sexta-feira, 24 de maio de 2019

Marlon - Atendendo a Pedidos

Marlon Brando, ator norte-americano 

Ao ouvir o nome Marlon é quase impossível não lembrar do icônico ator Marlon Brando. Artista de talento inquestionável e carisma avassalador, Marlon Brando não só fez história no mundo das artes, mas também na onomástica. Através de sua fama, fez daquele que antes era um antropônimo praticamente desconhecido figurar nos rankings de popularidade e carimbar sua passagem para o mundo dos nomes que marcaram época.

Marlon é um nome de origem e significado desconhecidos. Uma probabilidade, apresentada pela autora Regina Obata em seu O Livro dos Nomes, é que este antropônimo tenha origem no antigo francês Esmerillon e signifique pequeno falcão. Popularizado por Marlon Brando, Jr (1924-2004), que foi nomeado após seu pai, Marlon Brando, Sr.

Este nome nunca antes usado só começou a aparecer nos rankings de popularidade dos Estados Unidos depois de 1950. Nesta época Marlon Brando estava lentamente se tornando familiar, pois já alcançava reconhecimento no teatro. Pouco tempo depois conquistou Hollywood com o clássico Um Bonde Chamado Desejo (1951). Entre 1951 e 1955 o nome Marlon subiu mais de 600 posições! Depois da década de 50 Marlon Brando deu outro empurrão nas paradas  de nomeação: após sua gloriosa interpretação de Vito Corleone em O Poderoso Chefão, justamente em 1972 (ano de lançamento do filme), foi o período de pico de uso entre os americanos, com Marlon ocupando a posição #218. Depois dos anos 70, no entanto, Marlon foi descendo cada vez mais nos tops, estando hoje mais associado a ícones de passado. Ainda é visto, mas em menor escala (posição #790 em 2017). Nos Estados Unidos Marlon tem sido especialmente bem usado entre os afro-americanos, incluindo as famílias Jackson e Wayans. Ao redor do mundo tem um pequeno uso na França e mais notadamente na Suíça (posição #94 em 2017).

Marlon também conquistou muitos adeptos no Brasil, sua frequência em todo o país conta com 72.963 portadores, seu período de auge aconteceu nos anos 90 e seu uso está mais concentrado nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro e em toda a região sul. Em 2017 foi registrado 44 vezes no estado de São Paulo, contando com mais 6 registros para o composto Marlon Gabriel.

Apesar de aceito em Portugal, seu apelo é pouco expressivo: em 2018 totalizou apenas 4 nascimentos e durante o período de tempo que vai de 1920 a 1980 nunca foi registrado no país.

Além de Marlon Brando, existem outras referências para o nome:
  • Marlon Byrd - ex-jogador de beisebol americano;
  • Marlon de Jésus - futebolista equatoriano;
  • Marlon Jackson - cantor e ator americano;
  • Marlon Teixeira - modelo brasileiro;
  • Marlon Wayans - ator, comediante e produtor de cinema americano;
  • Marlon - cantor brasileiro da dupla sertaneja Marlon & Maicon;
  • Marllon Borges - futebolista brasileiro.
Marlon carrega o brilho estelar de um dos maiores astros de todos os tempos. Acredito que ainda seja uma uma escolha apetecível para os meninos nascidos em 2019 em diante, não o vejo como ultrapassado. É um nome que trasmite firmeza e também sensibilidade.

Que visão têm sobre Marlon? O que acham dos nomes popularizados por figuras da mídia?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Baby Names, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, O Livro dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

23 comentários:

  1. Para mim, a associação com Marlon Brando é imediata também.
    Eu me surpreendi com o fato do pico do nome aqui no Brasil ter sido nos anos 90 e também com o número de registros em 2017.
    Interessante o post. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. É um nome e tanto, parece ser de uma pessoa com a personalidade forte e decidida! "Mar" já carrega uma vivacidade e tanto e o "lon" parecido com "tom" dá aquele charme viril (quase sisudo - parece um nome muito "fechado" ao se pronunciar)...mas de todos os nomes (masculinos) iniciados em "Mar" - eu escolho Martim (acho mais romântico e mais gostosinho de se falar por causa do final "tim" que confere leveza ao nome - daí acho mais equilibrado)! Eu gostei do possível significado "pequeno falcão" (apesar de evitar nomes que tenham "pequeno" no significado, a exceção de Ryan, esse é meu xodó do coração). Parece um pouco Maicon mesmo (é só trocar o "rl" por "ic"), todavia, acho que Marlon tem mais estilo e vigor. Eu não conheço nenhuma dessas personalidades, além da icônica figura do Marlon Brando - sobre o nome dele é aquele caso em que o prenome e o sobrenome casam perfeitamente (feitos um para o outro) - acho importante compatibilizar o nome com os sobrenomes tbm, por isso que dou uma freada no meu gosto por nomes estrangeiros, por não combinar. Por algum motivo estou com Mayllon na cabeça, será um nome derivado?! É o nome do cachorro do Máscara (e sempre achei fofíssimo o nome)...e o sobrenome do gato do desenho Aristogatas é O'Malley (adoro essa animação - eu tive duas gatas - e os nomes foram por causa do filme rs). Eu acho que Mayllon numa vibe mais descontraída que combinaria bem com Dylan (a troca do "r" pelo "y" deu uma sonoridade no nome, em que pese tenha diminuído um pouco a robustez de Marlon)...Por que não para par de irmãos? Marlon e Maylon (quase uma dupla sertaneja XD kkk). Com relação a compostos, já que teve 06 registros de Marlon Gabriel - eu acho que Marlon é um nome que se basta por si só...pra quem é muito fã e adora nomes gringos: Marlon Brendon talvez seja uma pedida (um pouco caricata até), Marlon Artturi, Marlon Santiago, George Marlon (quase um George Michel kkk). Ah, eu lembrei do Marlon Wayans, que tá citado no texto, (é o que fez o filme as branquelas, todo mundo em pânico e 50 tons de preto, agora ele tem uma série na netflix https://www.netflix.com/br/title/80158515) - olha se pensar no Wayans...agora o nome ficou meio pastelão XD . É um nome até interessante, mas eu ficaria com outras opções de nomes masculinos que acho mais bonitas (mas tudo é questão de gosto e quem gosta deve usar sem medo)! Não vi possíveis bullyngs com o nome (só Marlon Brando, que poderia ser manobrando)! Não acho Marlon feio, apenas não me encanta ao ponto de querer usar! Um pequeno Marlon ia marcar presença com seu nome robusto (confesso, que eu fiquei com imagem de cantor sertanejo na cabeça agora :/). Parabéns pelo post, Patrícia - ficou muito excelente (como sempre)! Excelente final de semana a todos :D Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maylon não é derivado de Marlon, é outro nome. Sua origem é como sobrenome mesmo.
      Obrigada Fernanda, um ótimo final de semana pra vc tb!

      Excluir
    2. Não sabia que era sobrenome! Que interessante e são tão próximos na fala! Obrigado, Patrícia ^^

      Excluir
    3. Patrícia, eu adorei que vocês colocaram no site as postagens mais visitadas da semana! Eu não tinha visto antes! :DD

      Excluir
    4. Colocamos hoje Fernanda, que bom que gostou!

      Excluir
  3. Marlon é estranho a quem não é ligado às artes cênicas. Soa confuso aos ouvidos. Não acho bonito, principalmente na língua portuguesa. O final meio anasalado tb é algo que não gosto nada.
    Conheço um MarloS (esse nome existe?, é vinculado à Marlon?)

    ResponderExcluir
  4. Olha, Marlon é um nome que eu acho lindo, mas ainda sim um nome bem difícil de achar. Até hoje, só conheço 1 Marlon. Adorei saber da origem... muito interessante.

    ResponderExcluir
  5. É um bom nome , conheço um adulto e uma criança com esse nome .

    ResponderExcluir
  6. Sei que vocês estão atoladas de pedidos rsrs mas lembrei de dois nomes que ainda não foram abordados aqui: Marcelino e Marcelina
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela lembrança, Ivana! Já separamos Marcelino & Marcelina para abordarmos futuramente :)

      Excluir
  7. É um bom nome, admito que não conheço nenhum Marlon, seria uma boa opção para os pais que procuram fugir do costumeiro na hora de nomear os seus filhos, não é mesmo? Um nome que carrega o peso de ter identificado tantas personalidades merece um carinho especial!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante e até meio enigmático não encontrarem uma origem certa do nome Marlon. E outro fato notado são o grande número de celebridades que possuem esse nome.

    ResponderExcluir
  9. Eu por acaso conheço um Marlon, e acho esse nome super charmoso!e daria a combinaºão do nome Marlon Gabriel sem problema ao meu filho...

    ResponderExcluir
  10. oi!
    Este nome é lindo :D só conheci um Marlon em toda minha vida aqui no Brasil.... è um nome bem forte!

    ResponderExcluir
  11. Realmente é impossível ouvir o nome de Marlon e não se lembrar do ator Marlon Brando, acho lindo esse nome, não sou de ouvir muito esse nome, também achei bonitos os nomes popularizados, bjs.

    ResponderExcluir
  12. olá , Marlon é um nome forte , de muita personalidade ,
    usaria em um filho esse nome com certeza , mais não tem como ouvir esse nome e não associar ao ator.

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um vizinho que se chama Marlon. É inegável que o famoso ator Marlon Brandon popularizou esse nome diante de seu estrelato. Eu gosto do nome, acho bem bonito. Meu cachorrinho, que infelizmente já se foi, tinha um nome parecido, chamava-se Marton.

    ResponderExcluir
  14. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Nunca ouvi falar desse nome, mas parece ter personalidade.
    Beijokitaz









    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
  15. Sem dúvida é o nome mais top do universo! Kkkkkk ;D

    ResponderExcluir