segunda-feira, 6 de julho de 2020

Zack & Zaki


Nomes curtinhos estão na moda, então por que não apostar em Zack ou Zaki? Apesar de muito parecidos, eles guardam diferenças que vamos desvendar! Modernos, jovens, simples e despojados, caem como uma luva para quem procura nomes estilosos e de impacto. 

Começaremos com Zack:

Zack surgiu como um apelido para Zachary, a versão em inglês de Zacarias. Em nossos países Zacarias sempre foi um nome de uso tímido, diria que até incomum, porém o inverso aconteceu com seu primo inglês. Zachary é bastante apreciado em países anglófonos, com sólido histórico de uso (principalmente nos Estados Unidos). Devido à sua popularidade, o diminutivo, Zack, se destacou ganhando status de nome próprio. Outras escritas possíveis são ZacZak e Zach.

Zacarias é um nome de origem hebraica e seu significado é Deus recordou (significado que se estende a Zack). Evoca uma pessoa que não é esquecida pelo Senhor, que tem em sua fé grande companhia. É um nome bíblico presente no Antigo Testamento onde se destaca o profeta Zacarias, autor do Livro de Zacarias. No Novo Testamento é o nome do pai de João Batista e marido de Isabel. Também é o nome de um Papa e santo do século VIII.


A escrita Zack tem mais adeptos nos Estados Unidos e França, enquanto a grafia Zac é mais popular na Escócia. Zak se sobressai na Eslovênia e Zach é mais influente na Irlanda do Norte.



No Brasil ainda é um nome a ser descoberto, sua introdução é recente. Segundo o IBGE, a frequência de Zack em todo o país é de 71 pessoas; para Zac são 49 pessoas e Zak conta com 25 portadores (a frequência de Zach é insuficiente para gerar gráficos). O uso de todas as grafias teve seu início a partir da primeira década dos anos 2000. No último ano, no estado de São Paulo, Zack foi registrado 16 vezes, Zac 8 vezes e Zach 2 vezes (Zak não pontuou). 

Em Portugal apenas a escrita Zac aparece na lista de nomes aceitos, mesmo assim não recebeu registros em 2018.

Entre as personalidades públicas temos os norte-americanos Zachary "Zack" Snyder (diretor de cinema), Zacarias "Zack" de la Rocha (vocalista do Rage Against the Machine), Zachary "Zac" Efron (ator) e Zacharius "Zach" Galifianakis (comediante e ator); o cantor e compositor brasileiro de funk Isaac MC "Zaac" Daniel Júnior e o britânico Zak Starkey (baterista e filho de Ringo Starr).

E agora chegou a vez de Zaki!
Poderíamos facilmente achar que Zaki é mais uma variação gráfica de Zack, mas o mundo dos nomes esconde surpresas! Enquanto Zack é o diminutivo de um nome bíblico hebraico, Zaki tem origem árabe e é por vezes citado no Alcorão, o livro sagrado da religião islâmica. O bonito significado de Zaki é puro, o que nos faz pensar em uma pessoa virtuosa e de bom coração. Zaki é um nome masculino (também usado como sobrenome) sendo Zakiah e Zakiya suas formas femininas. Seu uso está mais restrito ao mundo árabe, não estando presente em rankings internacionais. Possui a pequena frequência de 44 pessoas no Brasil. Foi registrado 9 vezes no estado de São Paulo e 1 vez em Portugal em 2018.

As referências para Zaki são o filósofo e historiador sírio Zaki al-Arsuzi (1899-1968), o cantor e compositor libanês Zaki Nassif (1916-2004), o ator egípcio Zaki Rostom (1903-1972), entre outros.

Pelo som tão parecido, não seria errado fazer uma associação dos nomes com Isaac, acho até que é uma bela lembrança.

Gostam mais de Zack, ZacZak ou Zach? Ou o charme árabe de Zaki seria a sua preferência?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Wikipédia.

24 comentários:

  1. Oi! Seria legal um post com os nomes da série Dark! Tem muitos nomes diferentes como Ulrich e Tronte. Seria legal. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Realmente há nomes que na língua anglófona tem um ar mais leve. Esse é um deles.
    Pensei em Zackie (existe?) Tem um ar unissex.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei nada sobre Zackie, apenas sobre Jackie (esse é feminino, diminutivo de Jacqueline).

      Excluir
  3. Acho Zach super fofo,mas também adoro o nome completo Zacary.Acho muito legal essa de pesquisar as origens dos do nomes, fiz isso com minha filha,por isso adorei esse post bjim

    ResponderExcluir
  4. Eu achei legal conhecer a diferença. E eu particularmente, depois desse post, vou ficar com o Zaki como meu favorito pelo seu significado, que achei lindo.
    Dois nomes bonitos e curtinhos, que soa bem. Tomara que passem a usar mais por aqui.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. São nomes curtinhos mais bonitos, tem um charme os nomes, realmente eles são parecidos,gosto mais de Zaki é bem mais simples , bjs.

    ResponderExcluir
  6. Que bacana saber mais desses nomes que tem uma sonoridade linda. Gosto de Zaki pela simplicidade da escrita!

    ResponderExcluir
  7. Adorei aprender o significado de Zack que é um nome forte, um nome biblico e agora para mim é muito bonito, mas do que antes.. Adorei a resenha.. bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Adorei saber o significado. Tenho um amigo que chama Zacky. Acho que é uma derivação, não é? Seu blog é um muito incrível, eu adoro ver o significado dos nomes. É serviço público seu blog! Todo mundo quer saber a origem e o significado do seu nome! Passei seu link para o meu amigo!

    ResponderExcluir
  9. Querida gostei em saber o significado, não sabeia! obrigada por compartilhar, parabéns pelo post, beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
  10. Olá Patrícia!Achei bonito os dois,o fato de ser curto é bom porque dispensa apelidos,não conhecia até o momento estes nomes Zack e Zaki,gostei de conhecer suas origens e pelo significado do Zaki eu com certeza usaria,meu preferido por ser puro e de bom coração.
    Excelente post!Bjss

    ResponderExcluir
  11. Eu participei de um estudo bíblico que mostra que o nome Zack é exatamente o que você disse é um diminutivo do título Zachary, que é a versão em inglês de Zacarias, mas, para ser sincero, nunca conheci ninguém com o nome de Zacarias. , nem mesmo o nome Zack ou Zaki. São nomes muito diferentes, um nome pequeno e fácil de pronunciar, uma ótima opção para nomes masculinos muito interessantes.

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Eu faço parte das pessoas que ama um nome curtinho, então é claro que já amei conhecer um pouco sobre o significado de Zack, que é muito bonito. Minha escrita preferida é Zach, porque acho maravilhosa demais. Arrasou muito no post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Ah, não creio que chegou a vez desse nome que gosto tanto. Nem preciso dizer que a primeira coisa que veio à mente foi Zack Efron. Sim, sou muito fã de High School Musical haha Na hora pensei nele. Acho nomes curtinhos tão mais prático concorda? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal , é o nome do meu filho Zack,poucas pessoas gostam,fui até criticada na família por colocar esse nome lindo

      Excluir
    2. Meu filho também se chama Zack, e no início as pessoas estranham, mas gostam por ser o nome diferente. Achávamos o nome bonito e fomos olhar o significado se encaixava, e é incomum.

      Excluir
  14. Ola tudo bem? Eu achei estes nomes bem diferente e dificil de se encontrar por aqui.
    Mas achei bem legal seu post.

    ResponderExcluir
  15. Gostei de conhecer a diferença entre os nomes e seus significados, mas confesso que não são nomes aos quais usaria num filho.

    ResponderExcluir
  16. Amei conhecer mais sobre o nome do meu filho Zack,amo esse nome!

    ResponderExcluir
  17. Escolhemos esse nome Zack pelo significado,meu filho é resposta de oração,o Senhor lembrou-se

    ResponderExcluir
  18. Fiquei grávida nós EUA e escolhi lá o nome do meu filho.
    Zack Rabac ❤️

    ResponderExcluir
  19. Meu filho nasceu em 2021, amamos o nome! Nosso Zack

    ResponderExcluir