terça-feira, 26 de março de 2019

Os menos amados em Portugal - 2018 - 4 registos


Já que vos fiz uma lista onde selecionei nomes que me pareceram ok e que tiveram apenas 5 registos em Portugal em 2018, porque não fazer o mesmo com os que tiveram 4? Vamos lá descobrir quais nomes tiverem este número de registos. 

Nomes Femininos:
  • Eleonora 
  • Iolanda 
  • Maitê
  • Lídia 
  • Augusta 
  • Olga 
  • Aura 
  • Teodora 
  • Luara 
  • Celina 
  • Agnes 
  • Dulce 
  • Louise 
  • Anastácia 
  • Nazaré
  • Amora 

Nomes Masculinos: 
  • Angélico 
  • Derek 
  • Vinícius 
  • Enrico 
  • Ravi 
  • Cristóvão 
  • Rodolfo 
  • Mariano 
  • Rubim
  • Lúcio 
  • Odin 
  • Richard 
  • Aires 
  • Sidney 
  • Logan 
  • Nélson 

Podemos observar que a lista feminina tem nomes mais tipicamente portugueses, enquanto na lista masculina a internacionalidade faz uma forte presença. Adorei ver Eleonora, só tenho pena que tenha tão poucos registos. Na lista masculina tenho de salientar Odin, um nome que gosto bastante. 

Que considerações fazem desta lista? 

Ana Madaíl Carvalho 

Fontes Consultadas: 
IRN. 

12 comentários:

  1. Encantadores! Adoro Lúcio, Vinícius, Amora, Dulce, Olga, Lídia, e os outros nomes são perfeitamente usáveis!

    Luciana

    ResponderExcluir
  2. O fato de só possuírem quatro registros não faz com que percam o encanto - acho um plus, pois são quase exclusivos! ^^
    Da parte feminina,Luara foi um nome que descobri aqui no blog e logo me apaixonei (está entre os meus preferidos)!!! Amora, Agnes, Eleonora e Dulce - como não amar?! Eu já gostei mais do nome Anastásia...hj perdeu um pouco o brilho, mas é mto bonito!
    Do lado masculino, eu sou apaixonada por Cristóvão, desde quando voltei os olhos para o mundo da onomástica - não acho que seja um nome antiquado. Ele me transmite jovialidade, esse desejo por desbravar o mundo - eu só penso em uma pessoa aventureira. São Cristóvão é padroeiro dos viajantes e santo protetor dos portadores de epilepsia.
    Eu tbm gosto muito de Ravi, amo nomes ligados ao sol!
    Derek é um nome que tenho imenso carinho por causa do filme "a princesa encantada" - e gosto muito mais do que Erick.
    Aires é um dos sobrenomes do meu avô por parte de pai, não consigo enxergar como prenome :/
    Parabéns pelo post!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Dos femininos, gosto bastante de Eleonora, Luara, Celina e Dulce . Gosto também de Anastácia e Teodora. Amora é o nome da minha gata! Só consigo ver em animais! Além do mais, acho muito esquisito uma pessoa ter nome de coisas comestíveis...sei lá, minha opinião!
    Dos masculinos, gosto de Ravi e Lúcio (um ligado ao sol, o outro, à luz). De Angélico, gosto só da versão feminina, Angélica, e Cristóvão prefiro bem mais Christopher! Acho lindo Christopher, só não daria em um filho, por achar que não funciona bem aqui no Brasil. O significado é lindo: portador de Cristo!
    Ontem eu pensei em uma ideia de post, mas não sei se seria possível...pensei em vocês postarem uma lista de nomes que são muito parecidos, mas que não são variação do mesmo nome, às vezes só mudando uma letra. Exemplo: Carina e Karina (descobri aqui no blog que não eram o mesmo nome e fiquei muito surpresa!). Acho que seria interessante...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria um post suuuuper interessante mesmo, Ivana! Ótima ideia!!! O nome da gatinha da minha vizinha tbm é Amora e eu tenho um pé de amora em casa de tanto que eu gosto xD . Acho que tem uma atriz com esse nome tbm, Amora Mautner. O sobrinho do namorado da minha mãe tem dois filhinhos, Milo e Amora, desde então eu gostei tanto de Amora (tbm sou encantada com Milo, ainda que façam piada com mamilo)! Reconheço que é um pouco problemático dar nome de coisas comestíveis sim (literais, no caso), mas não consigo deixar de amar Amora (tipo, sobre Ravi, eu desisti pq o Ivan fazia piada com ravióli)! Tbm gosto de Cerise! Acho que é questão de hábito...países de língua inglesa colocam nome das estações, cores, geográficos, meses, até dia da semana já vi...meu gosto é meio fora da curva, então eu acabo gostando de alguns...mas não usaria por aqui xD
      Eu tbm gosto muito de Christopher (é mais bonito que Cristóvão, admito, mas gosto tanto da versão portuguesa do nome - e como vc disse talvez a versão em inglês não funcionasse aqui :/). Eu amo o significado do nome também! ^^

      Excluir
    2. Sim, gosto é gosto... não sou muito fã de nomes literais, apenas alguns adjetivos como Serena e Clara, nomes de flores, pedras preciosas... agora palavras muito corriqueiras como tom (tom de voz, cor, música), lua (prefiro Luna ou Luara), frutas... para mim é complicado gostar e nomes de meses ou dias da semana como se dá no estrangeiro acho estranho também...(eu teria a impressão de que estariam falando de mim ou me chamanfc cada vez que eu ouvisse a palavra "summer" caso eu fosse americana e esse fosse meu nome, por exemplo) minha opinião :) eu não daria em um filho ou filha... gosto de outras opções! Ainda bem que existem muitas, né? Obrigada por ter gostado da minha ideia rsrs

      Excluir
    3. Eu gostei de "Summer" e "Autumn" por causa do filme "500 dias com ela" rs , acho fofinho para eles lá ^^, mas é como vc falou mesmo, parece que estão falando da pessoa toda vez que utilizam a palavra e isso é meio incômodo, como no caso de April, Savana, Ásia, Montana, Sierra, Harper, Scarlet...(mas acho legal no contexto cultural deles)... xD
      Isso acontece até com nomes próprios quando temos homônimos xD. E tem o fator das possíveis "zoações", eu acho que muitas das vezes, aqui no Brasil, nem é por mal, mas é que associações são inevitáveis - por isso eu tento frear meu gosto por nomes exóticos e diferentes.
      Eu tbm gosto mto de Luna e Serena (lembro da novela alma gêmea!).
      Precisa agradecer não uai xD vc sempre tem ótimas ideias!!! :DDD

      Excluir
    4. Seria possível sim Ivana, aliás é uma ideia muito boa! Mais pra frente faremos assim que pudermos. Gratas pela sugestão 😉

      Excluir
  4. Eu tive uma Nazaré!!
    Queríamos um nome "forte" que não existisse na nossa (enorme) família e pouco usual.
    Como vivemos no estrangeiro, Nazaré faz-nos lembrar de Portugal, da nossa praia mais internacional, das ondas e do mar - e na verdade muitos dos nossos amigos no estrangeiro gostam e lembram-se do nome com facilidade, justamente por isso.
    No nosso caso a escolha não teve a ver com motivos religiosos.
    Quando tínhamos acabado de escolher o nome, nas nossas férias enquanto grávida, mal cheguei ao hotel na Austrália estava justamente a passar um vídeo sobre a praia da Nazaré com as suas ondas gigantes. Senti como um sinal! Parace que só este nome fazia sentido. Espero que ela goste tanto como nós. ��

    ResponderExcluir
  5. adorei as listas, principalmente feminina. Anastácia é um nome e tanto. Maitê, Lídia, Olga é puro charme.
    Dos Masculinos, destaco apenas Rodolfo (jura que ainda não tem post de Rodolfo?! quase um pecado, rs) e Vinícios.
    Cá entre nós, Angélico é esquisito demais... escolho Ângelo no lugar.

    ResponderExcluir
  6. Gosto bastante de Anastácia. Quando meu sobrinho nasceu meu cunhado queria Logan, mas minha irmã não simpatizou muito hahaha e optaram por outubro nome.

    ResponderExcluir