domingo, 14 de junho de 2015

Solano


Solano é um nome de origem espanhola de uso muito raro no Brasil, não faz parte de nenhum ranking de nomes populares aqui. Em Portugal seu uso também é incomum, pois como primeiro nome teve apenas quatro registros em 2012, um registro em 2013 e três em 2014.

Solano começou a ser usado na Idade Média na Espanha, servindo como designação para locais ensolarados, lugares expostos ao Sol. Também era sinônimo de "pequeno sol". O significado do nome Solano está então relacionado com a luz do sol. Na Espanha, nessa época, e em outros países da Europa, os sobrenomes/apelidos foram adotados de acordo com as localidades de origem das famílias, e, nesse caso, as famílias provenientes dos locais "solanos", foram as responsáveis pelo surgimento de Solano, em um primeiro momento, como sobrenome/apelido. Nessa época,  simultaneamente, surgiu na França e na Inglaterra em outras grafias como Solan, Sollon, Sollom, Sollam, Solon, Solleme, Solime e possivelmente Sollis e Sollas.

Solano é também o nome de um tipo de vento que sopra durante o verão e na primavera no sul da Espanha, proveniente do deserto do Saara, levantando ao leste, onde nasce o sol, sendo extremamente seco e quente. Por isso em alguns sites é atribuído como significado do nome Solano "vento do levante".

Foi adotado como nome próprio em homenagem ao frade franciscano Francisco Solano, conhecido como "Padre Solano". De família nobre e de tradição cristã, o espanhol Francisco Sánchez Solano Ximénez atuou durante vinte anos, no século 17, como evangelizador dos povos indígenas do Panamá, Peru, Chile, Paraguai e Argentina. Foi canonizado em 1726.

Solano nomeia uma notável personalidade, o brasileiro Solano Trindade, poeta, folclorista, pintor, ator, teatrólogo e cineasta . Nasceu em 1908, em Recife, no estado de Pernambuco. É reconhecido por vários críticos como o criador da poesia "assumidamente negra no Brasil". Fez uso do seu talento a favor da luta contra o racismo, não se curvando diante da opressão à sua cor e classe social. Em 2011 foi produzido um documentário em homenagem à sua vida e obra intitulado "O Vento Forte do Levante", uma menção à um dos significados do seu nome.

Em Portugal encontramos uma importante figura da História desse país com nome Solano: o jornalista Solano Constâncio. Nascido em julho de 1777, em Lisboa, foi um dos principais intelectuais cosmopolitas liberais do Pré-Romantismo. Se destacou na publicação de importantes textos dos liberais portugueses exilados em Paris no período que antecedeu a Guerra Civil Portuguesa.

Em uma outra versão de Solano, Solanus, nos deparamos com Solanus Casey, um frade capuchinho norte-americano nascido em 1870. Foi o primeiro homem nascido nos Estados Unidos a ser declarado "venerável" pela Igreja Católica. Solanus Casey era conhecido por sua grande humildade e por seu papel como conselheiro espiritual.

Outras personalidades de nome Solano:
  • Francisco Solano López - presidente do Paraguai de 1827-1870. Comandou seu país durante a "Guerra do Paraguai";
  • Afonso Solano - escritor e ilustrador brasileiro;
  • Mateus Solano - ator brasileiro;
  • Solano Ribeiro - produtor musical brasileiro;
  • Solano Cano - participante do Gran Hermano na Argentina, em 2015;
  • Solano Rangel, interpretado pelo ator Murilo Rosa, foi o nome do personagem principal da novela Araguaia, exibida em 2011.

Acho Solano um nome belo, forte, sonoro. É realmente um nome solar!
Como seu uso é muito pequeno, tanto no Brasil como em Portugal,  acredito que seja uma ótima opção para pais que preferem nomes pouco usados e raros.
Considero também Solano muito adequado como segundo nome, sem dúvida formaria bonitos compostos.

Patricia Monteiro.

E o que vos parece? Usariam Solano? É do vosso agrado? 

Fontes consultadas:

Surname DataBase, Wikipédia, Museu Afro Brasil, Capuchinhos de Paraná e Santa Catarina,  CurtaDoc, IRN Portugal

28 comentários:

  1. Não acho feio, mas também não posso dizer que gosto....

    ResponderExcluir
  2. Gosto do nome .. E um nome masculino mas sensível !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso q acho Carla! É um nome q tem sensibilidade.

      Excluir
    2. No Brasil tem um ator chamado Mateus Solano https://pt.wikipedia.org/wiki/Mateus_Solano

      Excluir
  3. Gosto, acho uma boa alternativa para Danilo e Murilo (Apesar da pouca relação entre os nomes, sempre faço essa associação)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Danilo e Murilo têm algo em comum com Solano...gostei da associação!

      Excluir
  4. Não faz o meu género, mas não desgosto do nome, é interessante! :)

    ResponderExcluir
  5. Meu filho se chama Solano Gabriel amo esse nome

    ResponderExcluir
  6. Meus filhos tem todos sobrenome Solano,descendentes de seu avô e pai.
    Amo sobrenome.
    Inclusive tenho um sobrinho que faz sucesso, tem 23 anos é seu nome é Matheus solano

    ResponderExcluir
  7. Meu pai se chama Francisco Solano, é um homem guerreiro, forte e determinado em tudo.

    ResponderExcluir
  8. Gosto desse nome por isso coloquei no meu filho. Solano Miranda.

    ResponderExcluir
  9. Meu filho se chama Solano, nasceu em 2012. Ele é tudo o que o significado do nome diz. Amo Solano, principalmente por ser incomum

    ResponderExcluir
  10. Meu filho se chama Solano, nasceu em 2012. Ele é tudo o que o significado do nome diz. Amo Solano, principalmente por ser incomum

    ResponderExcluir
  11. Tenho o mesmo nome do ator Mateus Solano esse é meu nome posso dizer que talvez ele tenha o mesmo meu nome dependendo da idade dele e tenho muito orgulho de ter esse nome e da origem a qual me foi dado esse nome

    ResponderExcluir
  12. Meu sobrenome é Solano . Herdei do meu avô,, aberto rosa Solano .somos os únicos na cidade com esse sobrenome.

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Eu tenho muito orgulho do meu nome, adoro ser Solano, gosto também por ser incomum.

      Excluir
  14. O meu filho chamasse Solano Ezequiel,.Adoro este nome , é muito lindo.

    ResponderExcluir
  15. Olá meu nome é Ivan Pessoa Moreira, porem meu bisavô paterno veio de Portugal nascido numa freguesia de Coimbra em 1856 , vindo para o Brasil e casando em Caçapava do Sul em 1893. Chamava-se JOSE MOREIRA SOLANO filho de Manoel M. Solano.

    ResponderExcluir
  16. Ivan, você pode tentar pelo Family Search

    ResponderExcluir
  17. Meu avô, registro de 1902, Bahia, nome Francisco Solano.
    Não sei de outro registro antes no Brasil.
    Marly Solano, com orgulho!!!!!!

    ResponderExcluir