sábado, 12 de março de 2016

Florentina


Nomes com ligação a flores sempre foram uma tendência na arte da nomeação de bebés do sexo feminino! Basta pensarmos na quantidade de Margaridas ou Rosas que possamos conhecer, ou, então, na quantidade de nomes femininos que existem com o elemento flor: Flor, Flora, Florbela, Florença, Florence, Florencia, Florentina, Floriana ou Floripes.

Hoje, gostaria particularmente de dar destaque a Florentina por partilhar juntamente com outros nomes populares em ambos os nossos países a terminação –ina, que se mantém moderna e relativamente original nos nossos tempos. A popularidade de alguns nomes como Carolina ou Valentina proporcionam oportunidades excelentes para explorar outros nomes semelhantes com um ar mais vintage, entre eles, Florentina.

O nome tem origem no latim Florentius que, por sua vez, deriva do termo florens que significa prosperar, florescer, florir! Um significado que extrapola as flores e lança-se nos campos concetuais do crescimento, da expansão e do desenvolvimento! E como se estes aspetos positivos já não fossem suficientes, não nos podemos esquecer que Florentina é também o nome atribuído a uma pessoa natural da cidade italiana de Florença e, desta forma, estreitam-se os laços com a cultura italiana e com uma cidade amplamente marcada pela beleza da arte e da inspiração.

Acho-o bem sublime e amoroso! É uma opção bem diferente e internacional, mas se não se sente confortável com o seu uso de forma exclusiva, pode sempre tentar formar um composto com este nome em segundo lugar e um outro mais curto e contemporâneo em primeiro (por exemplo, Alma Florentina – demasiado sugestivo? -, Cora Florentina, Ema Florentina, Inês Florentina, Íris Florentina, Luz Florentina, Mia Florentina, Rosa Florentina).

Durante o século XX, este foi um nome de uso bem discreto em Portugal, nunca tendo havido um ano em que tivessem nascido mais que 21 meninas com este nome. Em 2013 nasceu em Portugal uma pequena Florentina e no ano seguinte mais uma, juntamente com o composto Rebeca Florentina. Em 2015, não foi registada nenhuma menina com este nome.

Este nome pode também remeter para a canção homónima do cantor brasileiro Tiririca: “Florentina, Florentina, Florentina de Jesus, não sei se tu me amas, pra quê tu me seduz?”. O sucesso da música pode ter tornado o nome absolutamente caricato entre o povo brasileiro, mas, confesso, eu que não conhecia a canção, não achei em momento nenhum que ela tivesse estragado o nome para mim, só lhe acrescentou um espírito bem divertido e animado. Continuo a defender o seu uso e a reconhecer a beleza no nome!

Que acham de Florentina?

6 comentários: