domingo, 13 de março de 2016

Érica - Atendendo a Pedidos


Apesar de muito popular nos anos 80, não consigo classificar Érica como um nome datado. Considero que sua essência é sempre contemporânea, independente da época em que estará em uso. Atualmente não faz mais parte dos rankings de popularidade, mas isso não limita sua força. Sim, Érica é um nome forte! É impossível ficar imune à sua sonoridade marcante, que combinada com a grafia carismática o transforma num nome vibrante, muito conhecido em diversos países. A versão Erika também será abordada nesse post. Hoje é dia de Érica mostrar seu poder!

Érica é o equivalente feminino do nome escandinavo Eric, que é proveniente do antigo nome nórdico Eiríkr. O primeiro elemento, Ei, significa "sempre"; o segundo elemento, ríkr, significa "governante", "soberano", "rei". O significado do nome Eric seria então "sempre governante", "eterno soberano", " eterno rei". Como os governantes da época detinham o poder, o significado de Eric também é apresentado como "eternamente poderoso". Assim sendo, o significado do nome Érica seria "eterna soberana", "eterna rainha", "eternamente poderosa". Sem dúvida significados impactantes! Um detalhe interessante: em alguns sites e livros o significado de Eric e Érica está associado à águia e isso acontece porque para os antigos povos germânicos a águia representava o heroísmo, a ascensão social e a vitória, ou seja, era um símbolo de poder. Não disse que Érica é poderosa?

Sendo muito comum nas casas reais da Dinamarca e da Suécia, o nome Eric foi levado para a Inglaterra por colonos escandinavos durante os séculos 8 a 12. A versão feminina do nome só foi criada no século XVIII, passando seu uso a ser mais notado no século XIX.

A versão Erica é mais popular entre os falantes do inglês, enquanto Erika é usada mais frequentemente dentro de países escandinavos. Em português, Érica ganhou acento e Érika também aparece por vezes acentuado. Sendo internacional, o uso do nome Érica teve destaque em vários países, entre eles os Estados Unidos. Começou a aparecer nomeando meninas nesse país em 1945, subindo lentamente nas paradas até decolar nos anos 60. Permaneceu por 17 anos no Top 50 norte-americano, tendo seu auge entre 1986 a 1988. 

Essa grande popularidade de Érica nos Estados Unidos se fez refletir no Brasil: aqui esse também foi o período de maior sucesso de Érica. Nos dias atuais sua popularidade é pequena: de acordo com os dados da Arpen, foram registrados no estado de São Paulo em 2015, os seguintes números: Erika - 87 registros; Érica - 24, Érika -21, Ericka - 9 e Hérica - 1. Podemos observar que, pelo menos em São Paulo, há uma maior preferência pela grafia Erika (versão sueca, norueguesa, dinamarquesa, finlandesa, alemã, húngara, tcheca, eslovena e croata de Érica).

Em Portugal, de acordo com dados do SPIE, Érica só começou a ser utilizado nos anos 70, mas o uso era muito discreto: seus números ficaram entre o máximo de 14 registros (em 1977) e o mínimo de 3(em 1971, 1972 e 1974). O SPIE não fornece os dados dos anos 80/90, mas a impressão que tenho, é que Érica também desfrutou de grande popularidade nos anos 80 em Portugal. Em épocas mais recentes ainda  marca presença no ranking português: em 2013 foram 131 registros; 139 em 2014 e em 2015 nasceram 115 meninas chamadas Érica em Portugal. As grafias mais internacionais,  Erica e Erika, também são admitidas na lista portuguesa, e esses são seus números: Erica conseguiu 25 registros em 2014 e em 2015 foram 18; a versão Erika foi registrada 24 vezes em 2014 e também 24 vezes em 2015. Mesmo não aprovada em Portugal, a grafia Érika teve 4 registros em 2015. Se somarmos os registros em 2015 de todas as grafias, seu número estaria próximo à de clássicos portugueses. Podemos concluir que Érica ainda tem uma certa expressão em Portugal.


Talvez muitos não saibam, mas Érica é nome de flor! Por trás de todo seu poderoso significado se esconde muita doçura! Erica é um gênero botânico de plantas com flores pertencente à família Ericaceae. As espécies são numerosas e se originam na África e na Europa. Dentro do Brasil também floresce uma flor de nome Érica: pertencente à família Lythraceae e também chamada de cuféia ou cúfea, as flores érica são pequenas e numerosas, de cor lilás ou branca que se tornam rosa com a idade. Florescem durante todo o ano. O significado simbólico de suas flores é "carinho e proteção".  E não acaba por aí, Érica é mais florida do que se possa imaginar! Dentro da família Myrtaceae, com origem na Austrália e Nova Zelândia, mais um tipo de flor recebeu o nome Érica! Também conhecida como érica-japonesa ou árvore-chá, o arbusto com flores róseas ou brancas, pequenas e densas, é bastante apreciado na arte do bonsai por apresentar flores naturalmente pequenas. A ligação com as flores confere delicadeza ao nome Érica.

Pessoas públicas:
  • Érica Awano - desenhista brasileira;
  • Érica Chissapa - atriz angolana;
  • Erica Durance - atriz canadense;
  • Érica Gomes - atleta portuguesa;
  • Erica Jong - escritora norte-americana;
  • Erica Leerhsen - atriz norte-americana;
  • Erica Sakurasawa - autora de mangás japonesa.

Com a grafia com K:
  • Erika Liebman - poetisa sueca;
  • Érika Januza - atriz brasileira;
  • Erika Mader - atriz brasileira;
  • Erika Mann - escritora alemã;
  • Érika Martins - cantora e instrumentista brasileira;
  • Erika Oliveira - modelo portuguesa;
  • Érika Palomino - jornalista de moda brasileira;
  • Erika Toda - atriz japonesa;
  • Erika (nome artístico de Erika De Bonis) - dj e cantora de dance music italiana.

Algumas artistas alteraram graficamente seus nomes originais:
  • Eryka Badu - nome artístico de Erica Abi Wright, cantora norte-americana;
  • Erikka Rodrigues - nome artístico de Erica Augusta Pereira Rodrigues, cantora brasileira.

Podemos classificar Érica como um nome geográfico, pois ele nomeia uma cidade na Austrália e uma aldeia no nordeste da Holanda.

Érica é um nome de presença e possui a internacionalidade como qualidade; para casais de brasileiros ou portugueses residentes no exterior é uma boa opção para nomear uma filha. Como disse no início do texto, não o vejo como um nome datado, considero adequado para os dias atuais, afinal uma rainha nunca perde a majestade!

Conhecem muitas Éricas? O que acham do nome?


Fontes Consultadas:
Behind The Name; Nameberry; Arpen/SP; Flores na Web; IRN Portugal; Jardineiro.Net; livro Dicionário de Nomes (autor:Nelson Oliver); Wikipédia.

32 comentários:

  1. Gostei imenso do texto, realmente Érica foi muito bem posicionado em termos de força - parabéns pelo texto entusiasmado, Patrícia! Acho-o sonoramente muito forte e até divertido, leve. Ao longo da minha vida fui conhecendo várias Èricas que hoje terão os seus 20 e tal anos na sua maioria. Também conheço uma ou duas pequenitas com este nome. Foi um nome que se popularizou em Portugal, como disse no texto, e continua entre as preferências dos portugueses. No entanto, apesar de reconhecer estas qualidades, Èrica nunca me chamou à atenção, nunca me cativou. Talvez por conhecer muitas.

    ResponderExcluir
  2. adorei o texto!! o nome não me cativa, mas após ler já lhe vi qualidades que não encontrava antes :)

    ResponderExcluir
  3. Nunca gostei deste nome, nem sei porque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia significa "manca". Também não gosto do seu nome.

      Excluir
    2. Pois também não gosto do nome Claudia ,mas fazer o que né💁🏽‍♀️

      Excluir
  4. Conheço uma duas. Não sou fã, mas é um bom nome, poderoso.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Você tem registro do nome Dérika. A única coisa que sei que é um nome germânico, que significa líder amada e em Herbário significa o caminho.
    Gostaria de sabre mais sobre o nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Érika,

      Pesquisamos o nome que mencionou nas nossas fontes habituais e não encontramos quaisquer menções à sua origem ou até existência. No máximo, acreditamos que se poderá tratar de uma versão feminina de Derek um nome com origem germânica (diminutivo de Teodorico, que significa o governante do povo). Também encontramos a informação de que Dêrika Hemko é uma cidade da Síria. Traduzido para o português a palavra curda Dêrika significa Salsola (uma planta). Na Síria, a mesma cidade também é chamada de Dayir, uma palavra que se acredita significar mosteiro.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

      Pela Equipa do Blog dos Nomes
      Joana Recharte

      Excluir
  6. Eu sou Érica... Mas admito que, por alguma razão eu nunca conheci uma ÉriKa que prestasse rsrs
    Não se a escrita influência alguma coisa, mas as que escrevem com C Sao mais sociáveis e amigáveis do que as que se escreve com K

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Herika e posso afirmar que eu posso morder as vezes sksk agora posso colocar o culpa no meu nome skks

      Excluir
  7. Gostei muito o meu nome é Érica e gosto muito dele acho diferente e tem uma grande presença tenho amigas com esse nome tbm nas minha redes socias costumo escrever com k mas é com c
    E vcs estão de pparabéns arrasaram no texto amei♡

    ResponderExcluir
  8. Me chamo Érica. Gosto do meu nome. Não trocaria,até mesmo pelo seu signficado.

    ResponderExcluir
  9. Amo meu nome Érica ❤nao trocaria por nada

    ResponderExcluir
  10. Érica é um nome fresco e contemporâneo, forte sem ser presunçoso, livre e internacional.

    ResponderExcluir
  11. O meu nome é Herika ksk ele é a junção de todos que você sitou... ah! A propósito, eu não conheço nenhuma Erica da minha idade, na verdade é bem triste isso skks

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Érika e AMO meu nome e não trocaria por nenhum outro. De fato é um nome muito forte e combina muito bem com minha personalidade. Tenho 40 anos e como disse a colega acima, "Erika" não são muito sociáveis e de fato sou atissocial, mas tenho bom caráter, mas aproveitando a piada, nao sou flor que se cheire kkkkk até mexerem comigo.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Érika e AMO meu nome e não trocaria por nenhum outro. De fato é um nome muito forte e combina muito bem com minha personalidade. Tenho 40 anos e como disse a colega acima, "Erika" não são muito sociáveis e de fato sou atissocial, mas tenho bom caráter, mas aproveitando a piada, nao sou flor que se cheire kkkkk até mexerem comigo.

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é: Erica!. Não acentua...
    Amo meu nome e sua história.

    ResponderExcluir
  15. Aprendi a gostar do meu nome com o passar dos anos, talvez por não conhecer muitas pessoas com o mesmo nome que o meu. Hoje me identifico com ele, mais se pronuncio várias vezes, parece que a o som muda a pronúncia. Gosto muito de ser Érica. Gostei da publicação.

    ResponderExcluir
  16. Oie, Olá para tdos.Bem o meu nome é Hérika Diaz e eu amooo muitooooooooo o meu nome, principalmente por ser um nome forte e muito marcante tbm é claro.Não trocaria o meu nome por nenhum outro, obrigad mãe por me daro nome mais lindo , perfeito extraordinário e perfeito desse mundo ♥️😘😉

    ResponderExcluir
  17. Wow nunca vi tanstas Érikas
    Apropósito sou Érika, e sou muito timida mas, quando me dão corda falo igual uma maritaca,antes não gostava do meu nome preferia priscyla pois e meu segundo, mas vendo essas mulheres e todas felizes por terem recebido este, fico muito feliz!
    Ainda mais porque meu primo recebeu o nome de Eric, tenho 19 Anos e espero que este nome seja uma marca para sermos fortes e corajosas ��

    ResponderExcluir
  18. Me chamo érica martins. Adorei o significado do meu nome ami❤ tennho um pequeano canal no youtube se quiserem visita o nome Erica Martins sou uma morena não a famosa kkkkk

    ResponderExcluir
  19. Meu nome é Erica Eduarda, amei a junção dos dois nomes. Amo meu nome, ele é forte e poderoso.Um abraço para todos

    ResponderExcluir
  20. Gostei do texto sobre meu nome. Amo chamar Érica. Minha mãe disse que tirou de uma novela q passava . Nasci em 80.





    nasci em 80.

    ResponderExcluir
  21. Kkk .. acabei escrevendo com login do meu filho Rafael.

    ResponderExcluir
  22. O meu é Erika , amooooi!!! Foi a melhor escolha q meus pais poderiam ter feito.

    ResponderExcluir