segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Qual é o melhor nome - Moana vs Joana


Um dos aspectos que mais me fascinam na onomástica é o sentido totalmente diferente que a troca de uma letra pode dar aos nomes. MoanaJoana são grandes exemplos: com a inicial M temos um nome exótico, moderno e arrojado, com J torna-se um nome tradicional, discreto e de nuances religiosas. Quem vencerá esta disputa?

Sobre Moana:

  • Sua origem é havaiana e seu significado é oceano, mar profundo. Era pouco conhecido do grande público até o lançamento de Moana, um Mar de Aventuras (2016), animação da Disney que alavancou o nome para mundo;
  • Até 2010 sua frequência no Brasil era de apenas 637 pessoas, a maioria nascida na década de 1990 no estado de Alagoas. Mais recentemente foi registrado 29 vezes no estado de São Paulo;
  • Somente a partir de 2017 pôde ser registrado livremente em Portugal (até então era um nome permitido apenas para filhas de estrangeiros ou de pais portugueses com dupla nacionalidade). Em 2018 foi registrado 3 vezes no país.
Sobre Joana:
  • Nome de origem hebraica que significa graça de Deus. É citado na Bíblia, no Novo Testamento, através de Joana, a esposa de Chuza, uma mulher curada por Cristo e que tornou-se sua seguidora; 
  • Sua frequência no Brasil é de 269.732 pessoas, com pico de uso nos anos 60 e maior concentração de portadoras no Piauí. No último ano foi alvo de 266 registros no estado de São Paulo;
  • Em Portugal teve uso intenso de 1920 a 1990, atingindo seu auge em meados dos anos 70. Conquistou 491 registros em 2018, o que demonstra que ainda é um nome muito apreciado pelos portugueses.
E então, para quem vai seu voto? Prefere a ousadia de Moana ou a segurança de Joana?

Fontes Consultadas:
IBGE, IRN, SPIE, O Blog dos Nomes.

9 comentários:

  1. Moana é interessante, gosto do significado também, mas vou puxar a sardinha pro meu lado rsrs como meu nome é variação de Joana e gosto da história de Joana d'Arc também, meu voto vai pra Joana.

    ResponderExcluir
  2. Amo os dois nomes! Adorei saber os significados deles, pois até então eu desconhecia. Não é uma das minhas opções para uma possível filha, mas acho lindos!

    ResponderExcluir
  3. Difícil escolha, ambos são lindos demais, mas acho que escolheria Moana por ser mais original e ter o significado de oceano que amo demais

    ResponderExcluir
  4. Moana é um nome tão perfeito, me apaixonei ainda mais por ele depois de ver a animação da Disney <3 Qualquer nome que tenha "ana" no final fica lindo! <3

    ResponderExcluir
  5. Este duelo para mim é muito fácil! Moana, um nome moderno, diferente, arrojado, com um bonito significado ligado à natureza e com o bónus da fantástica animação da Disney, ganha completamente a minha preferência ao demasiado tradicional e popular Joana. Para além da extrema popularidade que me incomoda, Joana também não me apela pelo significado, uma vez que não sou cristã.
    Então, o meu voto vai para Moana, que estando até na minha lista, sou bem capaz de usar um dia.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  6. Os dois são lindos, mas meu voto vai para Joana.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Já tem...vai na aba de pesquisa e digita Túlio

      Excluir
  8. Duelo difícil...uma letrinha só e como muda! Mas meu voto vai pra Joana.

    ResponderExcluir