segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Psiquê - Atendendo a Pedidos


Muitos de nossos pedidos são supreendentes, alguns são verdadeiros desafios. Acredito que Psiquê seja um dos nomes mais complexos que já pesquisei, fato que muito me agrada, gosto de adquirir novos conhecimentos, ampliar meus horizontes e o estudo da onomástica tem me proporcionado isso. Ao mesmo tempo forte e delicado, Psiquê é um nome que transborda emoções e nos leva para uma viagem às profundezas da mitologia grega.

Significa alma, derivado do grego psykhé (psico), que quer dizer respirar. Os gregos acreditavam que a respiração era a alma humana. Na mitologia grega, Psiquê era uma linda mulher por quem Eros, o deus do amor (Cupido para os romanos), se apaixonou. Ela é o tema do poema do escritor inglês John Keats, Ode to Psyche (1819).

Nas lendas gregas Psiquê era uma princesa de beleza extraordinária, a mais jovem das três filhas de um rei, cujo nome não é mencionado. Com inveja, a deusa Afrodite ordenou que seu filho Eros atingisse Psiquê com suas flechas encantadas, inspirando amor na jovem pelo mais desprezível dos homens. Porém, Eros estava tão impressionado com a beleza da moça que ele mesmo se apaixonou por ela. A levou então para um palácio oculto onde ele, invisível, visitava sua amada todas as noites. Psiquê poderia ter desfrutado desse estado de felicidade para sempre se tivesse atendido ao pedido de Eros: nunca tentasse saber quem ele era. Mas as irmãs invejosas de Psiquê a fizeram acreditar que na escuridão da noite ela estava abraçando algum monstro hediondo. Por isso, enquanto Eros dormia, Psiquê acendeu uma vela, olhou para ele e viu o mais belo e adorável de todos os deuses. Eros acordou, censurou sua desconfiança e sumiu (lhe disse: "o amor não sobrevive sem confiança"). Então a paz de Psiquê desapareceu, perambulou de templo em templo perguntando sobre seu amado até que chegou ao palácio de Afrodite. Ali começou seu verdadeiro sofrimento: Afrodite a tratava como escrava, lhe impingia os mais humilhantes trabalhos. Eros ainda a amava em segredo e, com sua ajuda, Psiquê finalmente conseguiu superar o ciúme e o ódio de Afrodite. Foi elevada à imortalidade unindo-se a Eros para sempre. Tornou-se a deusa da alma. Mais tarde tiveram uma filha, Hedonê, a deusa do prazer (para maiores detalhes sobre o mito de Eros e Psiquê clique aqui).

Psiquê é a representação da alma humana, a qual é purificada por paixões e infortúnios, sendo assim preparada para o gozo da verdadeira e plena felicidade. Em obras de arte é retratada como uma mulher com asas de borboleta, uma simbologia que indica que Psiquê, assim como a borboleta, se liberta de seu casulo para viver a vida em toda sua plenitude.

Outros Idiomas: Psyche (inglês), Psiche (italiano), Psique (espanhol), Psyché (francês).

Como podem imaginar, Psiquê é raríssimo como nome próprio, não possuindo notícias de registros antigos e nem recentes tanto no Brasil como em Portugal. O mesmo acontece em outros países pelo mundo.

Apesar da raridade, consegui encontrar referências entre pessoas públicas, nas versões em inglês e francês, respectivamente (como nome e sobrenome):
  • Psyche Resus - modelo filipina (Miss Filipinas Terra 2010);
  • Christophe Psyché - futebolista francês.
Psiquê é um nome instigante, mas que provavelmente está destinado a permanecer guardado nos livros sobre mitologia. Entretanto, isso não é impedimento para se deixar de admirá-lo: a lenda de Eros & Psiquê é uma das mais belas histórias de amor de todos os tempos, evoca a ideia de que a alma não sobrevive sem amor (com a qual eu concordo plenamente!).

Que considerações fazem sobre Psiquê?

Para conhecer mais Casais Mitológicos clique aqui

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Behind the Name, Nameberry, Names Org, Theoi, Wikipédia.

20 comentários:

  1. A história de Eros e Psiqué é a que eu mais gosto na mitologia grega! Eu já li que ela foi a fonte de inspiração para o conto de fadas "a Bela e a Fera"! Toda a simbologia por trás do nome é encantadora. Gostei da relação com as asas de borboleta - eu desconhecia esse fato! É um nome muito profundo, mas como vc disse reserva-se à mitologia, outros nomes ganham destaque como o literal: Alma (apesar de não gostar mto deste).
    Muito obrigado por atender aos meus pedidos mais uma vez :D
    Fico imensamente feliz por isto!
    Parabéns à toda equipe do blog por tanta dedicação e empenho!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Fernanda, gostei muito de saber mais sobre Psiquê ❤ Beijos! 😙

      Excluir
  2. Olá
    A lenda de Eros e Psiqué é linda, conheço e amo ela desde minha infância quando conheci a lenda, mas realmente é um nome difícil de ser usado no dia a dia, ainda mais por ser um nome usado cientificamente, porque alem de representar a alma, é usado na psiquiatria para designar a consciência, a psique humana.

    ResponderExcluir
  3. Conhecia já todo o significado e história relacionada com Psiqué mas não deixou de ser um momento mágico ler este post! A imagem da capa lembra uma pintura pré-rafaelita, bem escolhida!

    ResponderExcluir
  4. Que post encantador. Assim que bati os olhos no título me lembrei das primeiras aulas do primeiro semestre de psicologia. A professora disse que a raiz da palavra significa "estudo da alma".
    Vou ser sincera: nunca imaginei alguém chamada Psiquê! Que peculiar :)
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. "Psi (Ψ) é uma letra do alfabeto grego. Na capital do antigo Império Romano, várias palavras continham a letra psi: como Psalmus ou Psyque (salmo ou psique). O significado da palavra psique é explicado pela associação entre a letra Psi e a palavra grega “Psyche”. Este último, embora no início tivesse sido usado para designar borboletas, evoluiu e ao longo do tempo e passou a significar “respiração”, “espírito”, “sopro de vento”, e depois “alma” e “mente” "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fonte: https://www.psiconlinews.com/2016/05/historia-do-simbolo-da-psicologia-%CF%88.html

      Sinceramente, não consigo imaginar ninguém chamada Psiqué...
      O texto está uma viagem gostosa de se ler...
      abraços,

      Excluir
  6. Jamais imaginava que existia pessoas com o nome de Psiquê. Pensava que era apenas nas lendas que ela aparecia. Sem falar na sua origem que na minha opinião é belíssima, assim como sua lenda. Esse nome influencia muito alguns contos de fadas.

    ResponderExcluir
  7. Oi Patrícia,

    Eu amo viajar nas histórias dos nomes que você coloca aqui.
    Nunca tinha ouvido desse nome, Psiquê, e confesso que não esperava uma história tão bonita quando comecei a ler o post.
    Adorei o significado do nome. Acredito que alma é um dos mais belos significados que devem existir. Tem uma profundidade grande e, ao mesmo tempo, uma leveza. Eu estou apaixonada!
    Parabéns pelo post! Maravilhoso, como sempre!

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Só uma palavra: impressionada!
    Adorei, não colocaria esse nome aos meus filhos, mas a história dos Deuses é linda!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, sua profissão nutre você, com muitas informações sobre a história dos nomes. O que torna enriquecedor Psique não é um nome que eu goste particularmente, mas contém uma história mitológica grega. Isso atrai alguma atenção em muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  10. Um nome com um significado bem profundo, sempre aprendendo mais com o blog.

    ResponderExcluir
  11. Que post sensacional!!! Parabéns!!! Adorei conhecer a história de amor de Eros e Psiquê e nunca imaginaria que tivesse pessoas com este nome nos dias de hoje!

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha pensado em Psiquê como nome, achei muito interessante e com uma força notável.

    ResponderExcluir
  13. Oi Patrícia. Psiquê não é um nome que eu daria a uma filha. Mas a história dele é linda. Adoro tramas da mitologia grega, sempre história com uma dose de tragédia, mas que ganham nosso coração. Acho que o mais parecido com esse nome que já vi, foi uma personagem de X-Men mesmo.
    Adoooooooooooorei o post, com essa história! Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu não sabia que esse poderia ser um nome de pessoa, é bem diferente e inusitado, além disso a história por trás do nome é linda e o significado também.

    ResponderExcluir
  15. Oi Patrícia!!
    Eu morria e não sabia que Psiquê poderia ser o nome de alguém. Acredito que tenha sido o nome mais incomum que já vi aqui no blog. Acho o significado lindo, mas não sei se teria coragem de dar esse nome para uma criança rs
    Como sempre, ótimo post.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Como amo quando encontro coisas assim nos blogs. Seu blog é fenomenal. A lenda de Eris e Psiqué é linda e acho nomes incríveis!

    ResponderExcluir
  17. O nome da minha filha é Perséfone e adoraria ter outra filha e dar-lhe o nome de Psiquê. Uma curiosidade é que Perséfone sede um pouco de sua beleza para ajudar Psiquê em sua missão de atender aos caprichos da insuportável Afrodite.

    ResponderExcluir