segunda-feira, 31 de maio de 2021

Nomes Femininos Terminados em Y

 


A letra Y não é comum em nomes da língua portuguesa, mas sim em nomes estrangeiros. Com a globalização cada vez maior, mais nomes de fora acabaram por se fazer notar com mais intensidade. Dessa forma, nomes terminados em Y podem ser uma boa alternativa para quem procura nomenclaturas mais internacionais ou mesmo uma nova roupagem para velhos conhecidos.

OBS: a lista a seguir apresenta apenas nomes que originalmente contêm a grafia com y; alterações gráficas ficaram de fora (expl Isabelly, Emanuelly, Ingridy etc). 

  • Aubrey - elfo poderoso
  • Audrey - força nobre
  • Ally - nobre; defensoraaliada
  • Amandy - amada; água de chuva
  • Amberly - âmbar
  • Amy - amada
  • Anahy - bela flor do céu; deusa do rio e da água
  • Anny - graciosa
  • Ashley - aquela que mora perto das árvores de freixo
  • Bethany - casa de figos
  • Betty - Deus é meu juramento
  • Cecily - cega
  • Cindy - aquela que veio do Monte Cinto
  • Daisy - olho do dia; margarida
  • Dorothy - presente de Deus
  • Dory e Dolly - diminutivos de Dorothy
  • Ebony - ébano
  • Emily - rival
  • Fay - fada
  • Fanny - francesa livrecoroada
  • Felicity - felicidade
  • Harley - bosque de lebres
  • Harmony - harmonia
  • Hilary - hilária, alegre
  • Holly - árvore de azevinho
  • Ivy - hera
  • Joy - alegria
  • Kelly - descendente da guerra
  • Kimberly - aquela que vem do campo real
  • Leny - reluzente
  • Lily - lírio
  • Lindsey - aquela que veio da ilha dos lagos
  • Lucy - luminosa
  • Maely - princesa
  • Marly - madeira agradávelcampo agradável
  • Mary - senhora soberana
  • Melody - melodia
  • Miley - sorriso
  • Milly - trabalhadora; ajudante de sacerdote; rival
  • Misty - névoa
  • Molly - senhora soberana
  • Nancy - graciosa
  • Nataly - nascida no natal
  • Nelly - reluzente
  • Polly - senhora soberana 
  • Poppy - papoula
  • Romy - romana; minha exaltação; diminutivo de Rosemary
  • Rosemary - rosa soberana; alecrim
  • Roxy - aurora
  • Ruby - pedra preciosa vermelha
  • Sally - princesa 
  • Sandy - defensora da humanidade
  • Shirley - clareira brilhante
  • Sky - céu
  • Stefany - coroada 
  • Tiffany - manifestação de Deus
  • Vicky - vitória
  • Wendy - amiga
  • Whitney - ilha branca
  • Zoey - vida
Os meus preferidos são Ruby e Ivy! E os seus, quais são?

Fontes Consultadas:
Behind the Name, Nameberry 

12 comentários:

  1. Os meus preferidos são Audrey, claro o meu nome preferido, Amy, Daisy, Harley, Harmony, Hilary, Holly, Ivy, Joy, Lucy, Melody, Rosemary, Ruby, Sky e Wendy.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Olá! Dessa lista gosto mais de Audrey, Amy, Daisy, Mary, Nancy e Rosemary, mas não para meninas brasileiras...Acho nomes iniciados com Y ok, como Yara, Yasmin ou Yuri para meninos, mas terminados com "y" parecem estrangeiros demais para o meu gosto. Difícil explicar, mas é o que eu acho rsrs
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. o mais lindo dos nomes femininos terminados com Y é o indígena: Anahy. :)

    Dessa lista, gosto bastante de Daisy, Cecily e Nataly.
    Ainda acrescentaria Adriely.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conhecia só na grafia Anahí, por conta da cantora, acho que prefiro assim. É um nome bonito e interessante.

      Excluir
    2. Não conheço essa cantora. 🙈
      Acho Anahy muito lindo. Significa flor e é indígena, adoro o composto Anahy Cerise.(flor de cerejeira) 🌼🍒
      Seria capaz de escolher.

      Excluir
    3. Patrícia, mais uma página pra suas fontes de pesquisas:
      https://www.retraitequebec.gouv.qc.ca/fr/services-en-ligne-outils/banque-de-prenoms/Pages/recherche_par_popularite.aspx?AnRefBp=2020&NbPre=500

      Excluir
  4. Olá achei este blog muito interessante! Parabéns!
    Eu gosto de Audrey e Mary!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. O meu favorito de todos é Ruby.

    Rubina é um nome relativamente comum no meu contexto cultural e o diminutivo carinhoso preferido de muitos amigos e família é, precisamente, «Ruby».

    No entanto, fora desse mesmo contexto, parece não ser muito popular e por essa razão venho pedir-vos que façam um post no vosso blog dedicado a este nome. Grata desde já!

    ResponderExcluir
  6. Adorei este post!

    O meu preferido é Lucy. A minha filha tem uma amiguinha na escola com este nome e adoro como ela pronuncia "Lhúcy" ��.

    Tb gosto de

    .Audrey
    .Cecily
    .Daisy
    .Emily
    .Harley (para menino)
    .Ivy
    .Lily
    .Lucy
    .Poppy (vi a combinação Poppy Rain que gostei muito)
    .Nataly
    .Ruby
    .Sky
    .Zoey (embora prefira Zoë)

    Gostei de saber de Roxy, só conhecia como marca de roupa.

    Bjs*

    ResponderExcluir
  7. Faz sobre o significado de Hildo.

    ResponderExcluir