terça-feira, 9 de julho de 2019

Eros - Atendendo a Pedidos


Não sei que sensações é que Eros vos transmite, mas quando penso neste nome penso imediatamente em vento e depois em como o nome me soa angelical, cândido. 

A origem de Eros é grega e o significado deste nome é amor

Na mitologia grega, Eros é filho de Afrodite e se assemelha bastante a um cupido por ser caracterizado por estar armado com uma flecha que ao ser disparada leva alguém a se apaixonar. É o deus do amor.

Uma das mais belas histórias de amor da mitologia grega envolve o mito de ErosPsiquê (saiba mais aqui).

O nome deste deus alado aparece também nos quadrinhos da DC como aliado da Mulher Maravilha e é o pseudónimo do personagem Starfox da Marvel

Eros é ainda o nome de um asteróide do nosso sistema solar. 

Personalidades:
  • Eros Ramazzotti - músico, cantor e compositor italiano; 
  • Eros Vlahos - ator inglês.
Curiosamente, é na Itália onde este nome mais se faz notar, encontrando-se no Top 200 nos últimos anos. 

O registo mais antigo de Eros nos EUA data de 9 de julho de 1876 e desde então o nome foi registado mais mil vezes. O ano de recorde foi em 2015, com um total de 66 bebés a serem registados nesse período. 

Em Portugal, no ano passado, foi o nome escolhido para um pequeno sortudo. 

No estado de São Paulo, em 2017, 25 rapazes recém-nascidos foram registados com este nome. A frequência de Eros em todo o Brasil é de 2.643 indivíduos, o pico de registos foi em 2000 e é no Paraná onde este nome é mais registado. 

Eros cativou-vos?

Ana Madaíl Carvalho

Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Names.org, Wikipédia. 

16 comentários:

  1. Que nome fofinho! Adorei!
    Engraçado que, pelo menos para mim, Eros tem uma sonoridade forte e um significado delicado. Eu usaria.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Bem alternativo e bonito, é o nome do filhinho de um conhecido meu.
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Não gosto, erótico vem de Eros, né...fica bem estranho usar em uma pessoa...tem nomes melhores...

    ResponderExcluir
  4. Eros é um nome bem diferente e confesso que nunca vi ninguém com ele. Gostei muito do significado, quem sabe não coloco no meu filho, quando tiver kkk
    Já tem post sobre Raissa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela,já temos sim. Aqui vai o link

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/search/label/Ra%C3%ADssa?m=0

      Excluir
  5. Quando leio/ouço este nome me lembro da pela estátua de Eros e Psiquê, cuja história de amor é realmente bonita. E não há como esquecer do cantor italiano.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho um nome lindo, de personalidade e força.
    Que venham mais Eros para o Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Quando li o nome Eros pensei em alguém forte, talvez associado algum filme. É um nome bonito !

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Que dica legal 😘 eu adoro nomes gregos, são cheios de personalidade

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Eu sou completamente apaixonada por esse nome, acho tanto a escrita dele, como a sonoridade muito bonita, além de todo o significado por trás dele. Arrasou no post e adorei conhecer mais sobre Eros, que sempre me fascinou!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Ah, não acredito que surgiu esse nome aqui. Quando li o título já lembrei do cantor. Sou fã do Eros a bastante tempo e amo as músicas dele. Fora ele não conheço mais ninguém com esse nome. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. É uma ótima alternativa ao nome Davi! Tbm temos o ex-ministro do STF Eros Roberto Grau! Eu amo esse nome! Muito obrigado por atender ao meu pedido!!

    ResponderExcluir
  12. Estou apaixonada por Eros!!! Agora compete com Pedro.

    ResponderExcluir
  13. O nome do meu cachorro é Eros, e ele faz jus ao nome, é apaixonante.

    ResponderExcluir
  14. É o nome do meu filho! Na mitologia grega , Eros se chama Cupido. Um nome forte,com um significado belíssimo, afinal , sem amor, de nada seríamos.

    ResponderExcluir