quarta-feira, 22 de maio de 2019

Savana - Atendendo a Pedidos


Muitos nomes com final em- ana estão entre os mais populares e queridos por nossos povos, como Mariana, Joana, Luciana, só para citar alguns dentre os inúmeros exemplos existentes. Fugindo de toda essa aura convencional nos deparamos com Savana. Sim, Savana, o árido Savana, o selvagem Savana, o incomum Savana, aquele que quebra a regra de uma terminação tão tradicional e desponta poderoso como mais uma opção literal vinda da natureza.

Quem acompanha o blog há muito tempo deve lembrar que nós já publicamos um post abordando Savannah, a grafia em inglês. Atendendo a pedidos falaremos também sobre Savana, a versão em português, uma escrita mais enxuta e familiar em nosso idioma.

Etimologicamente Savana deriva de zabana, palavra de origem taino (proveniente de povos nativo-americanos). A savana, ou cerrado no Brasil, é uma região plana característica das regiões de clima tropical. Sua vegetação típica é rasteira, com árvores esparsas, arbustos isolados ou em pequenos grupos e plantas gramíneas. Existem vários tipos de savanas, sendo a africana uma das mais extensas e conhecidas. A savana brasileira é classificada em caatinga e cerrado. Um dos biomas mais ricos do planeta, as savanas apresentam fauna diversificada, com presença de elefantes, zebras, leões (savana africana); antas, tamanduás, capivaras (savana brasileira); cangurus (savana australiana), entre outros.

A variante Savannah é muito popular nos Estados Unidos, sendo uma das principais escolhas entre os nomes femininos começados por S. Em 2017 ocupou a posição #38. Também está bem posicionada na Austrália (#48). É estimado que existam 165.059 norte-americanas de nome Savannah. A escrita Savana também é notada no país, mas seus números são mais modestos: 5.126 nascimentos até hoje, com pico de uso nos anos 2000. Há ainda a presença de 29.803 Savannas e 9.632 Savanahs.

Ainda em relação à grafia Savannah, há de se mencionar a existência de Savannah Phillips, a primeira bisneta da rainha Elizabeth.

Mas, para falantes da língua portuguesa, o segmento nomes literais ainda é pouco explorado, sendo Savana uma das escolhas mais raras. No Brasil sua frequência é de apenas 1.213 pessoas, com maior concentração de portadoras na Paraíba e no Rio Grande do Sul. Teve um leve pico de uso nos anos 90, com queda na década seguinte. Em 2017 não foi alvo de registros no estado de São Paulo, somente as grafias Savannah, com 2 registros, Savanah e Savanna, com 1 registro cada, foram computadas. Já em 2016 Savana foi registrado 2 vezes.

Savana faz parte da lista de nomes admitidos de Portugal, porém é tão raro em terras lusas quanto no Brasil. A escrita Savana não recebeu registros no ano passado, entretanto Savannah marcou presença com 2 registros e Savanah com 1.

Poucas são as pessoas públicas de nome Savana, o mais próximo que encontrei foi na grafia com 2 ns. Savanna Cordes é uma jogadora de críquete sul-africana. Para a variante Savannah existem inúmeras referências.

Em minha opinião, Savana só não é mais lembrado porque simplesmente as pessoas ainda não se deram conta da possibilidade de utilizá-lo como nome próprio feminino. É perfeitamente usável e acho que formaria inspiradores pares para irmãos como Savana & Safira, Savana & Petra, SavanaCairo ou Savana & Solano. Savana emana poder e personalidade, é um hippie cool cheio de charme!

Consideram Savana um bom nome?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, Significados, SPIE, Wikipédia.

21 comentários:

  1. Quando eu vejo o nome Savannah lembro do filme "querido John"(com o maravilhoso Channing Tatum). Eu acho que a questão de nomear filhos com nomes literais, geográficos, de flores ou frutas é uma questão cultural...lá é comum nomes como Montana (outro terminado em "ana'), Sierra, Autumn, Summer, April, Winter etc. Neste quesito são mais simplistas do que nós! Igual o ator francês que colocou o nome da filha de Amazonie (eu achei linda a homenagem)! De fato, países de língua portuguesa amam nomes femininos terminados em 'ana' - são uma infinidade que só! Acho, que para nós, revela uma escolha muito ousada dos pais e será um nome praticamente exclusivo...meu medo é durante o período escolar a criança vir a sofrer algum bulliyng, mas dentre os nomes geográficos, eu não o considero tão mau. A vida nas savanas é uma vida de luta, uma região quase que árida, o nome me soa áspero, mas tbm denota uma personalidade forte e de combate (chega a ser quase filosófico nomear uma criança com esse nome - mas por favor não coloquem o nome da irmã de Sara...pois vai lembrar o deserto do Saara e vai ficar uma associação meio pesada). Para ser sincera, o "Sava" não me agrada tanto (é o nome da plataforma online da faculdade Estácio deSá XD, mas falam no google que tbm é uma comuna italiana e a sigla para 'Suporte Avançado de Vida em Anestesia'), mas Havana sim (e é o nome da capital de cuba e tem até música - boa por sinal: https://www.youtube.com/watch?v=HCjNJDNzw8Y /https://www.letras.mus.br/camila-cabello/havana/traducao.html). Um adendo, Savana, pela terminação "vana" lembra um pouco Ivana e Vanda, então, talvez possa ser um nome a ser descoberto. Enquanto digito estou a refletir sinceramente sobre o nome kkk, eu não colocaria em uma filha, mas admiro a coragem de quem colocar - será um nome que nunca vai passar desapercebido. Seria interessante ver uma pequena com esse nome. Eu gostei das sugestões de pares de irmãos, principalmente Cairo...ou então Savana e Nilo - ficaria bem legal! Ainda nesse clima meio hippie: Savana e Índia (ou Indiana); Savana e Zion;Savana e Afra (aí ia remeter a África totalmente xD) e por que não Savana e Amazonie? Savana e Havana! Pensando nesse clima de Savana, talvez Savana e Leon; Savana e Tábata ou Savana e Ivory (por causa do marfim do elefante). Para as mamães que vão nomear o nome da filha de Savana parabéns pela ousadia - ensinem desde pequena a valorização do nome para a autoestima e que nada pode abalar uma grande leoazinha, pois hienas maldosas vão sempre existir, mas como uma leoa, ela tem que dominar e se impor diante as adversidades! Inspirador o nome Savana, mas ainda prefiro Havana (ficaria legal com Hadassa, aliás)! Excelente post (me fez refletir muito kkk)! Amei! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de lembrar de outro nome que parece com Savana e tem a ver com vegetação (no caso, Floresta) que é Silvana (quarteto "vana": Havana,Silvana, Ivana e Savana). Savana parece uma alternativa mais moderna, já que Silvana parece um nome já datado! Savana rima com caravana, era isso que pode causar o bullying por conta de rima em piadas maldosas (lembrei um pouco de banana agora - associações são inevitáveis nesse ponto - mas é só abstrair :/ ), mas tirando isso é um nome até que viável aqui nós e interessante.

      Excluir
    2. Bem lembrado, Savana parece mesmo uma versão moderna de Silvana.

      Excluir
    3. Na verdade, seria um quinteto "vana" pq Vana também é um nome!

      Excluir
  2. Levando em consideração à pronúncia, acho um nome forte, diferente e marcante Jamais passaria despercebido! As idéias que me vêm à mente é de uma menina completamente destemida, extrovertida a frente de seu tempo! Já a tradução do significado para o Brasil, pode causar algum bulling (ser chamada de caatinga, por exemplo) e isso exigiria muita personalidade da família em saber como lidar com bulling por causa de um nome), mas mesmo assim, gosto dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk meu professor me chamava de caatinga

      Excluir
  3. Bonito mas não dá pra usar no Brasil rs prefiro Silvana ou então os mais simples citados ( Joana , Mariana...)

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu adorei esse post, eu já pensava em Savannah, na grafia em inglês, é um nome que pelo menos em filmes e livros é possível se ver. Não tinha parado para pensar na versão em português e no uso como nome próprio, na minha cabeça ainda soa um pouco fora do habitual e exatamente por isso, eu gostei. ehehe
    Não conheço ninguém com o nome, mas já fiquei a imaginar que é um nome muito fácil de gostar, a pronúncia é boa, bonita e imagino que iria acompanhar alguém com uma personalidade bem forte.
    xoxo

    ResponderExcluir
  5. Savana é um nome muito diferente, confesso que nunca ouvi esse nome estou conhecendo ele agora, mais apesar de ser um pouco diferente gosto do nome, é um nome suave, bonito, seria legal se o nome fosse mais popular, com certeza considero o nome um bom nome, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Conhecia a grafia em inglês, onde é comum dar nomes de lugares para pessoas. Acho um nome bastante forte e diferente para utilizar no Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Savana e um belo nome, um nome bem selvagem.usaria em uma filha.

    ResponderExcluir
  8. Acho que é pouco usado por lembrar animais rs
    Mas eu acho lindo, dá para usar como nome próprio sim.

    ResponderExcluir
  9. oi!
    Eu adorei o nome Savana <3 é lindo e marcante e bem incomum no Brasil...

    ResponderExcluir
  10. Oie!!

    Savana é bem diferente mesmo e nunca conheci nenhuma pessoa com esse nome.
    Para mim o nome remete a algo selvagem como até foi citado no começo do texto. Não sei se usaria se fosse dar nome a uma filha kkkkkkkkkkkk. Mas entre os dois prefiro Savanah com o h no final, rs.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  11. É um nome muito bonito e não tão popular aqui no Brasil quanto a outros que terminam em "Ana". Adorei o significado e daria pra uma filha :)

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que nome mais forte... ainda mais pela sua origem!
    Eu adorei saber! É um nome lindo, mas nunca vi ninguém com ele.

    ResponderExcluir
  13. Um nome um pouco incomum entre as pessoas que convivo, mas confesso que me atrai. Acho forte, e dá a sensação de uma mulher interessante, selvagem, um tanto ríspida no jeito de ser, mas mulher! Nossa, vou anotar aqui porque gostei! Quem sabe para um personagem futuro?? Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Ah, nem acredito que chegou a vez desse nome. Sempre que ouço Savana lembro da filha do autor Nicholas Sparks e da protagonista do filme/livro Querido John. Um dos meus autores favoritos. É escrito um pouco diferente mas lembra da mesma forma. Gostei da escolha. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  15. Gostei de conhecer um pouco mais desse nome...Sendo sincera acho um nome bem estranho!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Talvez em outras culturas seja um bom nome, mas aqui no Brasil acho que seria motivo de bullying. Mesmo assim, acho a fonética bonita.

    ResponderExcluir
  17. Estive a ler uma revista sobre família e lifestyle e uma menina de um casal português tinha esse nome, com a grafia "Savannah". Adorei! Parece que quando associamos o nome a uma pessoa 'real', este ganha outras proporções.
    Já está na minha lista. Beijinhos*

    ResponderExcluir