segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Viviana/Viviane - Atendendo a Pedidos



Viviana e Viviane... são ambos o mesmo nome. Eu pensava que Viviana seria a forma mais usual nos nossos países, mas estava enganada. Na verdade é Viviane a versão mais utilizada tanto em Portugal como no Brasil. 

De origem latina estes antropónimos significam viva, vivaz. Viviana é a forma portuguesa, espanhola e italiana, enquanto Viviane é a forma francesa. Sabem que outro nome pouco conhecido tem este mesmo significado? Bibiana. E não é à toa que estou a referir este facto, na realidade, Bibiana é outra variante de Viviana que por sua vez deriva de Vivianus, a forma original destes nomes. 

Dama do Lago, Fada Viviane ou simplesmente Viviane, nas lendas arturianas é a mais importante sacerdotisa de Avalon. A fada tinha a missão de proteger e entregar a espada mágica do Rei Artur, a famosa Excalibur. Vários escritores e copistas a nomearam como Nimue, Viviane, Viviana, Vivienne, Niniane, Nivian, Nyvene, Nimueh, entre outras variações.

Estas foram as referências que encontrei sobre os nomes: 
  • Viviana - filme americano de 1916; 
  • Viviana - novela mexicana de 1978 que foi também transmitida no Brasil na forma "Viviana, em Busca do Amor";
  • Vivian, além de nome próprio, também foi adotado como apelido/sobrenome em alguns países.
Personalidades:
  • Viviana Durante - bailarina italiana; 
  • Viviana Sofronitsky - célebre pianista russa; 
  • Viviane Pasmanter - atriz brasileira;
  • Viviane Araújo - modelo e atriz brasileira;
  • Viviane Victorette - atriz brasileira.
Mas afinal qual é a popularidade de Viviana e Viviane em Portugal e no Brasil? Em 2016, em Portugal, Viviana foi o nome escolhido para 9 meninas e Viviane foi a escolha para 20 recém-nascidas. Tanto Viviana como Viviane tiveram pouca expressão nas décadas que passaram desde 1920 a 1980, sendo que o auge de registos de Viviana foi em 1978 com 17 registos e de Viviane em 1973 com 3 registos.

No estado de São Paulo, no ano passado, não nasceu nenhuma Viviana. No entanto, Viviane foi registado 34 vezes. A frequência de Viviana em todo o Brasil é de 6.961 pessoas, o pico de registos foi na década de 80 e é em Rio Grande do Sul o estado mais propenso a encontrar uma Viviana. Já a frequência de Viviane é bem superior, com um total de 230.213 pessoas. O apogeu de registos foi também na década de 80 e o estado onde nascem mais Vivianes é no Rio de Janeiro. 

Para ser sincera, estes não são nomes que me cativem, mas a ter de escolher um ficaria com Viviana. Não obstante, acho que Vivi ou só Vi são alcunhas/apelidos carinhos. Gostam destes nomes?

Ana Madaíl Carvalho

Fontes Consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

23 comentários:

  1. Obrigada por atender ao meu pedido. Gosto muito destes nomes, ótimo post. Também achava que Viviana era mais popular, que engraçado...

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Para ser sincera, eu prefiro o nome "Vivian", sendo este mais utilizadao aqui no Brasil. Gosto do significado do nome também! Penso em uma menina peralta cheia de energia (minha amiga,Vivian, era assim).
    Viviana é uma derivação que não me agrada tanto.
    Não sabia que Bibiana era uma variação de Viviana. Também não gosto (por causa do "bibi, que lembra buzina de carro), mas já conheci uma "Beliana".
    O apelido "Vivi" é um charme e combina bem com a menininha da foto!
    Vivian(a) é uma alternativa para mamães que preferem o meio termo: um nome que não é "diferentão", mas que possuí um tom familiar(dai não causa estranheza à primeira vista, nem quanto a escrita e nem quanto a pronúncia), não é um nome super popular/da moda, além do significado potente e o apelido que é agradável. Eu sempre levo em conta essas características para escolher os nomes e formar minha lista.
    O nome não está na minha lista, mas reconheço os seus atrativos! ^^
    Ótimo post!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não agrada você mas agrada várias pessoas💋💋

      Excluir
  3. São nomes bonitos, mas também prefiro Vivian, que é curto e mais internacional, o que conta pontos a favor.

    ResponderExcluir
  4. Acho todos esses derivados muito bonitos. Tenho dificuldade de escolher um só. Jurava que Vívian era a versão inglesa dos nomes.
    Adoro Bibiana e Viviana.

    ResponderExcluir
  5. Nunca ouvi falar do nome Viviana mais já ouvi falar em Viviane é mais conhecido, mais os dois nomes são bonitos, tem muita personalidade, mais eu gosto dos nomes mais principalmente Viviane bjs.

    ResponderExcluir
  6. Viviana soa tão estranho...
    Tenho uma grande amiga que se chama Viviane...
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Não identifico-me com qualquer um dos nomes. Mas Viviana e Bibiana terem a mesma origem? Qual li "Bibiana" julguei ser brincadeira. Pois, em terras portuguesas, muitas das vezes, trocamos os v's por b's nos sotaques hehehe

    Http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Já conheci umas Vivianes, mas nenhuma Viviana, não sabia que existia a grafia Bibiana, achava que era só a forma dos espanhóis cujo o V tem som de B, eu sempre chamei minhas amigas Vivianes de Bibi.

    ResponderExcluir
  9. As Viviane e Viviani(que não aparece no post) que conheço são pessoas como diz no post, pessoas vivas e muito elétricas. Ótimas companhias. Viviana nunca tinha visto, mas quando se fala em celebridades, me lembro da atriz Viviane Pasmanter.

    ResponderExcluir
  10. Conheço poucas Vivianes mas Viviana nenhuma rsrs achei engraçado o 'Bbiana', achei que era somente a pronúncia deles. Particularmente, gosto mais de Vivian - uma linda mulher manda lembranças rsrsrsr - acho mais forte não sei. Mas sim, as Vivanes que conheço são assim mesmo, cheias de energia independente da idade!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana,

    Confesso que não conheço nenhuma Viviana, nem conhecia o nome, mas gostei, pois foi algo realmente novo para mim. Já Viviane é bem comum, conheço várias, inclusive uma das minhas amigas tem esse nome. Gostei de saber um pouco mais da história do nome, mesmo sendo um nome sem tanta história. Se fosse usar um dos nomes, seria o Viviana!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. de real, eu prefiro Viviana, acho muito mais sonoro, e gosto desses nomes em que a gente tem que se esforçar pra falar sabe? adorei o post, ficou muito legal! Vou procurar meu nome aqui depois kkk

    ResponderExcluir
  13. olá!
    Nunca tinha pensado nessa opção de nome, como já disse escolho nomes pelo significado e poderia colocar na minha lista.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Não são nomes que me chamem muita a atenção - aliás, gosto mais da versão Bibiana rs -, mas eu gostei dos significados deles! Pena que os nomes não tenham muita história, gosto de viajar no tempo com as suas matérias rs

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Bom diia,
    Eu acho Viviane um nome muito bonito, mas não consigo imaginar um bebê hoje em dia com esse nome.
    Engraçado como existem nomes para cada época não é mesmo? Viviane eu já imagino uma mulher de 20 e poucos anos. :)

    ResponderExcluir
  16. A minha irmã é Bibiana! Sim, no norte trocam os bs pelos vs e sempre a minha irmã disse q s chamava Bibiana com b! :-)

    Susana

    ResponderExcluir
  17. Me chamo viviana e até hoje só conheci pessoalmente uma outra pessoa com esse nome!e o motivo da mae dela ter dado esse nome foi o mesmo da minha:a novela mexicana viviana em busca do amor....

    ResponderExcluir
  18. Procuro por Vivian em Portugal filha de Gustavo Gedião dos Santos

    ResponderExcluir
  19. Eu sou uma dessas poucas Viviana 😍

    ResponderExcluir
  20. Eu me chamo Viviana , por conta da novela , Viviana sobrevivi, adoro o meu nome , e se esforcam pra não me chamar de Viviane🤭🤭

    ResponderExcluir