quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Adhara & Adara - Atendendo a Pedidos


Um nome ligado à astronomia, assim é Adhara. Acho que este foi o parâmetro que mais me agradou sobre este antropónimo. Adhara é a segunda estrela mais brilhante da constelação de Canis Major (Cão Maior), perdendo apenas para Sirius

De origem árabe Adhara significa donzela

Adhara é ainda um termo sânscrito que significa suporte, base, é qualquer parte do corpo que o yogi focaliza a sua atenção para fortalecer o corpo através do efeito psicossomático.

Não encontrei registos deste antropónimo em Portugal.

No estado de São Paulo, em 2017 e em 2016, Adhara foi alvo de 3 registos em ambos os anos. A informação que o IBGE nos dá é que em todo o Brasil só existem 66 mulheres com este nome, a década de 90 foi quando mais Adhara's foram registadas. 

Nos EUA o nome é pouquíssimo usado e por isso não existem informações sobre o uso de Adhara

A grafia Adara tanto pode ser uma variação de Adhara como também é um nome hebraico que significa nobre.

A freqüência de Adara no Brasil é de 211 pessoas, com maior concentração de portadoras no Rio de Janeiro e pico de uso nos anos 90. Não há notícias de registos em Portugal.

Nos EUA é estimado que existam 1759 Adara's e o auge de uso aconteceu em 1999 com um total de 82 nascimentos.

Tenho pena que esta publicação fique tão pequena e pouco informativa, mas de facto, não posso inventar informações nem dados sobre o nome. 

O nome em si atrai-me por ter que ver com a astronomia, mas não faz o meu estilo de nome. Vocês gostaram? Preferem Adhara ou Adara?

Leia também
Nomes de Estrelas & Constelações

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Names.org, O Blog dos Nomes, Wikipédia. 

24 comentários:

  1. Como uma letrinha só faz uma diferença grande no que se refere aos significados!!
    Eu particularmente prefiro ALdara, (cujo significado é sábia da batalha, segundo esse blog)
    Adara e Adhara parece que falta alguma letra.

    Alda, Dara, Aldara, Adhara, Adara, Ada, Adora, Dora... O paradoxo da diferença nas semelhanças... :)

    ResponderExcluir
  2. Achei lindo o nome Adhara o significado,nunca tinha ouvido o nome porém é bem diferente, eu prefiro Adhara com toda certeza.

    ResponderExcluir
  3. Quando minha caçula nasceu,eu fiz uma pesquisa para saber o significado do nome que tinha escolhido pra ela,Sarah Noemi,acho muito importante,porque nome vai com a gente a vida toda.Eu acho Adhara mais bonito.bjus.

    ResponderExcluir
  4. Querida eu ainda não tinha visto falar este lindo nome, eu gostei do nome Adhara é mais bonito é chique, diferente, meus filhos também tem nomes diferentes, beijinhosssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Nome lindo Adhara , não conheço ninguém com esse nome , gostei muito por ser ligado a astronomia, colocaria em uma filha.

    ResponderExcluir
  6. Ola ..
    Eu pelo menos nunca vi uma pessoa com este nome.Acbei curioso mas se fosse escolher um certamente escolheria Adara. Não sei o motivo mas acho qie soa bem..

    ResponderExcluir
  7. Achei o nome muito bonito, eu nunca ouvi falar de ninguem com esse nome prefiro Adara pois é mais simples de escrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sofro. Tenho que soletrar sempre.

      Excluir
    2. Eu prefiro mil vezes Adara, pois é mais fácil. No sentido de sonoridade, prefiro outro nome: Dandara. Mas não em significado, pois não é certo. No caso de significado, Adara é melhor.

      Excluir
  8. Achei bem interessante ser um nome que tem a ver com astronomia, mas também não é meu estilo de nome.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Que legal o significado 😊 eu que nome lindo,amei Adhara

    ResponderExcluir
  10. É a primeira vez que vejo o nome Adhara/Adara. Sinceramente não simpatizei com o nome apesar de gostar do significado dele.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Que nome diferente, nunca tinha ouvido antes, gostei do significado dos nomes!

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Confesso que nunca tinha ouvido o nome "Adhara", e como adoro um nome diferente e pouco usal, é claro que ele já me conquistou. O fato dele está relacionado a astronomia apenas me faz gostar mais ainda dele. A grafia Adhara foi a minha preferida, com certeza usaria em uma futura filha. Mesmo com as poucas informações em relação ao nome, adorei o post, pois percebe-se que você busca afundo as informações disponíveis. Arrasou no post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Gostei! Já pensei que Adhara combinaria com uma irmã Aurora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma Aurora e a próxima será Adhara

      Excluir
  14. Minha filha tem 18 anos, mas, preferi colocar Ádhara, com a primeira letra A forte..
    Ela não gosta muito pq ninguém entende...

    ResponderExcluir
  15. Adhara Shaula meu nome, rsrs. 2 estrelas. Amo

    ResponderExcluir
  16. Pensa em um nome cachorrês...
    Me perdoem
    Eu amo e defendo Ada porém Adara é cachorrês,ps ja vi uma no instgaram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cachorrês? Meu Deus kkkkk... A Adara era uma "cachorra humana"? Pela parte do Instgaram, parece que era uma pessoa (risos).

      Excluir