segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Haydée - Atendendo a Pedidos


De sonoridade melodiosa e diferenciada, a mesma de nomes como Aimée e Desirée, partilhando com estes também a grafia exuberante que fica gravada na mente, Haydée saiu diretamente das páginas dos livros onde brilhou como heroína literária. É mais um antropônimo criado para personagens fictícias que caiu nas graças do mundo da onomástica.

Haydée é a forma espanhola e francesa de Haidee, nome inventado pelo poeta britânico Lord Byron para uma personagem em seu poema épico Don Juan (1819). Acredita-se que Byron criou Haidee a partir do grego aidoios, cujo significado é modesta, reverente. Mais tarde, na grafia Haydée, foi usado por Alexandre Dumas para o famoso romance da literatura francesa O Conde de Monte Cristo (1844). Nesta mesma escrita também foi utilizado pelo compositor francês Daniel Auber para sua ópera Haydée, ou Le Secret (1847).

Apesar de fazer parte de tão aclamadas obras, Haydée nunca foi um nome popular pelo mundo, seu uso é discreto. De 1880 até 2017 foi registrado 3.208 vezes nos Estados Unidos (no mesmo período a escrita Haidee totalizou 587 nascimentos). 

Segundo o IBGE sua frequência em todo o Brasil é de 1.489 pessoas, a maioria residente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Seu pico de uso se deu durante os anos 30. A grafia Haidee conta com a frequência de 510 pessoas e Haidê possui 1.419 representantes. A forma aportuguesada Aidê se sai melhor, sua frequência é de 6.359 pessoas. O IBGE informa ainda a existência da escrita Aidée, que totaliza 225 portadoras. Em 2017 nenhuma grafia pontuou no estado de São Paulo.

Em Portugal não faz parte da lista de nomes admitidos, sendo raríssimo em terras lusas.

Personalidades:
  • Haydée Figueiredo - atriz brasileira;
  • Haydée Mercedes Sosa (1935-2009) - cantora argentina;
  • Haydée Politoff - atriz francesa;
  • Haydée Ramírez - atriz e modelo colombiana;
  • Haydée Santamaría (1923-1980) - guerrilheira cubana;
  • Haydée Tamara Bunke (1937-1967) - guerrilheira argentina que lutou ao lado de Che Guevara na Bolívia;
  • Haidee Tiffen - treinadora e ex-jogadora de críquete neozeolandesa;
  • Haidee Wright (1867-1943) - nome artístico de Ada Wright, atriz inglesa;
  • Márcia Haydée - bailarina e coreógrafa brasileira.
Para mim Haydée evoca o charme francê e sua sonoridade me encanta. Pode agradar pais que gostam de literatura e procuram por um nome raro. Adoraria conhecer uma pequena Haydée nos dias de hoje!

Haydée te surprendeu? Já conheciam sua faceta literária?

Leia também:

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, Wikipédia. 

18 comentários:

  1. Acho-o muito charmoso juntamente com Aimée, Desirée e conheço uma Hermé. Não passam despercebido de jeito nenhum. A pronúncia é meio controversa, enquanto uns falam (aidê) outros falam (aidí). Prefiro a primeira.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu não imaginava que ele tinha surgido na literatura. Acho simplesmente lindo e tem um certo ar chique.
    Gostei do significado também e fico me questionando se a não-popularização dele não se refere à dificuldade de pronúncia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim. Só conheci uma pessoa com esse nome até hoje, era uma professora da faculdade.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Vê se acha a origem do meu nome! Siael

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar desse nome, não usaria, mas gostei de o conhecer.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  5. Me chamo Haidée Maria, e gostei de saber esse uso na literatura - Haidée. Minha avó era Haydée.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Haidê Maria e minha bisavó se chamava Haydee

      Excluir
  6. Eu me chamo Aidée e soube por meu pai q o significafo primeiro seria AQUELA QUE AJUDA ou QUE GOSTA DE AJUDAR. Eassim sou eu, adoro trabalhar em prol dos demais e faço voluntariado. Amo meu nome! Em ingles:Aid.

    ResponderExcluir
  7. Minha Haydée tem 8 anos, obrigada pela informação, vou procurar os livros 😘

    ResponderExcluir
  8. Nasci em 26 de janeiro de 1937 e meu nome é Haydée.

    ResponderExcluir
  9. Adoro meu nome é lindo , imponente , uma pronúncia linda e escrita tbm . O meu nome tem história , foi meu pai que escolheu , minha avó paterna se chamava Haydee . Uma singela homenagem pra minha avó .

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Haydee gosto muito dele porque não é muito comum

    ResponderExcluir