segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Lael - Atendendo a Pedidos


Para os amantes de nomes curtos prestem atenção a Lael. De origem hebraica este nome significa pertencente a Deus. É originalmente um nome masculino, mas até o consigo imaginar com alguma facilidade para uma menina. 

Não existem muitas informações sobre Lael. No entanto, sabe-se que é um nome bíblico presente no Antigo Testamento. Por algum motivo tem qualquer coisa de modernidade que poderia sem problema algum ser usado hoje em dia. Na Bíblia, Lael é o pai de Eliasafe, um líder entre seu povo.

Nos EUA o registo mais antigo de Lael data de 12 de agosto de 1879 e desde esse dia até à atualidade nasceram mais 2.561 crianças com este antropónimo. O ano em que este nome foi mais registado foi em 2015 com um total de 77 bebés nascidos Lael

Em Portugal Lael recebeu 1 registo em 2018.

No estado de São Paulo, recentemente o nome não foi registado. Não obstante, sua frequência em todo o Brasil é de 1.123 homens Lael. O apogeu de registos foi na década de 2000 e é no Amazonas onde mais provavelmente se consegue encontrar um indivíduo com este nome. 

Personalidades:
  • Lael Rodrigues - foi um editor, diretor, produtor e roteirista brasileiro; 
  • Lael Varella - político brasileiro, ex-deputado federal pelo estado de Minas Gerais. 
Penso que hoje em dia, onde os nomes mais curtos estão na moda, Lael se pode encaixar perfeitamente nas escolhas atuais. É um nome internacional, fácil de escrever e dizer e muito exclusivo. 

O que pensam sobre Lael?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Names.org, Wikipédia. 

22 comentários:

  1. chama a atenção por ser anagrama de Leal.
    Pertence ao mesmo estilo de Gael e Rael.
    Quem sabe um dia é descoberto?
    nunca ouvi falar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho tem 7 anos e se chama Lael, eu amo este nome! Rsss ... Evidente; E amo a "exclusivamente" que ele tem!

      Excluir
    2. Meu filho nasceu em 2013 e tem este nome.

      Excluir
  2. Apesar de eu gostar muito da terminação "el", Lael não me conquistou... não é feio, mas não me conquistou, não sei explicar o porquê...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser pela repetição de L. Pedi para falarem do nome como forma de incentivo ao conhecimento do mesmo. Também o desconhacia, mas abri a Bíblia no livro que o citava e achei interessante por ninguém falar dele e por parecer com nomes moderno do mesmo estilo de Gael, Rael e Mael. Porém, acho que não o usaria porque, sendo um curto, ainda tem repetição de letra (no caso, o L). Parece que falta algo para ter sentido completo. Mas é um nome bonito, com ar moderno, lindíssimo significado e bíblico (apesar de quase ninguém saber disso, já que é um nome tão raro). Enfim, achei que valia ter um post para Lael.

      Excluir
    2. Oi, Fran! Sim, é muito legal conhecer nomes novos. Foi um bom pedido!

      Excluir
  3. Gosto bastante dos que terminam com "el" e confesso que não conhecia esse. Achei belo e forte, curto e prático, mais uma bela opção :)

    ResponderExcluir
  4. Gosto! Imagino mesmo um menino descontraído como da foto (bem escolhida). Acho um nome moderno, e usável em Portugal. A sonoridade é parecida com Gael, que tb gosto. Faz-me lembrar da palavra 'mel'.
    A mim soa-me a um nome masculino, mas querido.

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha escutado ou lido sobre esse nome . Acho que eu gostei (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era esse meu objetivo sugerindo ao Blog: que mais pessoas tivessem conhecimento do nome, assim como eu não tinha e gostei de conhecer. Como é semelhante a outros nomes modernos, achei que seria interessante abordar o nome no blog. Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  6. Coloquei o nome do meu primeiro filho de Lael, hj com quase 8 meses. Amei o significado, é hebraico como eu queria, curtinho, termina em El que é Deus e são sílabas minha (Larissa) e do pai Rafael. Ah! E ainda é da tribo dos Levitas na Casa de Israel.

    ResponderExcluir
  7. Lael+son = Filho de Quem pertence a Deus.

    ResponderExcluir
  8. Eu conheci esse nome por meio de um jornalista da minha cidade. Ele se chama Lael. É um nome tão gostoso de se pronunciar que dá vontade de comer ou lamber. rsrs Lembra 'mel' mesmo, como a colega ressaltou. Também associo à Leo/León/Leão.

    ResponderExcluir
  9. Meu filho nasceu em 2013 e mesmo sem nunca ter ouvido este nome, o recebi em um sonho, não sei explicar... Meu filho é um amor, abençoado, educado, companheiro e descolado, 💕Amo Lael!

    ResponderExcluir
  10. Eu me chamo lael amo meu nome ele significa aquele que é dele, consagrado a Deus nasci em 1955 tenho hoje 66 anos .

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Lael nasci em 1970, sou neta de Lael TB, minha avó nasceu em 1918

    ResponderExcluir
  12. Meu primeiro filho, hoje com 6 meses se chama Nikolas Lael!! Amooooo!!! "O vitorioso de Deus"

    ResponderExcluir
  13. Meu filho hj com 4 dias de nascido, chama se Laell💙

    ResponderExcluir
  14. Meu filho tem 4 meses e se chama Lael ,me apaixonei por esse nome assim que o li na bíblia.

    ResponderExcluir
  15. Estou grávida de um menino, e o nome escolhido foi lael noah estou a apaixonada por essa combinação

    ResponderExcluir