos. Teve destaque na França entre os anos 60 e 70, mas também viu sua popularidade diminuir e hoje em dia é pouco lembrado para as recém-nascidas. A média de idade das francesas de nome Muriel é de 53 anos. A variante Murielle teve o mesmo histórico de uso no país, porém sua frequência é menor: existem 37.934 mulheres de nome Murielle na França; para Muriel o número sobe para 70.696 pessoas.

Em nossos países Muriel não desfruta do mesmo reconhecimento, seu uso é tímido. Como já dito, no Brasil é também adotado por meninos, o que pode ser comprovado por sua frequência no IBGE: de um total de 5.377 pessoas, 3.063 são homens e 2.314 mulheres. Como nome feminino foi mais registrado nos anos 80; como nome masculino o maior uso se deu nos anos 90 - o que pode ser explicado por conta do seriado Friends (sucesso na época) onde curiosamente o personagem Chandler tinha Muriel como segundo nome (Chandler Muriel Bing). Este antropônimo é mais comumente encontrado em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Tocantins. Foi registrado 18 vezes no estado de São Paulo em 2017.

Em Portugal é mais raro ainda, angariou pequenos registros nos anos 70 e mais recentemente, em 2016, apenas 3 meninas portuguesas receberam este nome. Faz parte da lista de nomes permitidos no país.

Personalidades:
  • Muriel Angelus - atriz e cantora escocesa;
  • Muriel Barbery - romancista francesa;
  • Muriel Beaumont - atriz inglesa;
  • Muriel Becker - futebolista brasileiro;
  • Muriel Evans - atriz norte-americana;
  • Muriel Spark - romancista escocesa.
Na cultura pop:
  • Muriel Bagge - personagem do desenho animado Coragem, o Cão Covarde;
  • O Casamento de Muriel - filme australiano de 1994;
  • Muriel Weasley - personagem em Harry Potter e as Relíquias da Morte (2009);
  • Muriel Pritchett - personagem do romance de Anne Tyler O Turista Acidental (1985). No cinema o papel foi vivido pela atriz Geena Davis, o qual lhe rendeu um Oscar;
  • Muriel - uma sábia cabra personagem do clássico de George Orwell A Revolução dos Bichos (1945);
  • Muriel - principal vilã do filme João & Maria - Caçadores de Bruxas (2013).
E mais:
  • Muriel Cosméticos é uma marca de cosméticos femininos brasileira;
  • Muriel de la Fuente e Muriel Vilejo são municípios espanhóis na comunidade autônoma de Castela e Leão.
Termino dizendo que acho Muriel lindo e fiquei muito feliz com o pedido que nos chegou através da leitora Soraia, mãe da Charlotte e da Muriel! Que escolhas encantadoras! Espero que mais mães e pais também optem por esse nome marítimo tão especial. Confesso que minha preferência é pelo uso como nome feminino, para meninos não vejo o mesmo brilho. Como disse, para mim Muriel é  um inspirador nome de sereia!

E vocês, que percepção têm sobre Muriel?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Le Journal des Femmes, Nameberry, SPIE, Wikipédia.
 

25 comentários:

  1. São raros os nomes femininos terminados em "el" né? Eu acho lindo! Lembrei de Liriel e Ariel!
    Se me perguntassem: quem vem a sua cabeça quando se fala o nome Muriel? Seria o desenho do Coragem, o cão covarde! Eu tinha um cachorrinho, na infância, que se chamava Coradio, por causa do desenho. Gostei muito do significado "mar luminoso" (gosto de nomes relacionados ao elemento água) e da sua ligação com a angeologia tbm, foi uma ótima escolha da mamãe Soraia, tbm acho Charlotte um encanto, lembro do filme a princesa e o sapo ^^. Não sabia que Meryl era uma variante de Muriel! Acho lindíssimo o nome Meryl, tão chique! Eu teria um pouco de receio por causa do início "Mu". Não consigo imaginar um apelido para o nome, por ser curtinho, mas como é um nome que tem a ver com sereia e mundo mágico, musa seria um ótimo apelido...tbm acho Musa ótimo como nome próprio, a primeira vez que viu foi no desenho sobre fadas, as Winx. Amei saber mais sobre o nome!! Vejo o nome como predominantemente feminino! Excelente post, Patrícia! Parabéns! Divo! Beijos e ótimo final de semana! :)

    ResponderExcluir
  2. Gosto do significado mas algo na pronúncia não me agrada (não sei porquê).
    Embora não use num filho, tenho uma personagem chamada Muriel.
    Pensava que era um nome feminino, não sabia que se podia usar em rapazes.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  3. Bonito o significado de Muriel é um nome bonito, esse nome só conhecia pela marca de cosméticos, não sabia que era nome de pessoas, gostei muito de saber mais sobre esse nome, fica as minhas palavras com a sua que os pais optem a darem o nome para os filhos, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Olá, a primeira vez que eu soube desse nome foi justamente através da escritora francesa. Muriel Barbery e seu maravilhoso "a elegância do ouriço" que eu devorei incontáveis vezes. Adoro esse livro. Mas, antes disso, não tive contato com ele. É um bonito nome, sonoro. Gosto

    bacio

    ResponderExcluir
  5. Acho esse nome tão lindo, tenho uma amiga chamada Muriel.

    ResponderExcluir
  6. Muriel é um nome extremamente forte, me passa isso ao menos,eu adoraria ter este nome, além de que é raro encontrar pessoas com este nome. Post super completo. ♡ Adorei saber mais sobre o significado do nome.

    ResponderExcluir
  7. Como você, acho que seja um nome que fica ainda mais gracioso quando uso por meninas, o que não determina que os meninos não devam ser batizados assim. Sua sonoridade é suave como as águas de um amor tranquilo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Muriel é um nome muito bonito e assim como você prefiro como nome feminino. Amei o significado! Achei interessante ter lista de nomes permitidos em Portugal.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi,tudo bem?

    Assim que li o nome já pensei: nome de sereia kkkkk acho lindo ! O nome além de forte passa uma tranquilidade e é uma ótima dica para quem não quer optar por nomes muito comuns .

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante este artigo, quanta história por traz de um nome que soa tão moderno. Já não me recordava que era o nome do meio do Chandler, mas lembro-me que no episódio em que foi revelado elel foi super gozado, talvez então por nos USA ser associado a idosas como o texto refere!

    ResponderExcluir
  11. É um nome lindo. Realmente não conheço ninguém com esse nome. É curioso como a popularidades dos nomes se alteram durante os anos. Acho que combina bem com menino e menina. Assisti Friends há uns anos e não me lembrava do sobrenome do Chandler. Adorei o post e a sugestão da Soraia.

    ResponderExcluir
  12. Nossa não sabia que esse nome tinha um significado tao belo! Acho o nome lindo e bem forte.
    Adorei o post e já anotei os nomes, quem sabe né haha

    ResponderExcluir
  13. O significado do nome é muito bonito, acho-o lindo sonoramente falando, mas eu não consigo achar ele legal para pessoas... rs
    Uma pena!!
    Parabéns pela dedicação com o post!

    ResponderExcluir
  14. Oi Patrícia, sua linda tudo bem?
    Parabéns pela postagem, você não só nos traz a origem do nome, como completa com as estatísticas do uso dele em nosso país e traz pessoas importantes com esse nome. Engraçado, nunca conheci ninguém com esse nome e também, sempre o liguei a sereias, mar, por conta das histórias que os utilizaram sempre nesse contexto. Como vi que sempre atende a pedidos, vou pedir para trazer a origem do meu nome, Priscila.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, obrigada pelo carinho ❤ Nós já publicamos o post sobre Priscila, abaixo segue o link

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/07/priscila-atendendo-pedidos.html?m=1

      Excluir
  15. Que nome lindo, nunca parei para pesquisar sobre seus significados. E nunca acreditaria que tinham tantos significados pro mesmo nome, adorei.

    ResponderExcluir
  16. Nome e significado muito lindo! Já vi menino com o nome Muriel mas tbm acho que se encaixa melhor como nome feminino! Se possível gostaria de ver aqui o significado do nome Kira, mas caso estejam com muitos outros posts pra fazer não precisam ter pressa. Desde já obrigada! ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iully, pedido anotado! Falaremos sobre Kira assim que possível ;)

      Excluir
  17. Nome e significado lindo, super amei.
    Poderia fazer com o nome Samara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaíne, nós já fizemos. Abaixo segue o link

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2018/07/samara-atendendo-pedidos.html?m=0

      Excluir
  18. Bom dia Patrícia! Aqui quem vos fala é uma Muriel. Amei o seu texto! Já sabia o significado do meu nome, mas quando o vejo sendo citado com tamanha graciosidade, sinto-me feliz e como se fosse a primeira vez. Nasci numa ilha (Itaparica), amo o mar e tudo o que está ligado a ele,logo, o meu nome não poderia ser outro. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Muriel, obrigada pela visita e pelas palavras! Fico feliz que tenha gostado do post, seu nome é muito bonito, e pelo que parece tem tudo a ver com você 🌊🐚Abraços!🤗

      Excluir
  19. Olá, adorei o post bem completo, nunca havia tido tantas informações!!

    ResponderExcluir
  20. Sou homem. Chamo-me Muriel. É bem raro mesmo. Não sabia que era prevalente entre homens no Brasil. Vejo mais mulheres. Sofri um pouco de buylling na infância devido ao nome, por, não raro, me chamarem de Ariel, a pequena sereia. Enfim, hoje gosto mais do meu nome que antes.

    ResponderExcluir
  21. Linda explicação, me chamo Muriel, nome dado pelo meu pai ao assistir uma novela da época, com a atriz Tonia Carrero fazendo o papel de uma estrangeira que se chamava Muriel. Morei por anos na Inglaterra e meus amigos ficaram abismados em saber que aqui no Brasil dão esse nome para homens, confesso que fico incomodada quando algumas pessoas ficam surpresas ao ver q sou mulher. No seriado Friends, eles fazem piada justamente por ser extremamente feminino

    ResponderExcluir