quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Rayana - Atendendo a Pedidos


Rayana, um nome tão presente nos lares brasileiros, tanto nesta grafia quanto em inúmeras variantes! Traz consigo a força de sua pronúncia com o início marcante em Ray e o final doce em ana. Também esconde mistérios que através de sua origem nos remetem para noites árabes perfumadas com especiarias. Ficou curioso? Continue lendo que você vai entender a ligação!

Rayana é uma variação de Rayhana, nome de origem árabe que significa manjericão. A princípio podemos pensar que é um significado simples, mas há séculos o manjericão é reverenciado por muitas culturas como uma planta divina. Acredita-se que crescia manjericão ao redor do túmulo de Jesus após sua ressurreição. Por ser uma planta que exala forte fragrância, à Rayana também é atribuído o significado de perfumada. Além de Rayana, o nome Rayhana também tem como variante Rihana, que, por sua vez, além da origem árabe, tem também origem celta e significa grande rainha. Outra hipótese levanta a possibilidade que Rayana seja a forma feminina de Rayan, nome árabe que significa portões do paraíso ou terra exuberante, rica em água. Na Índia Rayan é um título de poder e autoridade.

Rayhana foi uma das esposas do profeta Maomé, o fundador do islamismo. Segundo a crença islâmica, aos 40 anos Maomé foi visitado pelo anjo Gabriel que lhe forneceu os primeiros versículos do Alcorão. Aproximadamente 20 anos depois houve a conquista de Meca. As esposas do profeta Maomé são reverenciadas pelos muçulmanos como as "Mães dos Fiéis". 

De 1880 até 2017 o nome Rayana foi registrado nos Estados Unidos 954 vezes, com maior relevância no ano de 2001. No mesmo período Rayhana obteve 116 registros.

A frequência de Rayana no Brasil é de 4.400 pessoas, a maioria nascida nos anos 90 no estado da Paraíba. Como disse no início, muitas variações gráficas marcam presença entre as brasileiras e a que mais se destaca é Raiane, com a impressionante frequência de 102.020 pessoas. Outras grafias e suas respectivas frequências: Rayane (39.057), Raiana (12.072), Rayanne (5.211). Demais escritas possuem frequência inferior a 1000 pessoas.

Em 2017 Rayana foi registrado apenas 3 vezes no estado de São Paulo, em compensação Rayane recebeu 130 registros, Rayanne 51 e Raiane 27. Rayanna  e Raiana obtiveram 1 registro cada.

Rayana é aceito em Portugal e em 2018 angariou 1 registro. No mesmo ano Rayane foi registrado 6 vezes, Rayanne 3 vezes, Raiana 1 vez e Rayane também 1 vez. Todas essas grafias são admitidas no país.

Personalidades:
  • Rayana Carvalho - atriz  brasileira;
  • Rayanne Morais - atriz e modelo brasileira.
Rayana é um nome de presença que tem uma conexão com o mundo muçulmano surpreendente para os que não o conhecem profundamente. Seus pontos fracos talvez sejam a existência de inúmeras grafias variantes e o inegável ar noventista. 

Concordam ou têm uma opinião diferente sobre Rayana?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, O Segredo, Wikipédia.

13 comentários:

  1. Rayana é um nome tão novo, que não consigo me conectar a ele, apesar de gostar de nomes terminados em ana. Acho que é pq gosto muito de noomes com cheiro de pó... fazer o que? rs

    Já podemos fazer um pedido? Estou procurando sobre Domitila e curiosamente não achei nada de mais significativo... será que é um nome inventado? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não reabrimos os pedidos mas Domitila já está na nossa lista (foi pedido anteriormente por outra pessoa). Já posso adiantar que não é inventado ;)

      Excluir
    2. aguardando... grata mais uma vez Patrícia!

      Excluir
    3. Sou de 1982...Não é um nome tão novo 😄

      Excluir
  2. Tenho uma prima que se chama Rayana, gosto muito dela mas não gosto desse nome.

    Você poderia fazer um post sobre o nome "Magnólia"? Últimamente tenho gostado muito desse nome.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Raiana e sou de nov/1982.Minha mãe, que nunca tinha visto ninguém com esse nome, o escolheu pela formação gráfica entre o nome nome do meu pai (Raimundo) e o dela, Ana. Realmente nunca encontrei alguém mais velha ou da minha idade, atualmente a frequência das "Rayanes", faz com que poucos me chamem corretamente, quando pouco familiar. Amo a força do meu nome e a singularidade como foi construído. Confesso que para língua portuguesa achei estranho a grafia principal estar aqui com Y.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grafia para o título está com y pq é a mais próxima da grafia original (o árabe Rayhana).
      Muito interessante a formação do seu nome, geralmente junções de partes de outros nomes resultam em nomes sem etimologia definida, mas no seu caso resultou em um nome já preexistente. Obrigada por compartilhar sua história!

      Excluir
  4. Meu nome é Rayana é não sabia ao certo O significado do meu nome

    ResponderExcluir
  5. O meu nome é Raihane, mas quero saber se está incluído nesse etimologia de Rayhana também sei que meu nome não é da origim portuguesa estou curriosa em saber!

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Ana cristina. Acho lindo este nome Raiana
    .que vai ser o nome da minha filha

    ResponderExcluir
  7. Adorei saber desse significado

    ResponderExcluir