domingo, 25 de outubro de 2015

Zacarias


Zacarias, um nome em vias de extinção em Portugal e no Brasil? Será que tal categoria poderia existir? Mas se pudéssemos assim classificá-lo e se assim fosse a realidade, tomaríamos medidas para evitar o pior, usando-o? Ou Zacarias simplesmente não é um nome apelativo para nós e/ou nos nossos dias?

Todas estas questões fazem-me pensar e extrapolam em grande parte Zacarias. Mas concentrando-nos neste nome apenas, que factos me levam a levantar estas questões? Este nunca foi um nome muito popular em Portugal, nem no Brasil, e debruçando-me acerca da realidade do primeiro país considero importante mencionar que durante o século passado poucos foram os registos anuais deste nome, atingindo um máximo esporádico de 21 registos no ano de 1946. Retirando esse episódio pontual, Zacarias sempre demonstrou alguma dificuldade em manter-se acima dos 10 registos anuais e numa realidade mais recente, em 2012 e 2013 pura e simplesmente não foi utilizado e em 2014 foi apenas usado no composto Ana Zacarias! Exatamente, pelo menos há três anos já não nasce um único Zacarias em Portugal!

No Brasil, embora seja também raro, existe o município de Zacarias no Estado de São Paulo, que não deixa que o povo brasileiro se esqueça da sua existência. Era também o nome de um importante advogado e político brasileiro, Zacarias de Góis e Vasconcelos (1815-1877) e o nome artístico do ator brasileiro, Mauro Gonçalves, membro do grupo de comediantes Os Trapalhões, cujo espetáculo foi transmitido pela Rede Globo entre 1977 e 1993. A associação do nome a algo caricato pode ter contribuído para o seu descrédito, mesmo assim, acredito que com um olhar mais atento, o nome deixa de ser caricato para soar tal como ele é: bonito!

Zacarias vem do hebraico Zekariah, de zhar (lembrar-se) e yah (Deus), significando Deus lembrou-se. Na Bíblia existe menção a vários Zacarias, entre os quais o profeta do Antigo Testamento que possui um livro seu lá incorporado; pode referir-se ao 14º Rei de Israel, no século VIII, ou referir-se ao pai de São João Batista, casado com Isabel que era prima da Virgem Maria.

Pessoalmente, acho uma perda lamentável deixarmos de ver Zacarias por aí. Acredito que é um nome jovial que transporta muita energia consigo e considero-o bastante engraçado, um nome divertido – não no sentido caricato. Pode sempre ter os diminutivos amorosos Zach ou Zaqui, que o tornam mais interessante para alguns!

Joana Recharte.


Como se posicionam face a esta potencial “perda” de nomes?

5 comentários:

  1. Um nome deixar de ser usado é um caminho natural para alguns nomes; o tempo vai passando, novas modas vão surgindo e por algum motivo certos nomes vão ficando pra trás. No caso de Zacarias, pelo menos no Brasil, ele ficou associado demais aos Trapalhões, então por isso se tornou caricato. Particularmente eu o acho meio cômico mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Acho uma pena os nomes se perderem no tempo... Para mim Zacarias é como Baltazar mas este último já se vai vendo... Acho que Zacarias merecia uns registos, é bem bonito.

    ResponderExcluir
  3. Acho que ñ vai desaparecer,vai estar no baú durante uns tempos,até que uns de lembrem. Quase que aposto que pode ser ressuscitado por alguém de uma doutrina cristã.

    ResponderExcluir
  4. Acho que ñ vai desaparecer,vai estar no baú durante uns tempos,até que uns de lembrem. Quase que aposto que pode ser ressuscitado por alguém de uma doutrina cristã.

    ResponderExcluir
  5. espero que não desapareça, acho mesmo riquinho :) dentro do estilo, também gosto de Jeremias :)

    ResponderExcluir