domingo, 18 de setembro de 2016

Compostos com Felipe/Filipe


Real e aristocrático, Felipe/Filipe tem sido um verdadeiro deleite para as famílias contemporâneas, tornando-se num dos nomes mais utilizados em compostos nas últimas décadas! Um clássico dos compostos, assim se o poderia chamar. Na verdade, Felipe/Filipe parece ter conquistado pela ternura e pela musicalidade agradável que cria ao se juntar com outros nomes. Ao seu nível destacam-se Alexandre e Miguel, também eles nomes muito clássicos que têm sido indispensável na construção de compostos! Na tentativa de inspirar à formação de novos compostos, talvez mais ousados que os mais comuns, deixámos aqui uma lista com sugestões. Por uma questão pragmática, uma vez que existem duas grafias muito usadas, optámos por utilizar a grafia portuguesa nas listas, uma vez que Felipe é a grafia espanhola.

Compostos com Nomes Populares:
Artur Filipe*
Heitor Filipe*
Pedro Filipe*
Simão Filipe*
Vasco Filipe*

Filipe Alexandre*
Filipe Dinis*
Filipe Mateus*
Filipe Vicente*
Filipe Xavier

Compostos com Nomes Curtos:
Abel Filipe*
Ian Filipe*
Luan Filipe*
Noah Filipe*
Theo Filipe*

Filipe Assis*
Filipe Elói*
Filipe Nero*/**
Filipe Ódin*
Filipe Remi*

Compostos com Nomes Longos:
Estêvão Filipe*
Jerónimo Filipe
Joaquim Filipe
Rómulo Filipe*
Sebastião Filipe

Filipe Benjamim
Filipe Giovanni
Filipe Leonardo
Filipe Santiago
Filipe Valentim

Compostos com Nomes Modernos:
Davi Filipe*
Enzo Filipe*
Lucas Filipe*
Matias Filipe
Raul Filipe*

Filipe Aramis
Filipe Franco*
Filipe Gaspar
Filipe Romeu
Filipe Samuel

Compostos com Nomes Antigos:
Adão Filipe*
César Filipe*
Jaime Filipe*
Jonas Filipe*
Teodoro Filipe

Filipe Aurélio*
Filipe Caetano*
Filipe Eugénio*
Filipe Lutero*
Filipe Viriato

Os 10 Compostos mais registados em 2014, em Portugal:
Rodrigo Filipe* – 94 registos
Martim Filipe* – 80 registos
Gonçalo Filipe* – 73 registos
Tiago Filipe* – 70 registos
André Filipe* – 67 registos
Tomás Filipe* – 67 registos
Diogo Filipe* – 64 registos
Gabriel Filipe – 60 registos
Duarte Filipe* – 57 registos
Daniel Filipe – 54 registos

Os 10 Compostos mais registados em 2015, em São Paulo:
Marcos Felipe* – 16 registos
Miguel Filipe* – 16 registos
Rafael Felipe – 15 registos
Lorenzo Felipe* – 14 registos
Kauê Felipe* – 14 registos
Bernardo Felipe* – 14 registos
Pietro Felipe* – 14 registos
Felipe António* – 14 registos
Nicolas Felipe – 14 registos
Felipe Emanuel – 13 registos

*Compostos que seguem a regra das quatro sílabas poéticas (saber mais).
** Na lista de nomes autorizados em Portugal é possível registar o conjunto onomástico Filipe de Néri.

Gostam de algum composto em particular?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, IBGE, IRN e SPIE.

48 comentários:

  1. Gosto de Filipe, apesar de ser muito popular. É um nome que traz elegância!

    ResponderExcluir
  2. Gostei de Pedro Filipe, Theo Filipe, Luan Filipe, Filipe Nero, Joaquim Filipe, Rômulo Filipe, Filipe Valentim, Filipe Caetano, André Filipe, Marcos Felipe, Lorenzo Felipe e Felipe Emanuel.

    ResponderExcluir
  3. A escolha de dois nomes próprios muito me agrada. Gostei de quase toda composição, pois, acredito que as apresentadas são resultantes de criatividade. Entretanto, não aprecio PRENOME COMPOSTO, como Filipe de Néri. Assim como não aprecio PRENOME DUPLO, o qual não o identifiquei na lista (como exemplo cito Júlio César, Miguel Ângelo).

    ResponderExcluir
  4. Não consigo decidir é muito difícil de combinar o nome felipe

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Tenho um João Felipe e o próximo será José Felipe

      Excluir
    2. Tenho uma colega que quer colocar José Felipe mas tá com medo de chamarem ele só de Zé Felipe ou senão zezinho 😟 acho tão bonito mas também acho que vão chamar ele só por apelido

      Excluir
  6. Presiso de um nome composto com felipe que comece com feLipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas sugestões do post basta trocar Filipe por Felipe. Particularmente acho bonito Felipe Valentim e Felipe Caetano.

      Excluir
  7. Felipe Luís ou Luís Felipe também fica lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Inclusive tenho um colega com esse nome.

      Excluir
  8. Filipe Tomás, Filipe Sergio, Filipe Bernardo, Filipe Afonso...

    ResponderExcluir
  9. Gostei de Lucas Filipe e Luan Filipe

    ResponderExcluir
  10. Rian felipe,ruan felipe ,juan felipe ou juan Miguel eu acho bonito mas tô em duvida ainda, queria que fosse com "R"

    ResponderExcluir
  11. O meu pequeno é João Felipe acho lindo!😍😍

    ResponderExcluir
  12. Vcs acham que cabina Phelipe Luis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, combina, mas escrito Felipe Luís fica mais bonito 😊

      Excluir
  13. O meu se chama José Felipe é lindo desde que vi este nome apaixonei 😍

    ResponderExcluir
  14. Combina Fillipe Augusto ou Fillipe Henrique

    ResponderExcluir
  15. O nome do meu e Luiz Feliphe

    ResponderExcluir
  16. Amo o nome felipe,mais nao me agrada com nenhum outro nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Felipe, José Felipe, Luiz Felipe, e João Felipe. Os mais bonitos na minha opinião

      Excluir
  17. Luis felipe e lindo acho que vai ser o nome do meu nene

    ResponderExcluir
  18. Gostei do Noah Felipe e Arthur Felipe


    ResponderExcluir
  19. Deixem a opinião de vcs por favor oque vc acham de Filipe Manoel

    ResponderExcluir
  20. O que vocês acham do nome
    “Ravi Philippe” ?

    ResponderExcluir
  21. O meu filho tem o nome de Bruno Filipe

    ResponderExcluir
  22. Vcs acham que Felipe Eduardo combina? Meu pai se chama Eduardo queria colocar em homenagem a ele, mas tenho medo de não combinar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o contrário fica melhor Eduardo Felipe

      Excluir
  23. Tenho um sobrinho lindo que se chama Humberto Felipe. Acho muito bonito esse nome.

    ResponderExcluir