quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Érico


Érico é um daqueles nomes que andam afastados das escolhas populares, mas que deveriam ser mais lembrados. Nunca foi usado em demasia como Érica, sua versão feminina, o que lhe confere um certo frescor a mais. Acredito que tenha sido ofuscado pela variante Eric, entretanto Érico não deixa nada a dever a ninguém: sua sonoridade é marcante, sua grafia é bonita, sendo um nome com muitas qualidades positivas.

Érico se origina a partir do antigo nome nórdico Eiríkr, composto pelos elementos ei (sempre) e ríckr (governante). Seu significado seria então sempre governante ou eterno rei. Algumas fontes apontam a ligação de Érico com a águia, já que para os povos antigos a águia era um símbolo do poder. Dessa maneira, por extensão, eterno rei poderoso como uma águia também pode ser um significado atribuído a Érico. Significados majestosos que evocam o sentido de nobreza para seus portadores.

Um portador notável foi Érico, o Vermelho (Eiríkr inn Rauda), um comerciante viking e navegador norueguês do século X. Foi o responsável pelo descobrimento da Groelândia. Também foi o nome de vários reis da Suécia, Dinamarca e Noruega, o que estreita sua ligação com a monarquia europeia.

Este nome nórdico foi trazido pela primeira vez para a Inglaterra por colonos dinamarqueses durante o período anglo-saxão. Não era popular entre os ingleses durante a Idade Média, mas foi revivido no século XIX, em parte devido ao romance infantil Eric, or, Little by Little (1858), de Frederic William Farrar.

Outros Idiomas: Eric, Erick (inglês), Erik (escandinavo), Éric (francês), Eryk (polonês), Erico (italiano, espanhol), Erich (alemão).

O uso de Érico sempre foi modesto em nossos países, o que é uma pena porque acho que o nome merecia mais. Em Portugal só começou a angariar registros a partir de 1968 e até 1980 totalizou apenas 28. No Brasil sua frequência é de 14.672 pessoas, número quase irrisório quando comparado às mais de 200 mil Éricas existentes no país. O maior uso se deu nos anos 80 e é no Rio Grande do Sul o local onde há a maior concentração de Éricos brasileiros. Nos dias que correm é pouco lembrado por nossos povos: foi registrado uma única vez no ano passado no estado de São Paulo e em Portugal 2 meninos receberam o nome Érico em 2016.

Personalidades:
  • Érico Brás - ator brasileiro;
  • Érico Veríssimo - um dos escritores brasileiros mais populares do século XX.
Como disse acima, lamento que Érico seja pouco lembrado e tenha um desempenho tão tímido em nossos países, torço para que brilhe futuramente e encante mais famílias. É um nome interessante que remonta aos tempos dos guerreiros vikings. Entendo que muitas pessoas prefiram Eric por ser mais internacional, entretanto acho que devemos valorizar as grafias próprias da língua portuguesa. Ainda há tempo do eterno soberano Érico reinar e mostrar seu poder!

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

26 comentários:

  1. Não me admira nada que seja raro, eu nem sabia da sua existência! Achava que a versão masculina de Érica era apenas Eric. É bom saber que há uma alternativa "mais portuguesa".

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrei que segue a mesma linha de Vitória e Vitório em que as pessoas preferem Vitor/Victor.

      Excluir
  2. Quando vejo esse nome sempre me lembro de Érico Veríssimo. Gosto de Eric, mas Érico também tem seu charme e imponência e deveria ser mais lembrado. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho de 5 anos se chama Érico em homenagem a Érico Veríssimo

      Excluir
  3. O nome Eric é mais popular e com ar internacional mesmo (como esquecer do príncipe Eric do filme a Pequena Sereia e do jurado do masterchef né? XD),mas Érico tem seu charme e um ar vintage que muito me agrada. É uma graça! Gostei da origem viking. O significado do nome é imponente!
    Todavia,eu sempre fui apaixonada pelo nome Derick, por causa do filme "a princesa encantada" que marcou minha infância (é uma variação de Eric né? :D).
    Amei o post! Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Entre Eric e Érico, prefiro o segundo. Acho que esses nomes americanizados já tiveram a sua vez. Adorei conhecer a origem dele.

    ResponderExcluir
  5. O nome Érico é bonito é um nome forte cheio de personalidade, nunca conheci ninguém com esse nome, pena que seja um nome um pouco desconhecido, concordo com você o nome merecia ser mais usado bjs.

    ResponderExcluir
  6. Uau! Esse é mesmo um nome bastante forte e potente, que significado hein? Rei eterno! Já fico imaginando esse nome para um de meus personagens, faria grande sucesso!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  7. O único Érico que ouvi foi o veríssimo que vc citou! Eu conheço Erica . Mas Erico ainda não ouvi por aqui! Mas tenho um priminho que nasceu há pouco tempo e tem o nome de Erick ( puxou para o inglês). A versão Erico eu nunca conheci.Eu acho bonito.

    ResponderExcluir
  8. Falou nesse nome, penso logo em Érico Veríssimo. Eu gostei muito da origem desse nome, que é nórdico. E pessoas com esse nome parecem ser inteligentes.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o significado do nome.. eterno rei, e ainda junto com a águia, que forte!!! E se tem alguém procurando dicas de nomes masculinos diferentes, único.. esse é uma das primeiras opções! Eu acho lindo, não sei pq é tão pouco usado! Amei o post, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. É bem interessante ver que busca a origem do nome para explicar melhor sobre ele, eu gosto muito de Eric, acho a sonoridade muito bonita então isso faz de Eric a minha versão favorita do nome, mas Érico também é bonito.

    Nomes de origens nórdicas tendem a ser muito atrativos e ter uma sonoridade muito agradável na minha opinião XD

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Realmente é um lindo nome! Ótima sugestão para um filho! Adoro ver os posts sobre os nomes, já fico pensando em algumas sugestões aqui.

    ResponderExcluir
  12. Este nome é muito antigo e eu não imaginava que fosse tão antigo ... Há muitas pessoas famosas e celebridades que têm o nome Érico. Eu acho que é um bom nome masculino,dá a impressão de quem tem esse nome parece ser calmo e bem com a vida.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Érico é um nome lindo! Na hora lembrei de Érico Veríssimo, ainda bem que você prestou essa homenagem a ele no post, achei incrível

    Abraços, Leonardo do Porão Literário
    http://oporaoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olha que loucura! Meu nome foi em homenagem ao Érico Veríssimo. Meus quatro avós o conheceram e foram amigos!
    Meu avô materno também foi escritor, José Fernando de Louzada Miranda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu foi diferente mamãe queria um nome diferente q niguem tinha rsrs

      Excluir
  15. bonitinho até,mas eu prefiro Eric acho a terminação muda super charmosa.

    ResponderExcluir
  16. Adorei esse post... Me chamo Érico Faria... Me sinto muito feliz com o meu nome ! Um grande abraço a todos ! Sigam no Youtube : Érico Faria

    ResponderExcluir
  17. Meu nome tão lindo rsrs adorei saber sou único😁🤩

    ResponderExcluir
  18. Tenho um probleminha: Adorei esse nome! Porém, no meu caso, o pai (quando tivermos filhos) é italiano. Então, todos os nomes que gosto tem o problema de levar acento em português e em italiano, não. Então eu não consigo gostar de Erico sem acento. E ainda tem o problemão de parecer MUITO com Enrico, que é Henrique na língua dele. Nós pensamos em viver na Itália. Vi no site ISTAT (da Itália) que o uso de Erico é muuuito raro (de 1999 a 2020 foi usado mais de 5 vezes só em 2019, com 6 registros). Então, o nosso filho teria sempre que explicar que é Erico e não Enrico, que é um nome bem mais comum para os italianos. O que vocês acham que posso fazer? Mantenho Erico (mesmo não gostando da grafia sem acento e com o problema de ser confundico com Enrico) ou penso em outro nome menos complicado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se bem que, pelo menos na pronúncia, os nomes são bem diferentes. Então, ao se apresentar, creio que o menino não teria problemas. Mas a questão é na escola e sempre que alguém precisasse ler o nome dele. Tenho a forte impressão que diriam sempre Enrico e não Erico. Esse é o problema. Além do meu gosto pessoal que já citei acima. Prefiro Érico mil vezes. Sou brasileira e gosto da minha língua, então quando a felicidade de encontrar um nome raro em português que me agrada muito e esse nome tem praticamente a mesma grafia (principalmente quando altera só a questão do acento), prefiro na minha língua! A não ser quando é um nome bem italiano que eu goste (tenho alguns na minha lista). Mas sendo quase a mesma coisa em português, gosto mais assim.

      Excluir
    2. quando tenho* a felicidade...

      Excluir
  19. Muito legal saber a origem do meu nome!

    Blog é muito legal
    Parabéns

    ResponderExcluir
  20. Adorei esse post... Me chamo Érico Faria... Me sinto muito feliz com o meu nome ! Um grande abraço a todos ! Sigam no Youtube : Érico Faria

    ResponderExcluir
  21. Me chamo Érico e não vejo nada de graça, ou "rei" ou porcaria nenhuma nesse nome... preferia me chamar Asdrúbal e ser alguém na vida... ( Sem ofensa a quem se chama Asdrúbal... )

    ResponderExcluir