quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Mahina - Atendendo a Pedidos



Mahina, um nome diferente e exótico que possui duas origens. Ora é um nome japonês, ora um nome havaiano.

Se tivermos em conta a origem japonesa, Mahina pode ter vários significados tendo em conta a conjunção de letras kanji que compõem o nome: "ma" significa real e genuíno, e também dança ou satisfação; "hi" significa rainha; "na" significa macieira e a combinação "hina" tem o significado de boneca e lua. Outras combinações de kanji também podem formar este  nome.

A origem polinésia diz que em havaiano Mahina significa literalmente lua. Na mitologia havaiana Mahina é uma divindade lunar.

Mahina é também o nome de uma comuna no Taiti, a maior ilha da Polinésia Francesa. Foi neste local que expedições de Charles Darwin passaram, assim como de James Cook. Esta parte do mundo é caracterizada pelas águas de cor cristalina, praias de areia fina e coqueiros sem fim. Um paraíso na terra.

Não encontrei qualquer registo de Mahina em Portugal; no Brasil sua frequência é tão pequena que foi insuficiente para gerar gráficos no IBGE, porém foi registado 5 vezes no estado de São Paulo em 2017. Mahina é muito raro em países lusófonos, isto porque não é um nome divulgado pelo mundo, é característico somente de países da Polinésia, Japão e Filipinas. Nos Estados Unidos existem algumas Mahinas mas não o suficiente para entrarem nos charts.

Mahina é um nome que apesar do significado lua, irradia luz e boas vibrações. Eu desconhecia este nome tão cativante e acredito que seria usável principalmente no Brasil, onde tantos outros com terminação em ina são muito populares.

Apesar de gostar de nomes compostos, neste caso penso que o nome perderia o brilho e fica bem sozinho.

O que acharam de Mahina?

Fontes Consultadas:
IBGE, Behind the Name, Nameberry, IRN, Wikipédia.

23 comentários:

  1. Assim que li o nome, pensei em Marina! Acho que a confusão com esse nome pode ser um empecilho pra seu uso. Fiquei eu dúvida quanto à pronúncia também. Seria "Maína"? Ou ficaria parecido com Marina?
    Apesar disso, gostei do post. É sempre interessante descobrir novos nomes.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em havaiano a pronúncia é "marrina". No link a seguir vc pode ouvir. Acho que se fosse usado por aqui iam acabar falando "maína" mesmo. Abraços Ivana!

      https://youtu.be/NeRV1_S3Ouw

      Excluir
    2. Oi, Patrícia. Obrigada por responder!

      Excluir
    3. Em japonês e em filipino a pronúncia é parecida, sendo "Marriná"

      Excluir
    4. Hifenizando:
      MaaHHIY-Naa
      MA-HEE-NAH
      Mah-ina

      Excluir
  2. Nunca ouvi esse nome, achei bem lindo 😍 e o significado é legal :) belo post.

    ResponderExcluir
  3. Caramba, quantos significados interessantes pra um único nome. Eu confesso que nunca tinha ouvido falar, mas eu gostei muito... quem sabe não coloco na minha bebê.

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido/visto esse nome, fiquei meio confusa quanto a sua pronuncia, mas achei bem bonito o jeito que ele é escrito e seu significado.

    ResponderExcluir
  5. Achei bem havaiano mesmo, um nome alegre e de muito esplendor. Um nome muito bonito.

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Eu adorei este nome é lindo e marcante, amei ❤

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Fazia tempo que não via um nome assim tão diferente e ao mesmo tempo com tantos significados. Acho Lua muito bonito, então gostei da "tradução". Interessante também ter significados distintos em dois lugares. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Ainda não conhecia esse nome, mas para lembrou muito Marina, inclusive na minha cabeça a sonoridade é a mesma haha Adorei conhecer esse significado, é muito bonito. Seria um nome que com certeza pensaria em usar em uma futura filha. Amei conhecer!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oii!

    QUe legal esse blog de nomes, nao conhecia achei muito interessante.

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  10. Que legal, eu goostei deste nome , achei bonito bem cara havaina mesmo <3

    ResponderExcluir
  11. O nome tem duas origens bem marcante , Mahina é um nome que com certeza colocaria em uma filha .

    ResponderExcluir
  12. Conheci esse nome procurando alternativas para Marina.
    Acho lindo, mas daria muita confusão sobre pronuncia, escrita...
    Uma pena :(

    ResponderExcluir
  13. Mahina é o nome da minha filha! Só p complementar, um outro significado na cultura japonesa é "pássaro jovem", isso rendeu p ela o apelido de passarinha. O significado do nome, em havaiano, também pode ser entendido como "a iluminada" por ser uma carácter da Lua. As pessoas costumam confundir a pronúncia sim, umas chamam de Maína ou Marina, mas aí eu corrijo e fica tudo bem

    ResponderExcluir
  14. Gostei coloquei o nome da minha filha,a escolha do nome foi por a caso,meu marido tava falando com a migo dele que tbm iria ser pai ai ele pergunto como seria o nome e qual o sexo do bebe meu marido colocor mahina rebeca,so que no lugar de mahina era pra ele ter colocado menina 😂que erra o sexo que o amigo dele pergunto,ai como ele colocar mahina o a migo dele disse que legau e bonito esse nome e quase não se olve ai a gente decidió colocar fucando Mahina Rebeca😊

    ResponderExcluir
  15. Coloquei o nome da minha filha Mahina Rebeca,

    ResponderExcluir
  16. Olá, prazer! Me chamo Mahina e nasci em outubro de 1985. Minha mãe tirou esse nome da maravilhosa cabeça dela e eu amo meu nome.

    ResponderExcluir