sábado, 13 de junho de 2015

Mayara - Por Experiência Própria

Maiara Walsh, atriz e cantora estadunidense de origem brasileira.
Há pouco mais de 20 anos, minha mãe estava procurando um nome “diferente” para sua primeira filha e, em uma novela, viu uma personagem chamada “Mayara”. Ela, que já adorava nomes ligados à cultura indígena, após a aprovação do meu pai, resolveu que este seria o nome do bebê que estava esperando. E é por isso que eu me chamo Mayara.



Quando criança, eu não gostava do meu nome porque o considerava incomum. Aos poucos, fui me acostumando com ele e, atualmente, gosto muito da sonoridade. Se pudesse mudar alguma coisa, trocaria o “y” pelo “i”, mas também não vejo grandes problemas com a grafia. 

Sabe-se que Maiara/Mayara é um nome indígena, mas não há um consenso sobre o que ele significa e sua origem específica. O significado mais difundido é “sábia”. Segundo outras fontes, o nome seria a junção de dois elementos do Tupi: “maya”, que significa “mãe”, com “aryia”, que quer dizer “avó”, ou seja, “bisavó”. Outros defendem que ele foi originado de uma palavra vinda da língua dos uapixanas (uma tribo indígena de aruaques que habitava o alto do Rio Branco), maiáre, e significa “bicho”.

Maiara/Mayara também é uma fonte de bons apelidos: “Mai”, “Maia”, “Iaia” e "Iaiá" não são interessantes?

O auge desse nome no Brasil foi do final dos anos 80 aos 90 (ou seja, aquela percepção que eu tinha quando criança era errada), mas, hoje em dia, não se vê com tanta frequência em bebês brasileiros. Segundo a lista organizada anualmente pelo site Baby Center Brasil, Maiara/Mayara não esteve entre os 100 nomes mais registrados em 2014. Por outro lado, surpreendentemente, Maiara está da 81ª posição do ranking português do mesmo ano.

Maiara/Mayara, no Brasil, já perdeu um pouco do frescor que devia ter há uns 20 anos, mas ainda o considero um nome usável em bebês e uma boa opção para quem gosta de nomes sonoros e de origem indígena.

O que pensam deste nome? Preferem Maiara ou Mayara? Sejam sinceros!

15 comentários:

  1. Tenho sérios problemas com a terminação -ara, por isso é difícil gostar de um nome desses logo à primeira. Posso dizer que prefiro com "y", Mayara, porque me parece mais completo. O "y" acompanha melhor o comprimento do nome :)

    ResponderExcluir
  2. Adoro seu nome e prefiro assim mesmo, com Y e também gosto de Naiara, este prefiro com I. Adoro a primeira letra e a terminação, amo o significado e adoro todos os diminutivos: Maya, May, Ma... É um nome com muitas qualidades mesmo, mas a que mais me encanta é por ser indígena, inclusive acho o nome indígena mais bonito. Só conheci e conheço, gente legal, simpática e com bom gosto com esse nome, e claro você está nessa lista :). Ah, e sobre ser comum nos anos 90 é verdade, eu estudei com muitas Mayaras, desde o jardim de infância até agora, mas não acho um nome datado. Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  3. Luinara, sumida, você é tão querida! Obrigada! Você faz muita falta por lá, viu?!

    ResponderExcluir
  4. Ao contrário da Pilar, eu gosto imenso da terminação em -ara. :) Acho que Maiara/Mayara é um nome que flui muito bem e o intercalar dos "a" com o "i" torna-os bastante agradável para mim :D

    ResponderExcluir
  5. Que engraçado mas eu sempre tive a ideia que Mayara era um nome de origem árabe! Não sabia que era indígena. Não faz muito o meu estilo, mas prefiro Maiara a Mayara.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto não e um nome q me pareça estranho bj

    ResponderExcluir
  7. Acho q Mayara/Maiara passou a ficar popular no Brasil por causa da atriz Mayara Magri, que estava no auge da carreira nos anos 80. Até então, não se ouvia falar nesse nome. Gosto desse nome, prefiro com y, acho q fica uma grafia mais bonita. Naiara e Tainara, surgiram na onda de Mayara/Maiara, parecem até variações, rs.

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto, conheço várias, mas continua raro e interessante
    Tenho uma boa queda por nomes indígenas.

    ResponderExcluir
  9. Prefiro Naiara. Mayara prefiro com y, também.

    ResponderExcluir
  10. Em São Paulo (estado), de acordo com dados da Arpen/SP, Maiara obteve 55 registros em 2014, mas a grafia preferida é Mayara, com 268 registros.

    ResponderExcluir
  11. Em São Paulo (estado), de acordo com dados da Arpen/SP, Maiara obteve 55 registros em 2014, mas a grafia preferida é Mayara, com 268 registros.

    ResponderExcluir
  12. Aaaaa eu sou tão suspeita hahahaha Enfim, eu aprendi a gostar do meu nome também. Quando descobri a origem e possíveis significados fiquei mais confortável para usá-lo por completo, mas antigamente só utilizava variações (Maya, Ma). Hoje as variações persistem como apelido mas estou em uma fase de amor muito grande com o meu nome completo rsrs. Adorei o texto!

    Beijos!

    ResponderExcluir