quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Naiara/Nayara


Seja na grafia Naiara ou na grafia Nayara, esse é um nome que me transmite uma aura mística e uma vibração calorosa, de forte presença. Apesar de sua grande semelhança com Maiara/Mayara, os nomes não têm relação. Para quem não conhece sua origem, a história de Naiara/Nayara pode ser surpreendente.

Significado & Origem
Naiara/Nayara surgiu como uma derivação de Nájera, nome de uma cidade espanhola. Nájera é um nome locacional basco, em última análise de origem árabe (herança dos tempos de ocupação do território espanhol). Não há um consenso sobre seu significado, os mais aceitos são lugar entre as pedras ou lugar entre as rochas (característica da localização da cidade).

Religiosidade 
Há uma grande conexão religiosa para Naiara/Nayara, pois no século 12 houve uma aparição relatada da Virgem Maria em uma caverna nas proximidades da cidade de Nájera. O uso nome Naiara/Nayara foi impulsionado em terras espanholas em homenagem à Nossa Senhora. Nájera é ainda um dos pontos de parada no Caminho Francês, o trecho mais popular no Caminho de Santiago da Compostela.

É diferente de Maiara/Mayara
Enquanto Maiara/Mayara é um nome indígena tupi-guarani que signifca sábia ou bisavó, Naiara/Nayara é um nome basco com grande relevância para os cristãos.

Grafias
Naiara é a grafia original basca e Nayara surgiu depois como uma variante espanhola, mas as duas escritas são populares na Espanha e na Catalunha. Naiara, especificamente, também se faz notar na comunidade autônoma da Galiza.

Desempenho em Portugal 
Possivelmente devido à proximidade entre Espanha e Portugal, o sucesso de Naiara/Nayara conseguiu se expandir chegando à terras lusas. É uma introdução recente, já que nunca foi registrado durante a maior parte do século XX. Em 2017 Naiara ocupou a posição #76 no ranking português, entretanto em 2018 passou a bola para a grafia Nayara que estreou no top 100 na posição #70, quando marcou 61 registros. Nesse mesmo ano Naiara foi registrado 28 vezes.

Desempenho no Brasil 
No Brasil o pico de uso tanto de Naiara quanto de Nayara se deu nos anos 90 (possivelmente pegando carona no auge de Maiara/Mayara na mesma época), mas posteriormente os nomes entraram em decréscimo e atualmente não são tão lembrados para nomear crianças. Naiara é a grafia mais adotada entre as brasileiras, possuindo frequência de 85.616 pessoas; para Nayara o número é de 47.985 pessoas. A maior concentração de Naiaras pode ser vista no estado de Rondônia, já as Nayaras são encontradas mais facilmente em Minas Gerais. Em 2017, no estado de São Paulo, Naiara foi registrado 14 vezes e Nayara 93 vezes, além dos compostos Nayara Vitória (8 registros) e Nayara Aparecida (6 registros).

Personalidades
  • Naiara Azevedo - cantora e compositora brasileira;
  • Naiara Beristain - futebolista espanhola;
  • Naiara Egozkue - jogadora de handebol espanhola;
  • Nayara Figueira - atleta de nado sincronizado brasileira;
  • Nayara Justino - atriz brasileira;
  • Nayara Ribeiro - ex-nadadora brasileira.
Naiara/Nayara não é um nome do momento no Brasil, mas em Portugal é um dos mais populares. Acho que fica bem tanto em adultas quanto em crianças. É carismático e pode gerar os simpáticos apelidos Nai/Nay ou Naia/Naya. Gosto de sua pegada hispânica e da associação religiosa, evoca um lado misterioso que considero interessante.

E vocês, como veem esse nome? Preferem grafado Naiara ou Nayara?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário de Nomes Próprios, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

15 comentários:

  1. Gosto de nomes terminados em ARA. Naiara tem seus encantos (prefiro assim, com i) Nome longo com jeito de curto devido ao fato de ter apenas 2 consoantes e uma cadência de vogais. Além de Maiara, lembra Nara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrei de outro nome (não anagrama): Ynaiara. Esse, acredito que seja indígena.

      Excluir
  2. Anagrama de Ianara (não sei se é indígena)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não encontrei nenhuma informação concreta sobre Ianara ou Yanara, acredito que sejam livres criações a partir de outros nomes. Já Inara esse sim existe, mas não é indígena. É um nome mitológico hitita da deusa dos animais selvagens das estepes. Outra origem é árabe, onde significa "luz brilhante".

      Excluir
    2. eu estou surpresa, muito surpresa. Yanara / Ianara é um nome deveras comum pelas bandas de cá, jurava ser indígena.

      Excluir
  3. Tbm é anagrama de rayana- nome que acho fantástico ^^
    Acho Nayara um nome lindo. Eu gosto muito de nomes com a letra "N", a exemplo de Nayeli, Nara, Noemi, Naomi,Nila, Nerissa entre tantos outros. O significado é bem forte...Se pensar "lugar entre rochas", podemos pensar no alto de uma montanha/cordilheira ou então um "vale": "É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colina" (wikipedia)...O que dá uma conotação mais bonita ainda ao nome!!!
    Nunca tinha ouvido falar em Ianara, Angélica, mas achei interessante e se for indígena vou apreciar ainda mais. Nomes terminados em "ara" são bastante fofos! :3
    Eu prefiro a grafia com "y" ^-^
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha reparado que é um anagrama de Rayana, bem lembrado!

      Excluir
  4. É um nome bem interessante. Fiquei surpresa com essa origem pois sempre imaginei algo mais indígena

    ResponderExcluir
  5. Prefiro Nayara com "y". É um nome interessante, mas gosto mais de Naia.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  6. Nayara realmente é um nome mais fácil de encontrar aqui no Brasil. Essa questão de ser comum na espanha eu já tinha visto por causa do meu curso. É um nome bonito!

    ResponderExcluir
  7. Nossa que interessante são poucas pessoas que eu conheço com esse nome, vou mostrar esse POST hahaha' bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Eu adorei ❤ Nayara é um nome lindo, mas existem poucas no Brasil

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Amei conhecer sobre o surgimento de Naiara/Nayara, pois é um nome que simplesmete amo e que considero fortemente para uma possível futura filha. Eu gosto mais da grafia de Naiara, por ser simples, mas passar essa potência que está atrelada a esse nome. A possibilidade do apelido Nai também me agrada. Adorei seu post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Nayara é um nome lindíssimo, eu fiquei surpresa com o significado, tinha certeza que era um nome indígena.Sempre bom estar informada.
    Gratidão. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei surpresa! Toma certeza que era indígena, pois pesquisei já muitos anos... 🤷🏻‍♀️ Amo meu nome. Amigos me chamam de Nay ❤️

      Excluir