quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Jemima - Atendendo a Pedidos


Fiquei surpreendida quando ao iniciar a pesquisa percebi logo de caras que Jemima se tratava de um nome bíblico. Nunca tinha ouvido ou visto este nome e por alguma razão essa informação deixou-me surpresa. 

Mas de facto, Jemima era não só a mulher mais bonita à face da terra, bem como era a filha mais velha de , segundo o Antigo Testamento. As outras filhas de eram Quézia e Quéren-Hapuche, também conhecidas por serem belas e formosas. A bíblia diz que foi um homem muito testado por Deus e suas filhas representaram uma bênção após um período de tormentas.

Jemima é um nome de origem hebraica e o seu significado é pomba, sendo assim faz parte dos nomes com significados ligados ao reino animal

Personalidades:
  • Jemima Kirke - atriz americana; 
  • Jemima Khan - escritora inglesa;
  • Jemima West - atriz francesa; 
  • Jemima Sumgong - campeã olímpica de corridas de longa distância queniana; 
  • Jemima Nicholas - líder das mulheres de Pembrokeshire na última invasão da Grã-Bretanha. 
Em Portugal, em 2018, a grafia Jemimah foi registada apenas 1 vez e não encontrei mais nenhum registo do antropónimo. 

No estado de São Paulo, em 2017, o mesmo caso se sucedeu pois só encontrei 1 registo de Jemimah. No entanto, a frequência de Jemima em todo o Brasil é de 1.777 mulheres, o auge do nome foi na década de 90 e é em Roraima onde há mais registos de Jemima.  

Nos EUA o primeiro registo deste antropónimo foi a 26 de fevereiro de 1869 e desde aí acumulou mais 1. 416 registos. O ano de pico foi em 2014 com 54 bebés nascidos com este nome. 

Como comecei por dizer no início da publicação, não conhecia o nome Jemima, mas gostei de conhecer e até acho que é um nome bíblico que fica bem com outros, pensei nos pares Jemima & Salomé ou Jemima & Moisés. O que pensam deste nome?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, O Blog dos Nomes, Names.org, Wikipédia. 

10 comentários:

  1. Obrigada por atenderem meu pedido! Eu confesso que prefiro a pronúncia em inglês, que seria algo como "djemaima", mas acho simpático também em português. Para mim, me parece um nome meigo, mas acho que é porque me lembro da única portadora que conheci pessoalmente.
    Acho que para quem gosta de nomes bíblicos e/ou ligados à natureza e queiram algo mais incomum, é uma boa opção!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Conheço uma linda menininha chamada Jemima, colega de sala do meu filho... Foi assim que conheci o nome e achei lindo <3

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia Jemima, não achei estranho graficamente e me lembrou Janine. Ambos bíblicos, talvez aí um par de irmãs.
    O significado me chamou atenção: pomba. E com esse significado temos ainda: Paloma, Columba e Yoná. Gosto bastante de Yoná. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completando pq o blog não edita...

      Jonas! Jonas também significa pomba.
      Jonas e Jemima... Sabe que gostei... rs

      Excluir
  4. Eu nem me lembro muito bem da história de Jó. Fiquei surpresa por encontrar esse nome por aqui, e ainda mais com o significa de Jemima. Ele é um nome lindo. Acho que se fuças na bíblia, vários nomes podem significar "pomba", já que é um símbolo de paz :)

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia da existência desse nome hahah já amei, achei um nome diferente mas ao mesmo tempo bem complexo e único. Ameiii o post ❤️

    ResponderExcluir
  6. O significado do meu nome não era esse ! Não entendo porque mudou o significado e o engraçado que o nome da minha irmã queren hapuque tbm mudou o significado! Cresci achando que o significado do meu nome era uma caneta que Deus escrevia o nome no livro da vida

    ResponderExcluir
  7. O meu é Sara Jemima antes achava estanho hoje não tanto. Mais é muito forte

    ResponderExcluir
  8. Sóu gemima e amo meu nome e sempre achei engraçado as pessoas se enrolarem pra aprender

    ResponderExcluir