segunda-feira, 27 de maio de 2019

Kalea & Kalena - Atendendo a Pedidos


Kalea & Kalena vão transportar-nos para um arquipélago no meio do Oceano Pacífico. Já perceberam de onde é oriundo este nome? Se disseram Havaí, acertaram! 

Para além de exótico, Kalea tem um significado que penso que vai agradar a maioria, alegria e felicidade é o que este nome significa. 

Não é difícil de imaginar que este nome em Portugal não é alvo de registos e no estado de São Paulo o mesmo se sucede. 

Através da minha pesquisa consegui entender que Kalea não é um nome propriamente popular nos Estados Unidos, visto que desde 1880 só foram registadas 3 mil meninas com este antropónimo  em todo o país. No entanto, o site Names.org disponibilizou a informação de que no Havaí Kalea se encontra na 70ª posição do ranking. 

Entristece-me o facto de fazer um post tão pequeno para este nome, mas na realidade estas foram as únicas referências que consegui encontrar sobre Kalea.

Agora vamos falar um bocadinho de Kalena, a origem do nome já foi explorada no primeiro parágrafo do texto, mas o que será que o nome significa? Sendo a variante havaiana de Karen este antropónimo pode ter dois significados: cada um de nós ou pura, casta

À semelhança de Kalea, Kalena também não foi registado em Portugal. No entanto, nasceu uma pequena Kalena no estado de São Paulo em 2017. Kalena tem uma frequência de 153 pessoas em todo o Brasil, tendo o auge de registos sido em 2000 e o estado onde há mais registos é no Pará. 

Apesar de no Brasil Kalena ter mais adeptos do que Kalea, nos EUA a adesão de Kalena é menor, sendo que existem apenas 2 mil Kalenas documentadas desde 1880. Não obstante, no Havaí Kalena ultrapassa Kalea e posiciona-se na 38ª posição do ranking. 

Sendo sincera, consigo simpatizar mais com Kalea do que com Kalena, penso que Kalea passa mesmo a sensação de ser um nome alegre, simples e fresco, enquanto a sonoridade de Kalena não me agrada tanto. E vocês? Preferem Kalea ou Kalena?

Ana Madaíl Carvalho

Fontes Consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Names.org, Wikipédia. 

18 comentários:

  1. Gosto bastante de nomes havaianos, sendo meus dois (femininos) preferidos: Lilo e Lani (olha eu me rendendo a letra "L" como "95%" das brasileiras, praticamente todos os nomes dos 100 nomes mais registrados tinham a letra "l"). Bom quanto a Kalea não sei se no Brasil poderia gerar piadas de mau gosto, tipo: "Kalea cale a boca", acho que esse era o mesmo problema do nome de uma das protagonistas de got Khalessi (cale-se). Bom, Kalea faz com que eu lembre muito do nome Kalel (seria Kalea a versão feminina?), de qualquer forma, eu acho Kalel um nome lindíssimo, mas não vejo o mesmo brilho e encanto em Kalea, acho que prefiro até mesmo Kailani. Dos nomes que remetem a felicidade, o meu preferido é Ananda (e não é porque o meu nome é Fernanda, aliás eu fico hiper triste por não poder usá-lo por conta disso). Bom, quanto ao segundo nome Kalena eu simpatizei mais - e logo associei a flor calêndula (que é amarelinha e parece uma margarida - https://pt.wikipedia.org/wiki/Calendula) - é um nome que acalenta (dá aquela sensação de aconchego), gostei dos dois significados para Kalena: pura (existem tantos nomes femininos que remetem a pureza né) e "cada um de nós" (ganhou pontos cmg, porque lembrei da música "somos um" do rei leão 2, que acho maravilhoooosa: https://www.youtube.com/watch?v=8TgxAHsIS8k - ai gente um par Kalena e Kiara seria tudo de bom heim - estou aqui ouvindo a música *-*)...o único inconveniente poderia ser "cá lena" (vem cá lena)...bom acho que o apelido Lena não é ruim, mas é o apelido de uma tia avó minha rs (por falar, Kalena lembra Helena e Madalena, sendo uma ótima alternativa aos dois)! Lembrei de outro nome fabuloso abordado aqui no blog terminado em "ena", que é Makena, que significa (um dos significados) "uma pessoa feliz" (http://oblogdosnomes.blogspot.com/search/label/Makena). Kalena e Makena também seria divo demais! Parabéns pelo post, Ana! Ficou muito bom! Adorei saber sobre os nomes :) ~ meninas eu sei que eu peço demais, mas gostaria de dar como sugestão (pedir mesmo, sou o ser pedinte do blog kkk) o nome Eros (eu acho um nome fantástico) - foi o nome de um dos maiores e mais icônicos ministros que o nosso STF (e tem uma das obras literárias mais complexas do Direito brasileiro) e poderia ser um nome a ser resgatado e a origem dele na mitologia é debatida, a mais comum é que é filho de Afrodite, mas uns o tem como elemento fundacional, junto com Gaia e Tártaro, sendo o amor a força superior que propulsiona o universo (http://oscarbrisolara.blogspot.com/2014/07/mitologia-grega-eros-o-mais-encantador.html) ...daria um bom par com o nome Davi (o amado) ou com Ananda (que seria a felicidade superior). Acho que é um nomezito que falta no blog, acho divo (eu sei que vocês estão com uma infinidade de pedidos, então pode ser abordadoooo beeeeeeem depois, ano que vem ou no outro kkkk). E que venham mais nomes sensacionais como Kalena e Kalea que nos façam pensar sobre e nos surpreender com o mundo da onomástica! Gostei mto do post ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, seu pedido de Eros já está salvo, falaremos quando pudermos, ok? Obrigada pela sugestão!

      Excluir
  2. Prefiro Kalea.
    Engraçado que à primeira vista pareceu-me um feminino de Kaleo, mas não tem nada a ver...
    Achei o diminutivo Lea um amor.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  3. Kalea me dá a sensação de incompletude, já Kalena (gostei mais) me lembra Calina, um dos nomes que gosto bastante; também me lembra Makarena :)
    Acho bastante curioso essa relação dos nomes havaianos com os não havaianos. rs

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana!

    Que nome diferente! Nunca tinha ouvido falar. me encantei pelo seu significado e sonoridade.
    Acho que prefiro Kalea, assim como você. Kalena me lembra Karina que por sua vez é um nome bem comum.

    Abraços,
    Amanda Rocha

    ResponderExcluir
  5. Não conheço nenhuma ainda, apesar de ter achado lindo, adoro a Riqueza da Cultura Havaiana... gosto mais de Kalea... talvez pelo significado...
    Fala mais sobre nomes havaianos, tipo: Hina, Maui, Tane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós já publicamos o post sobre Maui, abaixo segue o link

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/10/maui.html?m=1

      E tb temos 2 posts sobre nomes havaianos F e M

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2018/10/nomes-havaianos-masculinos.html?m=1

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2018/10/nomes-havaianos-femininos.html?m=1

      Excluir
  6. Kalea e Kalen são nomes lindo s , não sabia que tinham origem Havaiana. Não conheço ninguém com esse nome.

    ResponderExcluir
  7. Kalea & Kalena são nomes bastante diferente, mais são nomes bonitos justamente por serem diferentes, nunca ouvi falar dos nomes, eu prefiro mais Kalena acho que é mais fácil de falar, é mais suave do que Kalea, bjs.

    ResponderExcluir
  8. Ambos os nomes me soaram bastante agradáveis, ainda mais por serem tão raros! No entanto, meu predileto foi Kalena, um nome que devo usar para futuros personagens e quem sabe numa filha, se tiver rsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA. ADORANDO AS ANÁLISES. AQUI ESTÁ UMA KALLENA. NASCIDA EM 1997

      Excluir
  9. Olá,
    Bem diferentes os nomes, confesso que pessoalmente não curti nenhum, Kalea e Kalena se pronunciados como escritos não me passaram uma boa sonoridade.

    ResponderExcluir
  10. Eu nao conhecia esses dois nomes havaianos! Lindos e até combinam juntos né? Uma sonoridade delicada e linda. Nunca conheci uma Kalea e Kalena.O meu predileto é Kalena.

    ResponderExcluir
  11. oi!
    Eu achei os dois nomes bonitos, mas acho que Kalena é mais bonito. Amei <3

    ResponderExcluir
  12. Nomes de bebês havaianos são, como o lugar em si, bonitos e exóticos...Kalea & Kalena dois belos nomes havaianos que eu aprovo ...Uma coisa interessante que eu tava vendo os Hawaianos os nomes não pode ser copiado.Os havaianos antigos cunharam um novo nome para cada criança, pensando cuidadosamente em seu significado, geralmente são longos eles costumam colocar um nome que tem relação com algo Divino.Nomes podem ser revelados em sonhos ou visões. As crianças poderiam receber o nome de parentes, mas os nomes não foram copiados de outras famílias.

    ResponderExcluir
  13. Amei , por ser uma variação de um nome que eu adoro que é Karen pq me lembra um dos meus top 10 femininos que é Karina (: poucos nomes havaianos me atraem mas eu gostei desse ! Talvez usaria .

    ResponderExcluir
  14. Amei , por ser uma variação de um nome que eu adoro que é Karen pq me lembra um dos meus top 10 femininos que é Karina (: poucos nomes havaianos me atraem mas eu gostei desse ! Talvez usaria .

    ResponderExcluir