terça-feira, 28 de abril de 2020

Teófilo


Mais um nome que pessoalmente me diz muito, mas que ao mesmo tempo percebo a estranheza das pessoas perante o mesmo. Sei que Teófilo não é um nome comum. No entanto, Teófilo era o nome de um dos meus bisavôs, o pai do meu avô paterno. Infelizmente, o que conheço dele é das histórias que ouvi os meus parentes contarem. Portanto, como podem ver, para mim Teófilo é um nome super normal e estou ansiosa por descobrir as peculiaridades desde nome. 

Teófilo é um nome de origem grega que significa amigo de Deus

Na Bíblia Teófilo é um nome ou título honorífico da pessoa mencionada no Evangelho de Lucas e nos Atos dos Apóstolos. Não se conhece a verdadeira identidade de Teófilo, mas existem várias suposições de quem poderia sê-lo:
  • Considerando que Lucas se refere a Teófilo com o mesmo honorífico que Paulo se dirige a Festo em Atos 26:25 , pensa-se que Teófilo seria uma pessoa muito importante, possivelmente um oficial romano;
  • Sendo que o honorífico "excelentíssimo" era utilizado para os governantes romanos supõe-se que Teófilo seria uma personalidade importante na Alexandria;
  • Teófilo poderia, ainda, ser o patrono de Lucas, a quem este dedica o seu livro;
  • A última teoria é sobre a hipótese de Teófilo não ser um nome de uma pessoa, mas significar, literalmente, amigo de Deus. 
Não é só este Teófilo que está presente na fé cristã, posso destacar também:
  • Teófilo de Antioquia - teólogo, escritor, cristão apologista e bispo de Antioquia;
  • Teófilo de Cesareia - bispo;
  • Teófilo consular - importante oficial romano da fé cristã;
  • Teófilo de Alexandria - patriarca;
  • Teófilo, O Imperador - imperador bizantino; 
  • Teófilo de Jerusálem - patriarca.
Um notável português portador deste nome foi Teófilo Braga um poeta, sociólogo, político, filósofo e ensaísta literário português. Foi ele quem presidiu o Governo Provisório da República Portuguesa. Deixou a política depois de ter substituído por alguns meses Manuel de Arriaga e ter sido Presidente da República.

No Brasil há destaque para Teófilo Ottoni, político, jornalista, comerciante e empresário do século XIX. Foi um histórico colonizador do nordeste mineiro, criador do costume de acenar com um lenço branco. Fundou a Vila de Filadélfia, hoje chamada de Teófilo Otoni, cidade localizada no estado das Minas Gerais.

Em Portugal, em 2018, apenas 1 pequeno Teófilo veio dar o ar da sua graça. Entre 1920 e 1980 Teófilo foi tendo uma média de 12 registos por ano e foi em 1935 que o nome foi mais registado, com um total de 19 registos nesse ano. 

Não consegui encontrar registos recentes de Teófilo no estado de São Paulo. Em todo o Brasil nem chegam a haver 5 mil homens registados com este nome. O pico de registos na década de 50 e é em Mato Grosso do Sul onde Teófilo tem mais adeptos. 

Tenho realmente pena que um nome cheio de história como Teófilo fique esquecido no fundo do baú. No entanto, deixo aqui os meus votos de esperança para que alguém (re)descubra este antropónimo e lhe dê uma oportunidade. Acho fácil gostar de Teófilo porque mesmo tendo este tom sério, descomplicadamente, ao encurtarmos o nome temos um querido Teo. Digam-me, qual é a vossa opinião sobre Teófilo?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, Brasil Escola, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Names.org, Wikipédia. 

24 comentários:

  1. Eu nunca conheci ninguém com esse nome, nem sabia que existia na realidade kkk... mas fiquei encantada com o seu significado, é divino.
    Já tem com o nome Edileusa?

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha um amigo que se chamava Teófilo na infância... Éramos grandes amigos. Imagina como li esse post descobrindo todas as peculiaridades do nome dele, né? Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi ninguém com esse nome realmente é bem estranho kkkk

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Realmente o nome Teófilo não é muito comum, não sou de ouvir muito esse nome, o significado dele é muito bonito, nos dias de hoje os pais colocam nomes mais atuais nos filhos, Teófilo ainda é um nome desconhecido, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Eu sei que o Michel Teló tem um irmão com esse nome. Inclusive, o Michel Teló iria se chamar Teodoro, nome que é do filho dele agora.

    ResponderExcluir
  6. É um nome muito diferente, é um nome forte. Existem pessoas famosas que têm esse nome, no passado era um nome próprio, hoje em dia é usado como sobrenome, o nome é tão diferente e difícil de ver, que mal podemos lembrar que existe alguém com esse nome.

    ResponderExcluir
  7. Oie conheço um Teodoro ( adorado por Deus, é o que a mãe dele diz ), Mas Teofilo só conheço mesmo a Cidade que vc citou ai... Mas o significado do Nome bem legal...

    ResponderExcluir
  8. Querida para mim o nome Teófilo é um nome forte eu como gosto de nome diferente eu gostei, não conheço ainda ninguém com este nome, gostei muito do significado do nome,( se eu falece os nomes dos meus filhos também muitas pessoas iria achar diferente, parabéns pelo post, beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  9. Que lindo a definição de teofilo amigo de Deus, munca pensei q era tao profundo assim, adorei o post.. bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Sempre ouvi que "A criança ja nasce velha..."
    Teofilo é um nome histórico e forte mas, acho que não dária esse nome para um filho meu.

    ResponderExcluir
  11. É um nome bem diferente,porém forte,gostei do significado,acredito que não seria um nome para nos a geração mais se fosse a anos a trás daria a meu filho com certeza

    ResponderExcluir
  12. Adoro saber mais sobre os nomes. Confesso que Teófilo não me encanta muito, mas amei saber sobre ele!

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Eu adorei este nome 🙂 Teófilo é lindo,e gostei do significado

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do significado do nome Teófilo, mas não conheço ninguém com esse nome. Só sei da cidade mineira mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Que interessante! Eu acho linda a maneira como um nome pode carregar tanta história linda! Adorei o post.

    ResponderExcluir
  16. Olá!O nome Teófilo é bonito,me faz pensar em uma pessoa com personalidade forte.
    Apesar de não conhecer ninguém com este nome,achei normal e gostei de conhecer os significados desde nome.Bjs

    ResponderExcluir
  17. A sonoridade deste nome remete-me para qualidades como serenidade, ponderação e sofisticação.
    Acho um par perfeito para Dâmaso ou Domitila, já que o nome remete-me para a era romântica!
    Gostei muito deste post, parabéns às autoras!
    Que venham mais como este...

    ResponderExcluir
  18. Esse nome só ouvi no nome de uma cidade, mas sinceramente não sei se gosto para nome pessoal.

    ResponderExcluir
  19. É um nome forte, é quantos Teofilos temos na história cristã. Ao ver o nome no post realmente me lembrei da cidade mineira, como lembrado.

    ResponderExcluir
  20. Ola tudo bem?
    O nome apesar do significado ser muito bom e da lembrança , me parece não ser tao usual.
    Da a impressão de que soa bem omente em adultos.

    ResponderExcluir
  21. Lembrei-me deste post pois durante esta semana ouvi alguns nomes (raros, segundo a minha percepção) com o mesmo morfema radical: Teodósio, Teobaldo, Teofânia, Teodorina e Teolinda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós temos um post sobre Teobaldo e tb sobre Tiffany, a versão inglesa de Teofânia 😊

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2018/08/teobaldo-atendendo-pedidos.html?m=1

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2019/10/tiffany-atendendo-pedidos.html?m=1

      Excluir
    2. Meu avô se chamava Esmeraldo Teófilo de Andrade , origem italiana

      Excluir