terça-feira, 31 de maio de 2016

Compostos com Miguel


Miguel, o quebra-corações. Por terras lusas, por terras brasileiras, Miguel tem seduzido quantos com ele se cruzam e tem criado uma tradição notável em torno do seu uso, sobretudo em compostos! Reconhece-se as vantagens: é simples, meigo, doce, fica bem como primeiro nome ou como segundo e as combinações parecem infinitas! São inúmeras as personalidades históricas que carregaram consigo este nome e muitas serão as dos nossos dias que se destacarão com este nome! Visto esta ser uma procura muito frequente, deixamos aqui várias listas de compostos, que esperamos ser do vosso agrado.

Compostos com Nomes Populares:
Artur Miguel*
Bruno Miguel*
Heitor Miguel*
Matias Miguel*
Vasco Miguel*

Miguel Alexandre*
Miguel Filipe/ Miguel Felipe*
Miguel Maria*
Miguel Otávio*
Miguel Vicente*

Compostos com Nomes Curtos:
Egas Miguel*
Ivo Miguel*
Luís Miguel*
Rui Miguel*
Theo Miguel*

Miguel Ary*
Miguel Cauã*
Miguel Elias*
Miguel Ravi*
Miguel Tomé*

Compostos com Nomes Longos:
Dionísio Miguel
Fernando Miguel
Lourenço Miguel
Salvador Miguel
Sebastião Miguel

Miguel Cristóvão*
Miguel Henrique*
Miguel Guilherme*
Miguel Leonardo*
Miguel Silvestre*

Compostos com Nomes Modernos:
Benjamim Miguel
Frederico Miguel
Levi Miguel*
Lucas Miguel*
Noah Miguel*

Miguel Bernardo*
Miguel Dinis*
Miguel Gustavo*
Miguel Martim*
Miguel Xavier

Compostos com Nomes Antigos:
António Miguel
César Miguel*
Jaime Miguel*
Sancho Miguel*
Ulisses Miguel

Miguel Amadeu*
Miguel Augusto*
Miguel Caetano*
Miguel Martinho*
Miguel Teodoro*

Os 15 Compostos mais registados em 2014, em Portugal:
Rodrigo Miguel – 204 registos
Pedro Miguel* – 174 registos
Afonso Miguel – 140 registos
João Miguel* – 138 registos
Diogo Miguel – 136 registos
Duarte Miguel – 124 registos
Tiago Miguel* – 123 registos
Maria Miguel – 120 registos
Francisco Miguel – 90 registos
José Miguel* – 85 registos
Tomás Miguel* – 75 registos
Santiago Miguel – 73 registos
David Miguel* – 70 registos
Miguel Ângelo* – 69 registos
Gonçalo Miguel – 65 registos

*Compostos que seguem a regra das 4 sílabas poéticas (saber mais).

Quais são os vossos compostos favoritos com Miguel?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, SPIE.

24 comentários:

  1. Não gosto de Miguel como 2º nome, acho parolo :(

    Das tuas sugestões consigo gostar de:

    Miguel Alexandre
    Miguel Vicente
    Miguel Ary
    Miguel Elias
    Miguel Tomé
    Miguel Cristóvão
    Miguel Leonardo
    Miguel Silvestre
    Miguel Dinis
    Miguel Xavier
    Miguel Amadeu
    Miguel Augusto
    Miguel Caetano
    Miguel Martinho
    Miguel Teodoro

    Gosto ainda de Miguel Ângelo e Miguel Lourenço.

    ResponderExcluir
  2. Já eu prefiro Miguel como segundo nome. Em minha opinião nomes terminados em el ficam muito bem como segundo elemento em compostos, formam conjugações que julgo muito harmoniosas e melódicas! Os meus compostos preferidos com Miguel são Pedro Miguel, João Miguel e Afonso Miguel. Também gostei das sugestões de Fernando Miguel, Frederico Miguel e Luís Miguel. Como primeiro elemento gostei de Miguel Caetano e Miguel Teodoro. Miguel Cauã foi uma sugestão surpreendente, gostei!

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de Miguel, acho muito sem sal. Mas que faz sempre bons compostos faz, daí ser um dos favoritos para compostos pela maioria das pessoas. Prefiro Miguel em primeiro lugar porque parece mais fresco.

    ResponderExcluir
  4. não gosto muito de Miguel, mas acho bom para compostos

    ResponderExcluir
  5. Dos compostos apresentados gostei de Matias Miguel, Miguel Filipe, Miguel Vicente, Miguel Tomé, Dionísio Miguel, Sebastião Miguel,Miguel Leonardo, Levi Miguel, Miguel Caetano, Miguel Teodoro, Francisco Miguel, Davi Miguel e Gonçalo Miguel.

    ResponderExcluir
  6. Meninas o que vocês acham da sonoridade dos nomes? (Gosto muito de Miguel mas acho que ele pronunciado antes do sobrenome não fica tão harmonioso, por isso a ideia de ter um segundo nome que soe melhor com o sobrenome):
    Miguel Alexandre Massola
    Miguel Leonardo Massola
    Miguel Augusto Massola

    Podem ser sinceras, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Então cá vai a minha opinião sincera - como é sempre :)

      Acho que o melhor é mesmo Miguel Augusto! Acho lindo porque contrasta um nome mais curto e popular (Miguel) com um nome mais comprido e ousado (Augusto).

      Em termos de sonoridade, Miguel Augusto também é o que me soa melhor, de facto acho que flui muito bem! Já Miguel Alexandre não me soa bem. Não só é um composto óbvio como os nomes chocam (há ali um choque que nem sei bem explicar, fica "miguelale"). Por fim, Miguel Leonardo também é bonito e também soa bem, mas como Leonardo já é popular, preferi com Augusto, por ser original :)

      Concluindo, se tivesse de atribuir medalhas de ouro, prata e bronze, seria:

      Ouro - Miguel Augusto (flui bem e fica original)
      Prata - Miguel Leonardo (flui bem mas não é tão original)
      Bronze - Miguel Alexandre (não flui bem e não é nada original)

      Espero ter ajudado :)

      Excluir
    2. Também gostei mais de Miguel Augusto. E achei que ficou muito bonito o nome completo Miguel Augusto Massola. :) mas com Leonardo também fica bem.

      Excluir
    3. Acho que qualquer um dos três é bonito :) Mas a minha escolha pessoal também cairia sobre Miguel Augusto - é um pequeno luxo, muito bonito e forte!

      Excluir
    4. Os três compostos são bons, têm harmonia. O meu preferido é Miguel Alexandre, mas concordo com a Pilar qt ao contraste das popularidades, Miguel muito popular e Augusto nem tanto. Miguel Augusto é mais diferenciado e original.

      Excluir
  7. Eu gosto muito do nome Miguel apesar da superpopularidade acho-o bastante meigo mas como primeiro nome porque por mim Miguel como segundo nome não acrescenta nada ao nome é um nome colocado só para ficar composto.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada meninas! Fico feliz de terem me respondido, escolher nome é algo tão difícil. E precisava de mais opiniões além da minha família. Eu gosto muito de Miguel principalmente pelo seu significado, mas realmente a popularidade do nome me deixou um pouco travada pra optar por ele. Por isso comecei a pensar em nome composto. Obrigada mesmo pelas opiniões!

    ResponderExcluir
  9. Apesar que na lista não tem Benicio
    Mais é um lindo nome que combina muito com miguel
    Miguel Benício, ou Benicio Miguel 😍

    ResponderExcluir
  10. Vou ter um filho e queria umas opiniões. o que acham do nome Christian Miguel?

    ResponderExcluir
  11. Oii meninas o que vcs acham de ítalo Miguel

    ResponderExcluir
  12. Miguel Lucas
    Joaquim Miguel
    Miguel Victor
    João Miguel
    Pedro Miguel
    Miguel Enzo
    Miguel Enrico
    Antony Miguel
    Miguel Gael

    ResponderExcluir
  13. Meu filho vai se chamar Miguel Bernardo

    ResponderExcluir
  14. Meu filho vai se chamar João Miguel acho lindo esse nome simples e ao mesmo tempo forte meu príncipe 🙏🏽💙

    ResponderExcluir
  15. Haaa são lindas as combinações...Mas eu tenho um Miguel Felipe de 5 meses...amo o nome dele tbm...Mas Miguel Algusto tbm é lindo...tudo tbm é questão de costume....a gente se acostuma..

    ResponderExcluir