quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Compostos com Gonçalo


Eu sou de Aveiro, onde, durante todo o ano, os aveirenses aguardam ansiosos o maravilhoso mês de janeiro para poder comemorar o querido S. Gonçalinho. Cresci a andar pelo Bairro da Beira-Mar, a mandar cavacas do cimo da capela, a cantar as músicas na arruada e a assistir à entrega dos ramos. Quem for de Portugal e tiver oportunidade aconselho vivamente a irem um fim de semana a Aveiro na altura de festejar S. Gonçalo de Amarante. Com esta adoração toda pelo santo na minha família, quando a minha mãe engravidou do meu irmão, a escolha do nome era mais do que óbvia: Gonçalo. Riscando, assim, o nome da minha lista. Lembro-me de na altura pedir à minha mãe para o meu irmão ser Gonçalo Filipe, tinha eu 7 anos, e estava preocupada em dar um nome composto ao meu mano mais novo. Nem ela nem o meu padrasto me fizeram a vontade, mas anos depois chegaram-me a dizer que tinham pena de não o ter registado com a composição que eu tinha sugerido. Bem, por isso é fácil de prever que o meu composto preferido para Gonçalo é Gonçalo Filipe, mas hoje vou deixar-vos outras sugestões para que tenham um leque maior por onde escolher. 

Compostos com Nomes Populares:
Gonçalo José

Gonçalo Luís
Gonçalo Miguel

Gonçalo Valentino

Diogo Gonçalo
João Gonçalo
Lucas Gonçalo
Manuel Gonçalo 

Compostos com Nomes Curtos:
Gonçalo Gil

Gonçalo Joel
Gonçalo Levi
Gonçalo Noé


Egas Gonçalo
Ivo Gonçalo
Tomé Gonçalo
Rui Gonçalo


Compostos com Nomes Longos:
Gonçalo Benjamim
Gonçalo Francisco
Gonçalo Lourenço
Gonçalo Rodrigo


Alexandre Gonçalo
Bernardo Gonçalo
Eduardo Gonçalo
Henrique Gonçalo

Compostos com Nomes Modernos: 
Gonçalo Benício
Gonçalo Gael
Gonçalo Nicolas
Gonçalo Ravi


Adam Gonçalo
Davi Gonçalo
Leo Gonçalo
Odin Gonçalo

Compostos com Nomes Antigos:
Gonçalo Bartolomeu
Gonçalo Sebastião
Gonçalo Vicente 
Gonçalo Zarco

Eugénio Gonçalo
Caetano Gonçalo
Fernando Gonçalo
Lázaro Gonçalo

Qual é a vossa composição com Gonçalo preferida?

Fonte Consultada:
O Blog dos Nomes 

2 comentários:

  1. Gonçalo é um nome que está demasiado visto para eu o usar. Conheço vários Gonçalos, um deles é até o sobrinho do meu padrasto, por isso o nome não tem tanta graça para mim.
    No entanto, gostei das sugestões e agradaram-me vários compostos.
    O que eu gostei mais foi Gonçalo Valentino, mas também gostei de Gonçalo Benjamim, Gonçalo Francisco, Alexandre Gonçalo, Gonçalo Gael, Davi Gonçalo e Eugénio Gonçalo.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir