segunda-feira, 29 de junho de 2020

Lola



"Lola, Lola, Lola! Chamo-me Lola..." Serei a única que cantou esta música vezes sem conta na infância? De certa forma, Lola sempre esteve presente na minha vida, mas foi só quando ouvi que alguém usava Lola como um diminutivo para o nome Aurora que me predispus a pensar sobre este nome. Na verdade, e começo já por dizer isto, não acho que Lola tenha grande coisa a ver com Aurora e não gosto muito de o ver usado nesse contexto. 

Mal comecei a pesquisar pelo antropónimo percebi que tinha razão, afinal Lola chega até nós através de outro nome, Dolores. Seu uso teve início como um diminutivo de Dolores, nome literal espanhol que significa dores. Foi extraído do título hispânico da Virgem Maria, Maria de los Dolores (Maria das Dores). 

Lolita é um diminutivo de Lola, ou seja, é o diminutivo de um diminutivo.

Lola é um antropónimo bastante apreciado na Espanha, tendo em 2018 arrecadado 1376 registos colocando o nome no 25º lugar do Top nacional do país.

Em Portugal o cenário é outro, tendo em 2018 apenas sido registadas 2 Lola's. 

No estado de São Paulo, recentemente, Lola foi registado 5 vezes. Em todo o Brasil existem somente 437 Lola's. A década de 60 foi a melhor para o nome e é em São Paulo onde é mais usado. 

Nos EUA, Lola tem cerca de 87 mil registos. O primeiro registo deste nome foi a 11 de Abril de 1867. Foi especialmente popular durante as décadas de 1920 e 1930. 

Referências Pop:
  • Bimba y Lola - empresa espanhola no setor da moda; 
  • Lola Bunny - personagem do Looney Tunes;
  • Lola Sonner - personagem da série Charlie e Lola; 
  • Lola Cep - personagem do filme e filme Confissões de uma adolescente Drama Queen; 
  • Lola - personagem animada do filme Shark Tale;
  • Lola - filme de 1981 de Rainer Werner Fassbinder;
  • Corre Lola Corre (PT)/Corra Lola, Corra (BR) - filme alemão de 1998 dirigido por Tom Tykwer;
  • Dona Lola (Eleonora Abílio de Lemos) - personagem principal do romance Éramos Seis (1943), escrito por Maria José Dupré. Foi adaptado inúmeras vezes em formato de telenovela brasileira;
  • Lourdes Maria, também conhecida como Lola, é a filha mais velha da cantora Madonna.

Para quem gosta de nomes curtos e que fiquem no ouvido Lola parece-me uma excelente opção. Vejo facilmente este nome a fazer par com Nina ou Gael. O que pensam deste nome? 

Fontes Consultadas: 
INE, Behind the Name, IRN, SPIE, ARPEN/SP, NAMEBERRY, NAMES.ORG, WIKIPEDIA.

8 comentários:

  1. Não gosto de Lola como nome próprio (tendência cada vez mais crescente mundo a fora, assim como Poppy, estranhíssimo)
    Aqui Lola é apelido de Eleonora. (assim como na novela Éramos seis)
    Já como apelido ou nome de pet é uma graça. (tanto quanto Poppy)
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Poppy é nome de flor, significa literalmente "papoula" em inglês. No mundo lusófono raramente usamos Papoula como nome próprio, mas na língua inglesa sim (no caso Poppy).

      Lola começou a ser usado como apelido para Dolores, mas com o passar do tempo também foi adotado como diminutivo de outros nomes, como Eleonora, Leonora, Aurora e até Lourdes, como a filha da Madonna.

      Excluir
  2. Nossa! Eu não sabia que era nome próprio. Para mim era apelido, mas nem sabia de qual nome. rs
    Sou dessas. Me lembro da novela com a Glória Pires e que ela era dona Lola. Mas não fazia idéia do nome dela.
    Conheço duas cachorras com esse nome. Mas uma das cadelas ganhou o nome por causa do irmão que se chamava Lollo, nome de chocolate. rs
    Mas não gostei como nome próprio não, achei bastante comum, simples. Como apelido até que é fofo. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  3. Acho muito bonito, é curto, soa bem. Aurora também é bonito, me lembra a princesa da Disney. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Tenho pena que Lola tenha um significado tão negativo, até porque é um nome com uma sonoridade tão divertida! Infelizmente, não consigo ver para lá do significado, por isso não o usaria, mas adorava conhecer um pequena Lola.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  5. Gosto, acho fofo . Também gosto de lupita

    ResponderExcluir
  6. Minha tia se chama Lorelai e o apelido sempre foi Lola, haha

    ResponderExcluir