quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Nomes Compostos Literais Femininos - Atendendo a Pedidos


Esta sugestão que recebemos foi tão bonita que não sei como não nos lembrámos de fazer antes. Aliás, gostámos tanto da ideia dos compostos duplamente literais que decidimos que a íamos fazer em conjunto. Portanto, as sugestões apresentadas vão ser sugeridas pelas 3 escritoras d'O Blog dos Nomes. 

  • Aura Violeta 
  • Mia Flor 
  • Luz Serena 
  • Clara Lis
  • Bela Luna 
  • Lira Paz
  • Íris Jade
  • Vitória Lira 
  • Ária Melodia
  • Bárbara Jasmim
  • Rosa Lazuli
  • Morena Terra
  • Luna Clara
  • Pilar Cristal
  • Savana Sol
  • Flor Silvestre
  • Brisa Celeste
  • Lis Violeta
  • Serena Rosa
  • Aurora Luz
  • Pérola Céu
  • Açucena Mel
  • Violeta Mar 
  • Paz Celeste
  • Branca Flor
  • Rosa Luar
  • Clara Victoria
  • Rosa Mia 
  • Bela Rubi 
  • Clara Jasmim
  • Alma Violeta 
  • Camélia Luar 
  • Flor de Ceres 
  • Lótus Celeste 
Qual é a sua opinião sobre esse estilo de compostos? Usariam alguma das nossas sugestões, sugerem outras?

Leia também:
Nomes Hippies Femininos

13 comentários:

  1. Com algumas raras exceções, definitivamente esse não é um estilo que eu aprecie... Acho que nomes compostos literais tendem a se distanciar do que constitui o nome em si (substantivo próprio) e se aproxima demais dos adjetivos ou substantivos comuns que os designam. Enfim... Fazer compostos usando literais, na minha opinião, requer mais um pouco de prudência. Acho que pode ser um pouco constrangedor em ambientes públicos ser chamada por exemplo de Bela Rosa ou de Glória Celeste... São demasiados literais.
    O emprego de literais em outra língua, como é o caso de Bianca (Italiano), Tainá (indígena) ou de Cerise (francês) já melhora essa questão, ou seja, se aproxima dos nomes próprios e se distancia dos significados comuns.
    Esse é um tópico muito legal, e nos dá boas reflexões...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, literais em outros idiomas podem ser uma boa opção para quem gosta desse estilo mas prefere algo mais discreto.

      Amabile - amável, adorável (italiano)
      Aimée - amada (francês)
      Chiara - clara (italiano)
      Lila - lilás (espanhol)
      Luna - lua (espanhol, italiano)
      Isla - ilha (espanhol)
      Jasmine - jasmim (inglês)
      Mia - minha (italiano)
      Paloma - pomba (espanhol)
      Perla - pérola (espanhol, italiano)
      Stella - estrela (ialiano)
      Scarlet - escarlate (inglês)
      Vita - vida (italiano)
      Zelena - verde (eslavo)
      Zora - aurora (eslavo)


      Excluir
    2. Acrescentaria aí:
      Azura
      Blanche
      Cerise
      Fraise
      Vanilla

      Excluir
  2. Eu gosto bastante do enormes literais, mas compostos duplamente literais acho "too much". Da lista gostei de Clara Jasmim, talvez porque não é um literal tão óbvio.

    ResponderExcluir
  3. Como disseram no texto, achei essa ideia muito bonita!
    Gostei de vários compostos:
    Aura Violeta
    Luz Serena (este usaria)
    Morena Terra
    Pilar Cristal
    Brisa Celeste
    Aurora Luz
    Pérola Céu
    Paz Celeste
    Flor de Ceres

    Sugeriria também os compostos:
    Aura Rubi
    Aura Celeste
    Mar Azul
    Mar Celeste
    Luz Celeste
    Aurora Celeste
    Estrela do Céu
    Estrela do Mar
    Rosa Branca (que é, até, o nome de uma senhora que eu conheço)
    Brisa do Mar
    Maré Celeste
    Lua Branca
    Lua do Céu
    Luar Celeste

    Enfim, há tantas opções!... Gostei bastante, até porque adoro nomes hippies!

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  4. É um tópico interessante mas é necessária prudência, como diz a Angélica.
    Eu adoro literais mas prefiro combiná-los com nomes mais comuns, não-literais.
    Também há a questão de apelidos literais. É o caso da minha filha que tem 2 apelidos de família literais. Nestes cases é preciso ter ainda mais cuidado, para não cair no ridículo.

    Mesmo assim, a lista tem literais que eu usava sem problemas, alguns até estão na minha lista:

    .Clara Jasmim (para mim Clara é tão comum que já nem penso nele como literal!)
    .Aura Violeta
    .Clara Lis (Lis nem parece literal)
    .Bárbara Jasmim
    .Aurora Luz. (Aurora não soa tanto a literal, é uma palavra pouco usada)

    Também gostei de Flor de Ceres, embora não sei se usaria. Há alguns que para mim são impensáveis como Ária Melodia ou Paz Celeste, entre outros.

    Gostei muito deste tema! Tem "pano para mangas"!

    Beijinhos,
    Manuela

    ResponderExcluir
  5. Gostei de Luz Serena , Bela Luna e Morena terra .

    ResponderExcluir
  6. Lindos! Usaria Ária Melodia, Bela Luna, Savana Sol e Brisa Celeste...

    ResponderExcluir
  7. Que post maravilhoso. Esses nomes são inspiradores, soam para mim como nomes de fadas *-* quando li o título do post não entendi muito bem a proposta, mas assim que comecei a ler fiquei encantada. Parabéns por essa seleção.

    ResponderExcluir
  8. literais compostos são muito ousados e beiram o abismo entre o encantador e o cafona, obrigada pelo post! achei encantadores Serena Rosa, Clara Flor, Violeta Lis, Morena Terra.. lindissimas combinações.

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante! Fiz uma lista dos meus preferidos. Incluí outras possíveis combinações.

    Bela Jasmim
    Íris Vitória
    Lua Jasmim
    Pérola Mel
    Lua Serena
    Linda Aurora
    Linda Serena
    Linda Jasmim
    Luz Serena

    ResponderExcluir
  10. Bela Aurora
    Bela Jasmim

    ResponderExcluir
  11. Íris Violeta
    Lua Violeta
    Mia Violeta
    Luz Violeta
    Bela Violeta
    Brisa Violeta

    ResponderExcluir